Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46851
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoInovacaoDesenvolvimento.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRangel, Maria Luiza Nogueira-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.date.accessioned2023-11-13T14:03:43Z-
dc.date.available2023-11-13T14:03:43Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationRANGEL, Maria Luiza Nogueira; CASTIONI, Remi. Educação, Inovação e Desenvolvimento socioeconômico: reposicionar a contribuição da universidade brasileira frente aos desafios atuais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, e6134047, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271996134|. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6134. Acesso em: 13 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46851-
dc.description.abstractO artigo analisa as relações entre desenvolvimento socioeconômico, trabalho e educação tendo por referência a abordagem sistêmica da inovação. Compreende que o desenvolvimento socioeconômico a longo prazo está associado ao progresso tecnológico (inovação) e valoriza o papel das instituições de ensino e os processos interativos de aprendizado como apoio à geração de conhecimento nas empresas. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, privilegiando a abordagem qualitativa. A análise documental contemplou documentos elaborados pelos poderes executivo e legislativo, antes e depois da implementação da Lei de inovação e do Novo Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia & Inovação, buscando identificar as diretrizes e políticas governamentais que afetam diretamente a interação entre os elementos em estudo. Também foram analisados documentos internos de órgãos colegiados das universidades e respectivas fundações de apoio, entre outros. Dessa forma, a metodologia adotada permitiu uma compreensão abrangente das complexas relações existentes entre desenvolvimento, trabalho e educação no contexto da abordagem sistêmica da inovação. Conclui demonstrando a necessidade da construção de um ambiente favorável à inovação no interior das universidades, rompendo com o tradicional modelo hierárquico fortemente associado ao controle e ao ensino tradicional, promovendo mudanças disruptivas face à demanda por novas habilidades e competências no Mundo do Trabalho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação, inovação e desenvolvimento socioeconômico : reposicionar a contribuição da universidade brasileira frente aos desafios atuaispt_BR
dc.title.alternativeEducation, innovation and socioeconomic development : repositioning the contribution of the Brazilian university facing current challengespt_BR
dc.title.alternativeEducación, innovación y desarrollo socioeconómico : reposicionando la contribución de la universidad brasileña frente a los desafíos actualespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento socioeconômicopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordInovação tecnológicapt_BR
dc.rights.licenseLicença CC-BY-NC "Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante". Fonte: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6134. Acesso em: 13 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14244/198271996134pt_BR
dc.description.abstract1The article analyzes the relationships between socioeconomic development, work and education, taking the systemic approach to innovation as a reference. It understands that long-term socioeconomic development is associated with technological progress (innovation) and values the role of educational institutions and interactive learning processes as support for the generation of knowledge in companies. For that, an exploratory study was carried out favoring a qualitative approach. The document analysis included documents prepared by the executive and legislative powers, before and after the implementation of the Innovation Law and the New Regulatory Framework for Science, Technology & Innovation, seeking to identify government guidelines and policies that directly affect the interaction between the elements under study. Internal documents from university collegiate bodies and respective support foundations, among others, were also analyzed. Thus, the methodology adopted allowed a comprehensive understanding of the complex relationships between development, work and education in the context of the systemic approach to innovation. It concludes by demonstrating the need to build a favorable environment for innovation within universities, breaking with the traditional hierarchical model strongly associated with control and traditional teaching, promoting disruptive changes in the face of the demand for new skills and competencies in the World of Work.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo analiza las relaciones entre desarrollo socioeconómico, trabajo y educación, tomando como referencia el enfoque sistémico de la innovación. Entiende que el desarrollo socioeconómico de largo plazo está asociado al progreso tecnológico (innovación) y valora el papel de las instituciones educativas y los procesos interactivos de aprendizaje como soporte para la generación de conocimiento en las empresas. Para ello, se realizó un estudio exploratorio privilegiando un enfoque cualitativo. El análisis documental incluyó documentos elaborados por los poderes ejecutivo y legislativo, antes y después de la implementación de la Ley de Innovación y el Nuevo Marco Normativo para la Ciencia, Tecnología e Innovación, buscando identificar lineamientos y políticas gubernamentales que inciden directamente en la interacción entre los elementos en estudio. También se analizaron documentos internos de los órganos colegiados universitarios y respectivas fundaciones de apoyo, entre otros. Así, la metodología adoptada permitió una comprensión integral de las complejas relaciones entre desarrollo, trabajo y educación en el contexto del enfoque sistémico de la innovación. Concluye demostrando la necesidad de construir un ambiente propicio para la innovación dentro de las universidades, rompiendo con el modelo jerárquico tradicional fuertemente asociado al control y la enseñanza tradicional, promoviendo cambios disruptivos frente a la demanda de nuevas habilidades y competencias en el Mundo del Trabajo.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4753-9113pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Estadual de Goiáspt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.