Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha | pt_BR |
dc.contributor.author | Feitosa, Fernando Barbelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T17:07:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T17:07:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Fernando Barbelli. A regulação dos transportes a partir da perspectiva da teoria da “smart regulation". 2023. 120f. Tese (Direito) - Universidade De Brasília, Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46948 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem por objeto analisar o processo regulatório dos transportes, sob a perspectiva da
teoria da Smart Regulation, que considera a utilização de múltiplos instrumentos regulatórios
ao invés da política unívoca do comando e controle e a cooperação dos diversos agentes
envolvidos para a produção de uma regulação mais efetiva. Inicialmente direcionada para a
regulação ambiental, vale observar como a referida teoria de design regulatório tem pertinência
para a análise de outros domínios econômicos. Para essa atividade, segue-se o método de
abordagem descritivo e lógico-indutivo, promovendo-se uma revisão bibliográfica do marco
teórico e uma descrição dos modelos de regulação vigentes para os diversos subsetores de
transportes, para propor a análise de três casos de forma pormenorizada, a fim de identificar a
incidência de preceitos da Smart Regulation e propor aprimoramento regulatório. Verificou-se
que, ante a autonomia do direito regulatório dos transportes no Brasil, promoveu-se uma
regulação bastante diversificada em seus subsetores, sendo certo que alguns deles adotam
preceitos da regulação responsiva e da Smart Regulation e outros ainda se escoram no modelo
puro de comando e controle. Nos casos estudados, pode-se constatar que nos serviços de
transporte aéreo de passageiros doméstico e internacional, a autoridade regulatória buscou
aplicar os conceitos de pluralismo regulatório, para ampliar as ferramentas regulatórias
aplicáveis e envolver outros agentes públicos no processo de regulação, bem como trouxe
mecanismos de autorregulação, denotando uma aproximação do marco teórico estudado. Por
outro lado, na regulação das rodovias brasileiras federais concedidas, mantém-se um modelo
mais centrado em multas por ocorrência pontual, com algumas tentativas de aplicação de novos
instrumentos regulatórios, mal assimilados pela Agência setorial e pelos regulados. No último
caso, na nascente estrutura regulatória da navegação aérea, observou-se que há uma resistência
na adoção de mecanismos que se aproximam da regulação responsiva e da Smart Regulation,
ainda que venham a ser recomendados por autoridades setoriais internacionais. Dessa forma,
serve a presente tese para apontar uma tendência de adoção de elementos de teorias regulatórias
responsivas em diversos subsetores dos transportes, não obstante esteja claro que ainda não
incidem iniciativas de sua aplicação de forma sistêmica ou alinhada pelas políticas públicas que
orientam este setor econômico. Sobre este mister, o Ministério setorial tem promovido ações,
ainda tímidas, para a ordenação setorial, sendo certo que não se vislumbram orientações
transversais de políticas públicas que possam viabilizar uma disposição regulatória mais
uniforme. Foi mostrado que, em algumas relevantes indústrias de transportes, a regulação já
diversifica seus instrumentos regulatórios, mas se escora no comando e controle como sua
principal ação regulatória para influenciar no comportamento prospectivo do regulado, não
obstante os custos atrelados a essa opção. Outro resultado destacado é que os terceiros
interessados na indústria de transportes e os grupos de interesse público nem sempre são
integrados ao processo regulatório e, por isso, contribuem pouco para o estabelecimento de uma
regulação mais efetiva. Afinal, espera-se incentivar a pesquisa jurídica sobre a teoria de
regulação responsiva e seus mecanismos de compliance. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | direito tributário; positivismo estrito; crítica; matriz tributária. | pt_BR |
dc.title | A regulação dos transportes a partir da perspectiva da teoria da “smart regulation". | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes - legislação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação jurídica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - Brasil | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis analyzes the regulation of transport in Brazil, by way of applying the theory of smart
regulation, which considers the use of multiple regulatory tools instead of the univocal policy
of command and control and the cooperation of the actors involved, in order to deliver a more
effective outcome. The theory, that was at first directed to environmental regulation, proposes
a relevant regulatory design for the analysis of other economic domains. The descriptive and
logical-inductive method of approach is followed by a bibliographic review of the theoretical
framework and a description of the current regulation models in force for the various transport
subsectors, to propose the analysis of three cases in detail, to identify the incidence of Smart
Regulation precepts and propose regulatory improvements. Given the autonomy of the
proposed transport regulatory law, a very diversified regulation was promoted in its subsectors,
being certain that some of them adopt the precepts of responsive regulation and smart regulation
and others still adopt the pure command-and-control approach. In the cases studied, in the air
transport services, domestic and international, the regulatory authority sought to apply the
concepts of regulatory pluralism, to expand the applicable regulatory tools and involve other
public agents in the regulation process, as well as self-regulation mechanisms, denoting an
approximation of the theoretical framework studied. On the other hand, in the regulation of
Brazilian federal highways concessions, a model more focused on fines for each punctual
occurrence is maintained, with some attempts to apply new regulatory instruments, poorly
assimilated by the sectoral Agency and those regulated agents. After all, in the nascent
regulatory structure of air navigation, there is resistance in the adoption of mechanisms that
approach responsive regulation and smart regulation, even if they are recommended by
international authorities. This thesis found a tendency of adoption of elements of responsive
regulatory theories in several subsectors of transport, although it is clear that initiatives of its
application in a systemic way or aligned with public policies that guide the economic sector are
still missing. Regarding this matter, the sectorial Ministry has promoted actions, still timid, for
the integration of modes, being certain that there are no transversal guidelines that could enable
a more uniform regulatory provision on this sector. Finally, we show that, in some relevant
transport industries, the regulation process is already adopting other regulatory instruments, but
it still relies on command-and-control as its main action to influence the prospective behavior
of regulates, despite the costs linked to this option. In addition, we want to highlight that
commercial third parties’ actors and public interest groups are rarely integrated into the
regulatory process and, therefore, contribute little to the establishment of more effective
regulation. After all, we hope to encourage legal research on the responsive regulation theory
and its compliance mechanisms. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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