Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46918
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PraticaCorporaisQuilombolas.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_QuilombolaBodilyPractices.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Quilombola bodily practices : a study of academic production in physical education
Outros títulos: Práticas corporais quilombolas : um estudo da produção acadêmica na educação física
Prácticas corporales quilombolas : un estudio de la producción académica en la educación física
Autor(es): Gaia, Paulino Pinheiro
Wiggers, Ingrid Dittrich
Cardoso, Layana Costa Ribeiro
Silva, Maria Denise Dourado da
Almeida, Dulce Maria Filgueira de
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0682-7028
http://orcid.org/0000-0001-5412-7021
http://orcid.org/0000-0003-0113-0950
http://orcid.org/0000-0002-9767-3732
http://orcid.org/0000-0003-2352-5478
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Assunto: Exercícios físicos
Quilombolas
Publicação científica
Indicadores
Educação física
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: GAIA, Paulino Pinheiro. Quilombola bodily practices: a study of academic production in physical education. Movimento (Porto Alegre), v. 27, e27054, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.111523. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111523. Acesso em: 28 nov. 2023.
Resumo: O artigo analisa o sentido/significado das práticas corporais quilombolas na produção acadêmica, identificando sua distribuição por áreas de conhecimento e seu mapeamento geoespacial no Brasil. Uma pesquisa de natureza teórica e bibliográfica foi realizada em bases de dados, no período compreendido entre 1999 e 2019. Os resultados apontam que o sentido/significado das práticas corporais está associado às representações sociais sobre a cultura corporal de movimento, evidenciando que a Educação Física e a Educação se destacam entre as áreas de conhecimento e os estudos se distribuem geoespacialmente no Brasil. Os loci das pesquisas estão, predominantemente, na Região Nordeste; a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Ceará despontam em números de trabalhos. Conclui-se que, apesar de recente e pouco estudada, a relevância da temática estimula uma agenda de pesquisa.
Abstract: The paper analyzes the sense/meaning of quilombola bodily practices in academic production, identifying their distribution by areas of knowledge and their geospatial mapping in Brazil. Theoretical and bibliographic research was carried out in databases from 1999 to 2019. The results point out that the sense/meaning of bodily practices is associated with social representations about the body culture of movement, showing that Physical Education and Education stand out among the areas of knowledge, and studies are geospatially distributed in Brazil. Research loci are predominantly in the Northeast region, whereas the University of Brasília and the Federal University of Ceará stand out in numbers of studies. The conclusion is that, while the topic is recent and studies are scarce, its relevance encourages a research agenda.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença: (CC BY) This is an article published in open access under the Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0)
DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.111523
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.