Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ferreira, Weberson Campos | - |
dc.contributor.author | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T14:43:44Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T14:43:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019). Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 80, p. 1-21, 11 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/3204. Acesso em: 01 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46782 | - |
dc.description.abstract | Este artigo teve como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica nacional
sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no contexto das altas habilidades/superdotação
com vistas à inclusão no período 2008-2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em seu
percurso metodológico os pressupostos da revisão sistemática de literatura, cujas fontes de busca foram
o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes), o Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Google Acadêmico. Além das disparidades
regionais, os resultados mostraram que são escassas as pesquisas que exploram a educação de estudantes
com altas habilidades/superdotação na área da Educação Matemática, revelando uma carência no
cenário acadêmico brasileiro. Ademais, a multiplicidade de abordagens nas produções analisadas revela
a complexidade do tema e a urgência do desenvolvimento de pesquisas nessa área. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Educação Matemática em Revista | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019) | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics Education and high abilities/giftedness : a review of the scientific production in Brazil (2008-2019) | pt_BR |
dc.title.alternative | Educación matemática y altas capacidades/superdotación : una revisión de la producción académica en Brasil (2008-2019) | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC SA) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aimed to present a mapping of the national academic-scientific production on the
teaching-learning process of Mathematics in the context of high abilities/giftedness with a view to
inclusion in the period 2008-2019. The research, of qualitative approach, used in its methodological
path the assumptions of systematic literature review, whose search sources were the catalog of theses
and dissertations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), the
Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar. In addition to regional disparities, the
results showed that there are few researches exploring the education of students with high
abilities/giftedness in Mathematics Education, revealing a lack in the Brazilian academic scenario.
Moreover, the multiplicity of approaches observed in the analyzed productions reveals the complexity
of the subject and the urgency of developing research in this area. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este artículo tiene como objetivo presentar un mapeo de la producción académica nacional
sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas en el contexto de las altas capacidades
con miras a la inclusión en el período 2008-2019. La investigación, con abordaje cualitativo, utilizó los
presupuestos metodológicos de una revisión sistemática de literatura, cuyas fuentes de búsqueda fueron
el catálogo de tesis y disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Enseñanza
Superior (Capes), la Scientific Electronic Library Online (Scielo) y Google Scholar. Además de las
disparidades regionales, los resultados mostraron que existen pocas investigaciones que exploren la
educación de alumnos con altas capacidades en el área de Educación Matemática, revelando una carencia en el escenario académico brasileño. Además, la multiplicidad de abordajes en las producciones
analizadas revela la complejidad del tema y la urgencia de desarrollar investigaciones en esta área. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3077-1004 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|