Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Oliveira, Irina Alencar de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T15:02:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T15:02:18Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Irina Alencar de. Apropriações coletivas de espaços públicos: um enfoque no Patrimônio Cultural (cidade de Goiás como estudo de caso). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 6., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: FAU-UnB, 2021. p. 38-54. Disponível em: https://anparq.org.br/site/wp-content/uploads/2022/11/VI-ENANPARQ_ANAIS-EIXO-4_24MAR21.pdf. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46959 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa toma o núcleo histórico da cidade de Goiás, Patrimônio da Humanidade desde 2001, como estudo de caso e volta o olhar para as apropriações coletivas observáveis em âmbito urbano pela comunidade local, com destaque para os espaços públicos patrimonializados. Para analisar esses elementos, adota-se conceitos como espaço, lugar e práticas sociais cotidianas, assim como, as relações que estabelecem entre si a partir da perspectiva de autores como Henri Lefèbvre, Michel de Certeau, David Harvey, etc. Em apoio a esse aporte teórico, utiliza-se diversos tipos de imagens da cidade, que vão de mapas do século XVIII a fotografias de época, especialmente, do século passado até a atualidade, por apresentarem maior quantidade e diversidade. Conclui-se destacando a importância dos diferentes modos de apropriações coletivas na cidade e sua perpetuação para as próximas gerações, de modo a permitir a construção de uma consistente preservação do patrimônio cultural, ainda que se verifiquem constantes e complexos conflitos entre os diversos atores nesse cenário. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | FAU-UnB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Apropriações coletivas de espaços públicos: um enfoque no Patrimônio Cultural (cidade de Goiás como estudo de caso) | pt_BR |
dc.title.alternative | Collective appropriations of public spaces : a focus on cultural heritage (town of Goiás as a case study) | pt_BR |
dc.title.alternative | Apropiaciones colectivas de espacios públicos : un enfoque en el patrimonio cultural (ciudad de Goiás como estudio de caso) | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Apropriações coletivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaços públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiás (Estado) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research takes the historical center of the Town of Goiás, a World Heritage Site since 2001, as a case
study and focus on the collective appropriations observed in the urban environment by the local
community, especially on historical public spaces. To analyze these elements, concepts like space, place
and daily social practices are used, as well as the relationships they establish between themselves from
the perspective of authors: Henri Lefèbvre, Michel de Certeau, David Harvey, etc. Supporting this
theoretical contribution, different types of images of the city are analyzed, from 18th century maps to last
century and recent photographs, as per their quantity and diversity. Ending with the emphasis on the
importance of the different modes of collective appropriation in the city and its perpetuation for the next
generation, allowing a consistent preservation of the cultural heritage, despite the constant and complex
conflicts between the different actors in this case. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación toma el núcleo histórico de la ciudad de Goiás, Patrimonio de la Humanidad desde 2001,
como un estudio de caso y analiza las apropiaciones colectivas que la comunidad local logre hacer con la
ciudad, con énfasis en los espacios públicos patrimoniales. Para analizar estos elementos, se utilizan
conceptos como espacio, lugar y prácticas sociales cotidianas, así como las relaciones que establecen entre
ellos desde la perspectiva de autores como Henri Lefèbvre, Michel de Certeau, David Harvey, etc.
Juntamente con esa contribución teórica, se utilizan diferentes tipos de imágenes de la ciudad, que van
desde mapas del siglo XVIII hasta fotografías de época, especialmente desde el siglo XX hasta el presente,
ya que presentan una mayor cantidad y diversidad. Concluye destacando la importancia de los diferentes
modos de apropiación colectiva urbana y su perpetuación para las próximas generaciones, a fin de permitir
la construcción de una preservación constante del patrimonio cultural, aunque hay conflictos constantes
y complejos entre los diferentes actores en este escenario. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|