Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Djailson Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T21:13:02Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T21:13:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sílvia Assis. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) : um estudo da sua execução com a coexistência de programas similares estaduais - o caso do estado do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46776 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva compreender as consequências para a gestão financeira da escola
pública de educação básica na utilização de recursos descentralizados aportados pelo Programa
Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo programa similar de descentralização financeira
estadual, no caso o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), do
Distrito Federal. Para tanto, tem como objetivo geral avaliar a percepção dos gestores da
educação sobre a gestão financeira dos recursos recebidos pela escola pública da educação
básica em dois Estados - Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, descentralizados à conta do
PDDE e por programa similar em nível local, de modo a abordar a relação da gestão financeira
na escola pública de educação básica da rede estadual e distrital na temática da execução dos
recursos do PDDE, em aderência ou não com programa similar, como forma de fomentar a
autogestão, a autonomia, a participação social e a democratização escolar no exercício da
cidadania no controle social. Como resultado dessa investigação, foi apresentada a proposta do
produto técnico, objetivando orientar a gestão da política de descentralização de recursos do
Órgão Central - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os entes
federados, de modo a mitigar a insegurança jurídica entre os gestores escolares nos gastos dos
recursos financeiros descentralizados, e fortalecer, durante o ano, a assistência técnica aos
profissionais da educação, disponibilizando ferramenta mais ágil e prática para assegurar à
comunidade escolar participação sistêmica e efetiva nas decisões colegiadas, desde a seleção
das necessidades educacionais prioritárias dos estabelecimentos de ensino a serem satisfeitas
até o acompanhamento do resultado do emprego dos recursos do PDDE, com vistas ao
fortalecimento da autogestão, autonomia, participação social e democratização na execução
tempestiva dos recursos financeiros do PDDE, capaz de possibilitar uma participação efetiva
da comunidade escolar no controle social dessa política pública. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) : um estudo da sua execução com a coexistência de programas similares estaduais - o caso do estado do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento da educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to understand the consequences for the financial management of the
public basic education school in the use of decentralized resources contributed by the Direct
Money at School Program (PDDE) and by the similar state financial decentralization program,
in this case the Administrative and Financial Decentralization Program (PDAF), from the
Federal District. Therefore, it has the general objective of evaluating the perception of education
professionals about the financial management of resources received by the public school of
basic education in two states - Mato Grosso do Sul and the Federal District, decentralized to the
account of the PDDE and by a similar program in local level, in order to approach the
relationship of financial management in the public school of basic education of the state and
district network in the theme of the execution of the resources of the PDDE, in adherence or
not with a similar program, as a way of promoting self-management, autonomy, social
participation and school democratization in the exercise of citizenship in social control. As a
result of this investigation, a technical product proposal was presented, aiming to guide the
management of the policy of decentralization of resources from the Central Body - National
Education Development Fund (FNDE) for the federated entities, in order to mitigate the legal
uncertainty among the school managers in the expenditure of decentralized financial resources,
and to strengthen, during the year, technical assistance to education professionals, providing a
more agile and practical tool to ensure the school community systemic and effective
participation in collegiate decisions, from the selection of priority educational needs of
educational establishments to be satisfied until the monitoring of the result of the use of PDDE
resources, with a view to strengthening self-management, autonomy, social participation and
democratization in the timely execution of the financial resources of the PDDE, capable of
enabling an effective participation of the school community in the social control of this public
policy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|