Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Wesley Torres Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-03T20:19:15Z | - |
dc.date.available | 2023-11-03T20:19:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-10 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Wesley Torres Pinheiro. O novo já nasce velho!: a Geografia escolar do Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal. 2023. xvii, 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46812 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva analisar a Geografia escolar do Novo Ensino Médio
tomando como recorte o território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal. O Novo
Ensino Médio (NEM) é proposto no contexto do governo pós-golpe que instituiu o
impeachment da então presidenta, em 2016. A política econômica alinhada à lógica
neoliberal é utilizada como recorte e contexto territorial e espacial para consolidação
do NEM. A pesquisa e problematização da reforma educacional se fazem
fundamentais, na medida em que as críticas e as dinâmicas encontradas nos
ambientes escolares são grandes desafios para os envolvidos. Utilizando o contexto
espacial de um território de exclusão, Ceilândia, no Distrito Federal, é abordado como
a dinâmica territorial configura a oferta e as nuances do Ensino Médio nesta
localidade. Foi realizado um resgate histórico de consolidação deste território bem
como a oferta do Ensino Médio em sua rede de ensino. Posteriormente, busca-se
compreender as dinâmicas e os agentes das reformas educacionais do ensino médio,
tomando como reforma inicial a proposta de Francisco Campos (1931), passando por
todas as mudanças ocorridas até o Novo Ensino Médio (2017). Por fim, é realizada
coleta de dados, por meio de entrevistas narrativas e observações diretas em unidade
de ensino médio da rede pública de ensino de Ceilândia. A coleta de dados foi
confrontada com os levantamentos sobre reformas e o território de exclusão, tanto
para apontar como estava prevista a reforma, como está sendo implementada e como
virá a ser a consolidada. A análise do ensino de Geografia, bem como das ciências
humanas, é realizada a partir da bibliografia sobre a temática e a realidade descrita
pelos professores de Geografia e coordenação pedagógica. Esta dissertação também
fomenta um registro histórico e análise espacial do processo de implementação do
Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O novo já nasce velho! : a Geografia escolar do Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to problematize school geography of the New High School
model considering the exclusion territory of Ceilândia, Distrito Federal. New High
School (NHS) is proposed in a post-coup government scenario which imposed the
impeachment of the president in 2016. The economic policy aligned with the neoliberal
logic is taken as a cutout and territorial and spacial context for the consolidation of
NHS. The research and problematization of the educational reform are essential once
the criticisms and dynamics found in school environments are great challenges for
those involved. Considering the spacial context of an exclusion territory, Ceilândia,
Distrito Federal, it is addressed how the territorial dynamic configures the offer and
nuances of High School in this location. A historical review of the consolidation of this
territory is conducted, as well as of New High School implementation in its educational
system. Subsenquently, this study seeks to understand the dynamics and the agents
of High School educational reforms, taking the proposal of Francisco Campos (1931)
as the initial reform, going through all the changes that took place until New High
School (2017). Finally, data collection is carried out through narrative interviews and
direct observations in a public school in Ceilândia. The data collection was compared
with the surveys about the reforms and the exclusion territory, both to point out how
the reform was planned, how it is being implemented and how it will be consolidated.
The analysis of Geography teaching as well as of the human sciences is carried out
based on the bibliography about the topic and the reality described by Geography
teachers and pedagogical coordination. This dissertation also fosters a historical
registration and spacial analysis of the implementation process of the New High School
model in the exclusion territory of Ceilândia, Distrito Federal. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente disertación tiene como objetivo problematizar la Geografía escolar de la
Nueva Escuela Secundaria tomando como corte el territorio de exclusión de Ceilândia,
Distrito Federal. La Nueva Escuela Secundaria (NEM) se plantea en el contexto del
gobierno posgolpe que instauró la destitución del entonces presidente, en 2016. La
política económica alineada con la lógica neoliberal se utiliza como corte y contexto
territorial y espacial para la consolidación del NEM. La investigación y
problematización de la reforma educativa son fundamentales, ya que las críticas y
dinámicas que se encuentran en los ambientes escolares son grandes desafíos para
los involucrados. Utilizando el contexto espacial de un territorio de exclusión,
Ceilândia, en el Distrito Federal, se aborda cómo la dinámica territorial configura la
oferta y los matices de la Educación Secundaria en esta localidad. Se realiza una
recuperación histórica de consolidación de este territorio, así como de la oferta de
Educación Secundaria en su red docente. Posteriormente, se intenta comprender las
dinámicas y agentes de las reformas educativas de la educación secundaria, tomando
como reforma inicial la propuesta de Francisco Campos (1931), pasando por todos los
cambios ocurridos hasta la Nueva Escuela Media (2017). Finalmente, la recolección
de datos se realiza a través de entrevistas narrativas y observaciones directas en una
unidad de enseñanza media del sistema escolar público de Ceilândia. La recolección
de datos se comparó con encuestas sobre reformas y territorio de exclusión, tanto
para señalar cómo se planeó la reforma, cómo se está implementando y cómo se
consolidará. El análisis de la enseñanza de la Geografía, así como de las ciencias
humanas, se realiza a partir de la bibliografía sobre el tema y la realidad descrita por
los profesores de Geografía y la coordinación pedagógica. Esta disertación también
promueve un registro histórico y un análisis espacial del proceso de implementación
de la Nueva Escuela Secundaria en el territorio de exclusión de Ceilândia, Distrito
Federal. | pt_BR |
dc.contributor.email | wesley_torres2003@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|