Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, José Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-03T16:34:04Z | - |
dc.date.available | 2023-11-03T16:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, José Soares da. Pedagogos que trabalham em espaço não escolar em órgãos públicos no Distrito Federal: o trabalho pedagógico. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46807 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico na atuação dos
pedagogos que atuam em espaço não escolar em instituições públicas, enfocando os elementos
que são desenvolvidos nesses espaços e, como objetivos específicos, realizar o mapeando dos
trabalhos produzidos sobre a pedagogia não escolar no período de 2010 a 2020; conceituar
espaços não escolares e a atuação do pedagogo nesses espaços; identificar em editais de
concursos públicos para pedagogo quais as atividades e os conhecimentos exigidos; mapear as
instituições públicas que selecionam pedagogos para atuação em espaços não escolares
observando conhecimentos em instituições públicas no Distrito Federal. Para tanto, partimos
da seguinte pergunta: quais são as características e demandas do trabalho do pedagogo em
espaço não escolar? Nesse estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental e
entrevista com pedagogo que atua em espaços não escolares, em órgãos públicos no Distrito
Federal. A escolha por essas instituições (públicas) se justifica pela transparência na seleção e
contratação por meio de concurso público, o que possibilitou o acesso aos critérios de seleção,
divulgados publicamente em editais - tais como forma de ingresso, a formação e os
conhecimentos exigidos nos certames. Para análise dos dados, realizamos pesquisa documental
nos sites oficiais das instituições e nos editais dos concursos. No segundo momento,
entrevistamos pedagogos e, por fim, analisamos as características e demandas do trabalho do
pedagogo em espaço não escolar. Concluímos que o pedagogo no espaço não escolar tem uma
relação direta com o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois está relacionada às
atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e
profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa o
processo ensino-aprendizagem a partir e com o trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pedagogos que trabalham em espaço não escolar em órgãos públicos no Distrito Federal : o trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - atuação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições públicas - Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio tuvo como objetivo general comprender el trabajo pedagógico en la actuación de
pedagogos que actúan en espacios no escolares en instituciones públicas, centrándose en los
elementos que se desarrollan en estos espacios y, como objetivos específicos, mapear los
trabajos producidos acerca de la pedagogía no escolar en el período de 2010 a 2020;
conceptualizar los espacios no escolares y la actuación del pedagogo en estos espacios;
identificar, en las convocatorias de concursos públicos para pedagogo, qué actividades y
conocimientos se requieren; mapear las instituciones públicas que seleccionan pedagogos para
trabajar en espacios no escolares, observando saberes en instituciones públicas en el Distrito
Federal. Para ello, partimos de la siguiente pregunta: ¿cuáles son las características y demandas
del trabajo del pedagogo en espacios no escolares? En este estudio, la metodología utilizada fue
la investigación documental y una entrevista a un pedagogo que trabaja en espacios no
escolares, en organismos públicos en el Distrito Federal. La elección de estas instituciones
(públicas) se justifica por la transparencia en la selección y contratación a través de una
licitación pública, que permitió el acceso a los criterios de selección, divulgados públicamente
en avisos, como la forma de ingreso, la capacitación y los conocimientos requeridos en los
concursos. Para el análisis de los datos, realizamos una investigación documental en los sitios
web oficiales de las instituciones y en avisos públicos de licitaciones públicas. En el segundo
momento, entrevistamos a pedagogos y, finalmente, analizamos las características y demandas
del trabajo del pedagogo en espacios no escolares. Concluimos que el pedagogo en el espacio
no escolar tiene una relación directa con el desarrollo de la labor pedagógica, ya que se relaciona
con actividades que involucran trabajo en equipo, estrategias, planificación, formación personal
y profesional, orientación, coordinación, siendo el principal objetivo de estos actos apuntan al
proceso de enseñanza-aprendizaje desde y con el trabajo. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|