Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46807
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoséSoaresdaSilvaJúnior.pdf762,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorSilva Júnior, José Soares da-
dc.date.accessioned2023-11-03T16:34:04Z-
dc.date.available2023-11-03T16:34:04Z-
dc.date.issued2023-11-03-
dc.date.submitted2023-01-28-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, José Soares da. Pedagogos que trabalham em espaço não escolar em órgãos públicos no Distrito Federal: o trabalho pedagógico. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46807-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico na atuação dos pedagogos que atuam em espaço não escolar em instituições públicas, enfocando os elementos que são desenvolvidos nesses espaços e, como objetivos específicos, realizar o mapeando dos trabalhos produzidos sobre a pedagogia não escolar no período de 2010 a 2020; conceituar espaços não escolares e a atuação do pedagogo nesses espaços; identificar em editais de concursos públicos para pedagogo quais as atividades e os conhecimentos exigidos; mapear as instituições públicas que selecionam pedagogos para atuação em espaços não escolares observando conhecimentos em instituições públicas no Distrito Federal. Para tanto, partimos da seguinte pergunta: quais são as características e demandas do trabalho do pedagogo em espaço não escolar? Nesse estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental e entrevista com pedagogo que atua em espaços não escolares, em órgãos públicos no Distrito Federal. A escolha por essas instituições (públicas) se justifica pela transparência na seleção e contratação por meio de concurso público, o que possibilitou o acesso aos critérios de seleção, divulgados publicamente em editais - tais como forma de ingresso, a formação e os conhecimentos exigidos nos certames. Para análise dos dados, realizamos pesquisa documental nos sites oficiais das instituições e nos editais dos concursos. No segundo momento, entrevistamos pedagogos e, por fim, analisamos as características e demandas do trabalho do pedagogo em espaço não escolar. Concluímos que o pedagogo no espaço não escolar tem uma relação direta com o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa o processo ensino-aprendizagem a partir e com o trabalho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePedagogos que trabalham em espaço não escolar em órgãos públicos no Distrito Federal : o trabalho pedagógicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - atuação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInstituições públicas - Distrito Federal (DF)pt_BR
dc.description.abstract2Este estudio tuvo como objetivo general comprender el trabajo pedagógico en la actuación de pedagogos que actúan en espacios no escolares en instituciones públicas, centrándose en los elementos que se desarrollan en estos espacios y, como objetivos específicos, mapear los trabajos producidos acerca de la pedagogía no escolar en el período de 2010 a 2020; conceptualizar los espacios no escolares y la actuación del pedagogo en estos espacios; identificar, en las convocatorias de concursos públicos para pedagogo, qué actividades y conocimientos se requieren; mapear las instituciones públicas que seleccionan pedagogos para trabajar en espacios no escolares, observando saberes en instituciones públicas en el Distrito Federal. Para ello, partimos de la siguiente pregunta: ¿cuáles son las características y demandas del trabajo del pedagogo en espacios no escolares? En este estudio, la metodología utilizada fue la investigación documental y una entrevista a un pedagogo que trabaja en espacios no escolares, en organismos públicos en el Distrito Federal. La elección de estas instituciones (públicas) se justifica por la transparencia en la selección y contratación a través de una licitación pública, que permitió el acceso a los criterios de selección, divulgados públicamente en avisos, como la forma de ingreso, la capacitación y los conocimientos requeridos en los concursos. Para el análisis de los datos, realizamos una investigación documental en los sitios web oficiales de las instituciones y en avisos públicos de licitaciones públicas. En el segundo momento, entrevistamos a pedagogos y, finalmente, analizamos las características y demandas del trabajo del pedagogo en espacios no escolares. Concluimos que el pedagogo en el espacio no escolar tiene una relación directa con el desarrollo de la labor pedagógica, ya que se relaciona con actividades que involucran trabajo en equipo, estrategias, planificación, formación personal y profesional, orientación, coordinación, siendo el principal objetivo de estos actos apuntan al proceso de enseñanza-aprendizaje desde y con el trabajo.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.