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dc.contributor.advisorMendes, Ana Magnólia Bezerra-
dc.contributor.authorRego, Vitor Barros-
dc.date.accessioned2010-05-18T17:37:31Z-
dc.date.available2010-05-18T17:37:31Z-
dc.date.issued2009-08-
dc.date.submitted2009-08-
dc.identifier.citationREGO, Vitor Barros. Organização do trabalho e vivências de prazer e sofrimento em profissionais de enfermagem de unidade de terapia intensiva: estudo comparativo entre hospitais com e sem certificado de qualidade. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4687-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.en
dc.description.abstractO trabalho da enfermagem em UTI tem sido bastante explorado, porém, sua inserção na iniciativa privada tem sido pouco abordada. Estudos neste tipo de iniciativa são incipientes, ao contrário dos realizados na saúde pública. Estudos que envolvessem prazer-sofrimento e modelo de qualidade total não foram encontrados, apesar deste modelo na área de saúde ser explorado tanto de forma explicativa quanto de exaltação do uso desta ferramenta. Portanto, este estudo, de exploração inovadora, objetiva comparar as organizações de trabalho e vivências de prazer e sofrimento de profissionais de enfermagem de UTI de hospitais com e sem certificado de qualidade. Como objetivos específicos, busca descrever as organizações de trabalho de cada UTI estudada e as respectivas vivências de prazer e sofrimento. Utiliza, como amparo teórico, a psicodinâmica do trabalho. Nesta, a certificação de qualidade é vista como parte de uma avaliação do trabalho que envolve os processos da entidade certificadora. Critica no que tange aos parâmetros de avaliações individualizadas, que justificam criação de manuais que engessam o trabalho daquele inserido em tal organização de trabalho. Ainda, critica os modos de conquista destes certificados e as possíveis repercussões na exacerbação da discrepância entre prescrito e real de trabalho. Dois hospitais privados do Distrito Federal participaram do estudo, sendo um com certificado de qualidade e outro sem. Cada hospital foi representado por um grupo de profissionais de enfermagem de UTI entrevistados. As entrevistas foram transcritas e analisadas com base na Análise de Núcleo de Sentido. Para cada entrevista, identificou-se três núcleos. Os achados científicos remetem a uma organização de trabalho que exerce pressão para um trabalho da enfermagem mais submisso a orientações institucionais do que a orientações éticas da profissão. Estas metas exigidas pela organização do trabalho interferem no modo de vivenciar o prazer e sofrimento e de mediar este sofrer. Foi identificado, de modo geral, que faz parte da organização do trabalho do hospital certificado, além do cuidar, a satisfação do cliente que, muitas vezes, está na frente dos preceitos éticos da profissão. No não-certificado, existe preocupação maior com a assistência prestada aos pacientes. O processo de certificação foi concebido como uma estratégia perversa da organização do trabalho, em que a função dos certificados busca boa imagem publicitária e fidelidade de pacientes/clientes e funcionários. Além disso, é uma estratégia que impõe prazer e qualidade, mas que, na prática, apresentam contradições e exigências burocráticas que valorizam a produção e impedem que o sofrimento seja enunciado. Percebeu-se melhor estrutura de coletivo de trabalho no hospital que adota a sistematização da assistência da enfermagem em detrimento das sistematizações para ganhar o certificado, pois prescreve orientações que atendem às necessidades dos cuidados de enfermagem no real de trabalho, permitindo vivência de liberdade no trabalho e de reconhecimento. Portanto, sugere-se que este modo de organizar o trabalho em enfermagem possa ser explorado nas unidades de enfermagem de forma a atender objetivos de trabalho e, não, da produção. Conclui-se que o estudo alcançou seus objetivos e se sugere que a temática da certificação de qualidade seja explorada em demais estudos, utilizando teorias críticas do trabalho como referencial, dentre elas a Psicodinâmica do Trabalho. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe nursing work in intensive therapy unity has been studied a lot, but not as much as at particulars hospitals. Studies evolving pleasure-suffering at work and total quality model were not found, even though researchers are more stimulated to glorify its results. Therefore, this survey searches to compare work organizations and experiences of pleasure and suffering of nursing professionals at ITU from hospitals with and without quality certification. As specific objectives, seek to describe the work organizations in each unity and their experiences of pleasure and suffering. It is used, as theoretical support, work psychodynamic. For this theory, the quality certification is a process of evaluation of the activities prescribed by certification organizations. The individuals evaluations are criticized, becoming trivial publication of manuals that make workers severed to these manuals, having great discrepancy between real and prescribed work activities. Yet, it is doubtful the way is conquered the certification of quality. Two hospitals participated in this research, one with quality certification and the other, without. In each hospital, a group of nurse professionals was interviewed. The interviews were transcribed and analyzed using the Core Judgment Analyse. Three cores were founded in each interview. The results demonstrated that the work organization of these professionals is submitted to great pressure and more to institutional orientations than to ethical ones. This pressure interferes in the way of feeling pleasure and suffering at work and the strategy to surpass this suffering. In the quality certificated hospital, is inherent to satisfy the client before taking the right cares. At the one without certification, the preoccupation is to loan nursing care. The certificating process was identified as a perverse strategy of the work organization, when its objective is to promote good public image and loyalty from clients and workers. Besides, it is a strategy that implies pleasure and quality, however shows contradictions and formal orientations that value the production and hide the suffering that is inherent at work. Better collectivity was found at the non certificated hospital interviewed, which adopt the Nursing Assistence Systematization. This method is more approached to the real work of nursing, providing liberty and recognize for the professionals. Though, it is suggested the use of this systematization in this unity, which work objectives are attempted, in despite of only the production. Concluding, this study reached the objectives and it is suggested that more researches emerge with the quality certification topic, specially by critical theories, like work psychodynamic.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOrganização do trabalho e vivências de prazer e sofrimento em profissionais de enfermagem de unidade de terapia intensiva : estudo comparativo entre hospitais com e sem certificado de qualidadeen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPsicologia industrialen
dc.subject.keywordTrabalho - aspectos psicológicosen
dc.subject.keywordEnfermeirosen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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