Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.contributor.author | Huhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T19:29:21Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22T19:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | HUHN, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira. Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil: possibilidades e desafios. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46895 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou analisar a participação das crianças no Projeto Plenarinha, projeto da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como os desafios e as possibilidades
que permeiam essa prática pedagógica, que se encontra inserida no Projeto Político Pedagógico
de um Centro de Educação Infantil da Rede Pública do Distrito Federal. Como objetivos
específicos, o trabalho almejou: verificar a compreensão das crianças e do docente acerca do
Projeto Plenarinha; investigar a ação pedagógica relacionada ao desenvolvimento do Projeto
Plenarinha; identificar as possibilidades participativas das crianças relacionadas ao Projeto
Plenarinha em um Centro de Educação Infantil do Distrito Federal durante um semestre letivo.
A metodologia utilizada contou com pesquisa qualitativa com observação participante, registro
em diário de campo, desenhos, fotos, gravação de voz e análise documental. Os sujeitos
envolvidos na pesquisa foram o professor regente e dezesseis crianças da pré-escola de um
Centro de Educação Infantil da Regional de Ensino de Taguatinga do Distrito Federal. As
observações aconteceram em dias alternados, com acompanhamento das rotinas das crianças,
em sala, na quadra, no parque infantil e durante o recreio. De maneira geral, observou-se que
há espaço para participação das crianças, seja em alguns momentos por ela requerida, seja pelo
adulto concedida. Há também momentos em que essa participação lhes é negada, bem como o
direito à escuta. No entanto, a pesquisa buscou demonstrar a complexidade de compreender a
participação das crianças, assim como verificou as incoerências na maneira como o Projeto
Plenarinha tem sido desenvolvido no interior da instituição educativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia da infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to analyze the participation of children in the Plenarinha Project, a project of the
State Department of Education of the Federal District, as well as the challenges and possibilities that
permeate this pedagogical practice, which is inserted in the Pedagogical Political Project of an Early
Childhood Education Center of the Public Network of the Federal District. As specific objectives, the
work aimed to: verify the understanding of the children and the teacher about the Plenarinha Project;
investigate the pedagogical action related to the development of the Plenarinha Project; identify the
participatory possibilities of children related to the Plenarinha Project in an Early Childhood Education
Center in the Federal District during a school semester. The methodology used included qualitative
research with participant observation, recording in a field diary, drawings, photos, voice recording and
document analysis. The subjects involved in the research were the teacher and sixteen children from the
preschool of an Early Childhood Education Center of the Taguatinga Teaching Region of the Federal
District. The observations took place on alternate days, with monitoring of the children's routines, in the
classroom, on the court, in the playground and during recess. In general, it was observed that there is
room for children's participation, whether at times requested by them, or granted by the adult. There are
also times when this participation is denied them, as well as the right to be heard. However, the research
sought to demonstrate the complexity of understanding children's participation, as well as verifying the
inconsistencies in the way the Plenarinha Project has been developed within the educational institution. | pt_BR |
dc.contributor.email | isahuhn@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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