Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Azambuja, Adriana Cerqueira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T18:33:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15T18:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.citation | AZAMBUJA, Adriana Cerqueira de. A escrita que nos escreve: escrita autoral criativa em contexto de implementação do Novo Ensino Médio. 2023. 233 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47023 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Linguística –
PPGL da Universidade de Brasília e ao Grupo de Pesquisa – Educação crítica e autoria
criativa – GECRIA (UnB/CNPq) e tem como objetivo geral compreender as práticas de
escrita autoral criativa em escola pública, com foco nos processos discursivos de autoria
de textos em contexto de implementação do Novo Ensino Médio. Esse interesse surge
por conta da observação de forças criativas da autoria, vivenciadas por mim, uma designer
graduanda do curso de Licenciatura em Letras pela UnB, e pelas transformações
identitárias pelas quais passei ao me deparar com atravessamentos internos, desvelados
por meio dos meus textos em percursos, como aprendiz, nas comunidades de escrita do
GECRIA. A partir dessas vivências, surge o desejo de compartilhar, de observar de forma
participativa, de aprender e de dialogar sobre essas práticas com estudantes e
professoras(es) em salas de aula de escola pública de Ensino Médio, assumindo uma
postura crítica sobre o foco na escrita de redação do ENEM. De uma escrita engessada
pela escolarização bancária (FREIRE, 1987), que nos apaga, à escrita que nos escreve,
busco caminhos de compreensão sobre o que está posto como contexto sociopolítico na
ordem do discurso escolar (FOUCAULT, 1971[2003]) e procuro atalhos que iluminem
outros modos (alternativos e criativos) de relação com a escrita nas escolas. Focalizo
perspectivas outras que vão além daquelas utilizadas para decifrar os códigos
estabelecidos pelo ranço colonizador que dita o que, como e porque se deve escrever na
escola. É nesse sentido que busco, ancorada no arcabouço teórico e metodológico da
Análise do Discurso Crítica - ADC (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI E
FAIRCLOUGH, 1999, 2003) e em diálogos críticos sobre educação, currículo e
pedagogia em Ribeiro (1984), Freire (1981[1989], 1996), Laval (2003[2004]), Libânio
(2012), Gadotti (2021), Giroux (1983, 1997), Saviani (2010, 2014), Dias (2011, 2021),
hooks (2013), dentre outros, investigar os poderes causais provocados pelas práticas
pedagógicas e metodológicas da escrita em três gestos, na perspectiva do GECRIA, em
disciplina eletiva de escrita criativa. A metodologia que ancora esta pesquisa parte de um
olhar (auto)etnográfico crítico e discursivo para as mudanças identitárias, experimentadas
por mim e por outros sujeitos da escola (estudantes e docentes), em escolas públicas do
Distrito Federal. As análises realizadas se situam sobre práticas sociodiscursivas das e
dos participantes, vivenciadas em trabalho de campo com estudantes de Ensino Médio e
seu professor, no decorrer de um semestre letivo, em disciplina eletiva. Como contexto
sociodiscursivo trago reflexões resultantes de diálogos reflexivos com duas professoras
de outros dois campos e três estudantes pesquisadoras (PIBIC/UnB/GECRIA) que
participaram da pesquisa como minhas tutoras em sua própria escola. Trago, pois,
resultados que, a partir da metodologia dos três gestos da escrita, quais sejam, o impulso
(desbloqueio), a intuição (criatividade baseada em consciência linguística e estilística) e
a pulsação (ápice da presença autoral criativa), buscando o desbloqueio e a aproximação
com a escrita em uma perspectiva de pertencimento e reflexividade, dados discursivos
docentes e discentes resultantes dos poderes causais construídos por meio dessas práticas
de escrita. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A escrita que nos escreve : escrita autoral criativa em contexto de implementação do Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise crítica do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita autoral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research is linked to the Graduate Program in Linguistics – PPGL of the
University of Brasília and to the Research Group – Critical Education and Creative
Authorship – GECRIA (UnB/CNPq) and its general objective is to understand the
practices of creative authorial writing in schools public, focusing on the discursive
processes of authorship of texts in the context of implementing the New High School.
This interest arises from the observation of creative forces of authorship, experienced by
me, a designer graduating from the Degree in Letters at UnB, and from the identity
transformations I went through when faced with internal crossings, unveiled through my
texts in paths, as an apprentice, in the writing communities of GECRIA. From these
experiences, there is a desire to share, to observe in a participatory way, to learn and to
dialogue about these practices with students and teachers in public high school
classrooms, assuming a critical stance on the focus in ENEM essay writing. From a
writing plastered by banking schooling (FREIRE, 1987), which erases us, to the writing
that writes us, I seek ways of understanding what is posited as a sociopolitical context in
the order of school discourse (FOUCAULT, 1971[2003]) and I seek shortcuts that
illuminate other (alternative and creative) ways of relating to writing in schools. I focus
on other perspectives that go beyond those used to decipher the codes established by the
colonialist rancidity that dictates what, how and why one should write in school. It is in
this sense that I seek, anchored in the theoretical and methodological framework of
Critical Discourse Analysis - CDA (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI AND
FAIRCLOUGH, 1999, 2003) and in critical dialogues on education, curriculum and
pedagogy in Ribeiro (1984), Freire ( 1981[1989], 1996), Laval (2003[2004]), Libânio
(2012), Gadotti (2021), Giroux (1983, 1997), Saviani (2010, 2014), Dias (2011, 2021),
hooks (2013), among others, to investigate the causal powers provoked by the
pedagogical and methodological practices of writing in three gestures, from the
perspective of GECRIA, in an elective discipline of creative writing. The methodology
that anchors this research starts from a critical and discursive (auto)ethnographic look at
the identity changes experienced by me and other school subjects (students and teachers)
in public schools in the Federal District. The analyzes carried out are based on the sociodiscursive practices of the participants, experienced in field work with high school
students and their teacher, during an academic semester, in an elective discipline. As a
sociodiscursive context, I bring reflections resulting from reflective dialogues with two
teachers from two other fields and three research students (PIBIC/UnB/GECRIA) who
participated in the research as my tutors in their own school. I bring, therefore, results
that, from the methodology of the three gestures of writing, namely, impulse
(unblocking), intuition (creativity based on linguistic and stylistic awareness) and
pulsation (apex of creative authorial presence), seeking the unlocking and approaching
writing from a perspective of belonging and reflexivity, discursive data from professors
and students resulting from the causal powers constructed through these writing practices. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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