http://repositorio.unb.br/handle/10482/46849
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_BNCCConselhosEducacao.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro |
Outros títulos: | The BNCC, the education councils and the PNLD in the context of implementing an education policy: the (case of) Brazilian high school |
Autor(es): | Queiroz, Jacqueline Clara Medeiros, Maria Valéria Jacques de Castioni, Remi Lopes, Robson Vila Nova |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-1945-7962 https://orcid.org/0000-0002-0974-7595 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0001-5553-1237 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Conselho Estadual de Educação do Tocantins |
Assunto: | Educação básica Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino médio Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Sistemas de ensino Conselhos de educação |
Data de publicação: | 6-Fev-2023 |
Editora: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins |
Referência: | QUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023. |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais. |
Abstract: | The article presentes research results that articulate the themes, National Common Curricular Base (BNCC), the Education Councils (CEs) and the National Textbook Program (PNLD) in the contexto of the implementation of a public education policy. This is a bibliographic na documentar research. The results show the presence of key actors and institutions for the implementation of the new high school as a public education policy. However, it reveals the lack of articulation between the elements that constitute the policy. It also highlights the need for evaluation and conceptual deepening. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons: (CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.