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Título: A economia criativa na arena da sustentabilidade
Outros títulos: Creative economy in the realm of sustainability
Autor(es): Messias, Fernanda Bocorny
Nascimento, Elimar Pinheiro do
Silva, Caio Frederico e
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1260-1757
https://orcid.org/0000-0002-8514-2117
https://orcid.org/0000-0001-8910-1841
Afiliação do autor: Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília. Centro de Desenvolvimento Sustentável
Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Economia criativa
Cidades e vilas
Indústria cultural
Data de publicação: 24-Abr-2020
Editora: FAUUSP
Referência: MESSIAS, Fernanda Bocorny; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; SILVA, Caio Frederico e. A economia criativa na arena da sustentabilidade. PosFAUUSP, São Paulo, v. 27, n. 50, p. e161954, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.161954 . Disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/161954. Acesso em: 14 nov. 2023.
Resumo: Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate da economia criativa (EC) no contexto da sustentabilidade, uma associação pouco explícita que se encontra desde os primeiros escritos. O faz por meio da identificação de inter-relações entre termos utilizados na literatura para definir EC (classe criativa, cidade criativa, educação criativa, cultura, economia(s) e indústrias culturais e criativas) e oito dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, econômica, cultural, tecnológica, ética, territorial e política), onde os termos encontram outro sentido. Conclui-se que a estreita relação entre o paradigma criativo e o sustentável é uma consequência, mais do que uma intenção primeira, da proclamada quebra de paradigma nos modelos de desenvolvimento moderno do século XX.
Abstract: This article aims to contribute to the debate of the creative economy in the context of sustainability, a not so explicit association found on the early writings on this topic. The interrelationships between the terms used in the literature to define creative economy (creative class, creative city, creative education, culture, economics and cultural and creative sciences) and eight dimensions of sustainability (environmental, social, economic, cultural, technological, ethical, territorial and political) are identified, in which the terms present another meaning. We conclude that a relationship between the creative and sustainable paradigms is a consequence, rather than a first intention, of the proclaimed paradigm to break away from the twentieth century models of development.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.161954
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