Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Raíza Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T18:51:02Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T18:51:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Raíza Silva de. Histórias de vida de duas mulheres na música e suas narrativas de empoderamento. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46878 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender de que forma duas mulheres, instrumentistas
e professoras de música constroem suas Histórias de Vida com a música. Como objetivos
específicos busquei elucidar suas estratégias e caminhos para criar espaços de empoderamento no
campo; trazer a visão de si em seu reconhecimento como empoderadas profissionais da música;
entrelaçar essa visão na alteridade de como se dá essa relação com o outro no processo de
empoderamento no meio musical. Os conceitos operantes da pesquisa fundamentam
principalmente o termo empoderamento e suas dimensões, trazendo também reflexões sobre a
inter-relação entre música e gênero, discutindo a neutralidade da representação feminina na
história da música e de que forma as mulheres passaram a ser pensadas como agentes históricos.
Os pressupostos teórico-metodológicos se fundamentam na abordagem das Histórias de Vida,
referencial este que, por meio da técnica de entrevista narrativa (auto)biográfica, sugere uma
ressignificação do vivido por parte das colaboradoras, trazendo um novo sentido à sua
historicidade. As análises indicam forte ligação entre o percurso formativo das colaboradoras e
seus processos de empoderamento, sendo a busca por saberes e suas relações com ensino,
aprendizagem e pesquisas no campo da música, seus principais meios de fortalecimento e
(auto)reconhecimento neste meio. Os resultados apontam que o empoderamento se concretiza na
percepção de si, na sensação de autoconfiança que se desdobra em falas e ações que multiplicam
essa dinâmica nos grupos dos quais fazemos parte, mas que se reforça por meio da autorreflexão.
Nessa perspectiva, a pesquisa (auto)biográfica se mostrou como um elemento que favorece esse
processo por promover esses momentos de reflexão de suas trajetórias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida de duas mulheres na música e suas narrativas de empoderamento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na música | pt_BR |
dc.subject.keyword | História de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empoderamento feminino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Entrevista narrativa | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research had as general objective to understand how two women, instrumentalists and music
teachers build their Life Stories with music. As specific objectives, I sought to elucidate their
strategies and ways to create spaces for empowerment in the field; bring the vision of themselves
in their recognition as empowered music professionals; intertwine this vision in the otherness of
how this relationship with the other takes place in the process of empowerment in the musical
environment. The operative concepts of the research mainly support the term empowerment and
its dimensions, also bringing reflections on the interrelationship between music and gender,
discussing the neutrality of female representation in the history of music and how women came
to be thought of as historical agents. The theoretical-methodological assumptions are based on
the approach of Life Stories, a reference that, through the (self)biographical narrative interview
technique, suggests a re-signification of the experience by the collaborators, bringing a new
meaning to their historicity. The analyzes indicate a strong link between the formative path of the
collaborators and their empowerment processes, with the search for knowledge and its
relationship with teaching, learning and research in the field of music being their main means of
strengthening and (self)recognition in this environment. The results point out that empowerment
takes place in the perception of oneself, in the feeling of self-confidence that unfolds in speeches
and actions that multiply this dynamic in the groups we are part of, but which is reinforced through
self-reflection. In this perspective, the (self)biographical research proved to be an element that
favors this process by promoting these moments of reflection of their trajectories. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|