Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Girlene Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Mendes, André Ricardo Dias Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T17:17:43Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T17:17:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, André Ricardo Dias Lima. Participação da sociedade no monitoramento do programa educacional Proinfância. 2023. 183 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46875 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A participação da sociedade no monitoramento das políticas públicas tornou-se parte das
diretrizes para uma boa gestão. Além de possibilitar a inserção de cidadania no sentido de
permitir a participação de todos, esse paradigma participativo passou a ser interpretado como
uma forma de evolução dos processos no auxílio à busca de melhores práticas e resultados
pela administração pública. Ante o exposto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a
participação da sociedade no monitoramento do Programa Nacional de Reestruturação e
Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância,
criado com o propósito de possibilitar e garantir o acesso de crianças a creches e escolas por
meio da construção de unidades de educação infantil em todo o Brasil. Para tal finalidade,
esse estudo utilizou o método qualitativo, por meio da análise dos sistemas utilizados no
monitoramento do programa, da análise documental de legislações, pareceres de órgãos de
controle e instrumentos técnicos e da aplicação e análise de entrevistas com técnicos do
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e com participantes do Fórum de
Educação Infantil. A partir disso, foram identificadas 6 diferentes adversidades nos dados
utilizados no acompanhamento da construção das creches, sendo elas: informações
desatualizadas no sistema de monitoramento; dados sobre o local de construção da obra em
desacordo com a realidade; informações incompletas; dados repetidos; informações
incorretas sobre o status de execução das obras e; dados copiados de outras obras. O que
tende a ser prejudicial ao monitoramento, à gestão e aos resultados almejados por essa
política pública. Também foi verificado que apesar de importante e possibilitar a diminuição
ou até mesmo a extinção de algumas dessas adversidades, a participação da sociedade no
monitoramento do Proinfância ainda é considerada baixa, devido a fatores como: limitações
nos canais existentes entre a sociedade e a Instituição; falta de publicidade desses canais;
falhas no fluxo processual das informações advindos da sociedade e; falta de benchmaking e
de interatividade entre as áreas responsáveis pelo monitoramento dos diversos programas do
FNDE. Dessa forma, de maneira a propiciar uma maior participação social e a busca por
melhores resultados, este trabalho apresenta propostas de melhorias, classificadas em 5
diferentes categorias, a serem implementadas no monitoramento do programa, sendo elas: a
disseminação de boas práticas e compartilhamento de experiências; a melhoria dos canais de
comunicação existentes entre a sociedade e o FNDE; a criação de novos meios (canais) de
participação da sociedade com a Autarquia; o redesenho do fluxo de tratamento de dados
advindos da sociedade e; a publicidade dos meios de participação social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Participação da sociedade no monitoramento do programa educacional Proinfância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - avaliação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Society's participation in monitoring public policies has become part of the guidelines for
good management. In addition to enabling the insertion of citizenship in the sense of allowing
the participation of all, this participatory paradigm started to be interpreted as a way to evolve
processes in the search for better practices and results on the part of public management.
Given the above, this research aimed to investigate the participation of society in monitoring
the National Program for Restructuring and Acquisition of Equipment for the Network of
Public Schools of Early Childhood Education - Proinfância, created to enable and guarantee
children's access to kindergartens and schools through the construction of early childhood
education units throughout Brazil. For this purpose, this study used the qualitative method,
through the analysis of the systems used in the monitoring of the program, the documental
analysis of legislation, opinions of the control bodies and technical instruments, and the
application and analysis of interviews with technicians National Education Development
Fund - FNDE and with participants of the Child Education Forum. From this, 6 different
adversities were identified in the data used in monitoring the construction of daycare centers,
namely: outdated information in the monitoring system; data from the site of works in
disagreement with reality; incomplete information; repeated data; incorrect information
about the progress of the execution of the work and; data copied from other works. This tends
to compromise monitoring, management, and the results sought by this public policy. It was
also found that, despite being important and enabling the reduction or even extinction of
some of these adversities, society's participation in monitoring Proinfância is still considered
low, due to factors such as limitations in the existing channels between society and the
Institution; lack of advertising on these channels; flaws in the procedural flow of information
coming from society and; lack of benchmarking and interactivity between the areas
responsible for monitoring the various FNDE programs. Thus, to provide greater social
participation and the search for better results, this work presents proposals for improvements,
classified into 5 different categories, to be implemented in the monitoring of the program,
namely: the dissemination of good practices and sharing of experiences; the improvement of
existing communication channels between society and the FNDE; the creation of new means
(channels) for society's participation with the Autarchy; the redesign of the company's data
processing flow and; the dissemination of means of social participation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|