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AdrianaCerqueiraDeAzambuja_DISSERT.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDias, Juliana de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorAzambuja, Adriana Cerqueira dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T18:33:48Z-
dc.date.available2023-12-15T18:33:48Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.date.submitted2023-06-23-
dc.identifier.citationAZAMBUJA, Adriana Cerqueira de. A escrita que nos escreve: escrita autoral criativa em contexto de implementação do Novo Ensino Médio. 2023. 233 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47023-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Linguística – PPGL da Universidade de Brasília e ao Grupo de Pesquisa – Educação crítica e autoria criativa – GECRIA (UnB/CNPq) e tem como objetivo geral compreender as práticas de escrita autoral criativa em escola pública, com foco nos processos discursivos de autoria de textos em contexto de implementação do Novo Ensino Médio. Esse interesse surge por conta da observação de forças criativas da autoria, vivenciadas por mim, uma designer graduanda do curso de Licenciatura em Letras pela UnB, e pelas transformações identitárias pelas quais passei ao me deparar com atravessamentos internos, desvelados por meio dos meus textos em percursos, como aprendiz, nas comunidades de escrita do GECRIA. A partir dessas vivências, surge o desejo de compartilhar, de observar de forma participativa, de aprender e de dialogar sobre essas práticas com estudantes e professoras(es) em salas de aula de escola pública de Ensino Médio, assumindo uma postura crítica sobre o foco na escrita de redação do ENEM. De uma escrita engessada pela escolarização bancária (FREIRE, 1987), que nos apaga, à escrita que nos escreve, busco caminhos de compreensão sobre o que está posto como contexto sociopolítico na ordem do discurso escolar (FOUCAULT, 1971[2003]) e procuro atalhos que iluminem outros modos (alternativos e criativos) de relação com a escrita nas escolas. Focalizo perspectivas outras que vão além daquelas utilizadas para decifrar os códigos estabelecidos pelo ranço colonizador que dita o que, como e porque se deve escrever na escola. É nesse sentido que busco, ancorada no arcabouço teórico e metodológico da Análise do Discurso Crítica - ADC (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI E FAIRCLOUGH, 1999, 2003) e em diálogos críticos sobre educação, currículo e pedagogia em Ribeiro (1984), Freire (1981[1989], 1996), Laval (2003[2004]), Libânio (2012), Gadotti (2021), Giroux (1983, 1997), Saviani (2010, 2014), Dias (2011, 2021), hooks (2013), dentre outros, investigar os poderes causais provocados pelas práticas pedagógicas e metodológicas da escrita em três gestos, na perspectiva do GECRIA, em disciplina eletiva de escrita criativa. A metodologia que ancora esta pesquisa parte de um olhar (auto)etnográfico crítico e discursivo para as mudanças identitárias, experimentadas por mim e por outros sujeitos da escola (estudantes e docentes), em escolas públicas do Distrito Federal. As análises realizadas se situam sobre práticas sociodiscursivas das e dos participantes, vivenciadas em trabalho de campo com estudantes de Ensino Médio e seu professor, no decorrer de um semestre letivo, em disciplina eletiva. Como contexto sociodiscursivo trago reflexões resultantes de diálogos reflexivos com duas professoras de outros dois campos e três estudantes pesquisadoras (PIBIC/UnB/GECRIA) que participaram da pesquisa como minhas tutoras em sua própria escola. Trago, pois, resultados que, a partir da metodologia dos três gestos da escrita, quais sejam, o impulso (desbloqueio), a intuição (criatividade baseada em consciência linguística e estilística) e a pulsação (ápice da presença autoral criativa), buscando o desbloqueio e a aproximação com a escrita em uma perspectiva de pertencimento e reflexividade, dados discursivos docentes e discentes resultantes dos poderes causais construídos por meio dessas práticas de escrita.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escrita que nos escreve : escrita autoral criativa em contexto de implementação do Novo Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subject.keywordEscrita criativapt_BR
dc.subject.keywordEscrita autoralpt_BR
dc.subject.keywordEducação - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research is linked to the Graduate Program in Linguistics – PPGL of the University of Brasília and to the Research Group – Critical Education and Creative Authorship – GECRIA (UnB/CNPq) and its general objective is to understand the practices of creative authorial writing in schools public, focusing on the discursive processes of authorship of texts in the context of implementing the New High School. This interest arises from the observation of creative forces of authorship, experienced by me, a designer graduating from the Degree in Letters at UnB, and from the identity transformations I went through when faced with internal crossings, unveiled through my texts in paths, as an apprentice, in the writing communities of GECRIA. From these experiences, there is a desire to share, to observe in a participatory way, to learn and to dialogue about these practices with students and teachers in public high school classrooms, assuming a critical stance on the focus in ENEM essay writing. From a writing plastered by banking schooling (FREIRE, 1987), which erases us, to the writing that writes us, I seek ways of understanding what is posited as a sociopolitical context in the order of school discourse (FOUCAULT, 1971[2003]) and I seek shortcuts that illuminate other (alternative and creative) ways of relating to writing in schools. I focus on other perspectives that go beyond those used to decipher the codes established by the colonialist rancidity that dictates what, how and why one should write in school. It is in this sense that I seek, anchored in the theoretical and methodological framework of Critical Discourse Analysis - CDA (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI AND FAIRCLOUGH, 1999, 2003) and in critical dialogues on education, curriculum and pedagogy in Ribeiro (1984), Freire ( 1981[1989], 1996), Laval (2003[2004]), Libânio (2012), Gadotti (2021), Giroux (1983, 1997), Saviani (2010, 2014), Dias (2011, 2021), hooks (2013), among others, to investigate the causal powers provoked by the pedagogical and methodological practices of writing in three gestures, from the perspective of GECRIA, in an elective discipline of creative writing. The methodology that anchors this research starts from a critical and discursive (auto)ethnographic look at the identity changes experienced by me and other school subjects (students and teachers) in public schools in the Federal District. The analyzes carried out are based on the sociodiscursive practices of the participants, experienced in field work with high school students and their teacher, during an academic semester, in an elective discipline. As a sociodiscursive context, I bring reflections resulting from reflective dialogues with two teachers from two other fields and three research students (PIBIC/UnB/GECRIA) who participated in the research as my tutors in their own school. I bring, therefore, results that, from the methodology of the three gestures of writing, namely, impulse (unblocking), intuition (creativity based on linguistic and stylistic awareness) and pulsation (apex of creative authorial presence), seeking the unlocking and approaching writing from a perspective of belonging and reflexivity, discursive data from professors and students resulting from the causal powers constructed through these writing practices.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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