Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47042
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MarcondesHenriqueBarbosaSilva_TESE.pdf5,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma construção discursiva : a identidade das bichas negras no Brasil
Autor(es): Silva, Marcondes Henrique Barbosa
Orientador(es): Silva, Kleber Aparecido da
Assunto: Análise de discurso crítica
Identidade
LGBTQIA+
Homossexuais
Negros - condições sociais
Data de publicação: 19-Dez-2023
Referência: SILVA, MARCONDES HENRIQUE BARBOSA. Uma construção discursiva: a identidade das bichas negras no Brasil. 2023. 264 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Essa tese tem por objetivo central o estudo da identidade de bichas negras no Brasil. Como objetivos secundários, delineamos um aporte teórico e metodológico capaz de estudar interseccionalmente (COLLINS; BILGE, 2021) a raça e o racismo por meio da linguagem. O corpus da pesquisa é concebido a partir da concepção de Paul Gilroy (2012), que identifica a importância da música negra na luta antirracista. Os sujeitos que compõem o universo pesquisado são as bichas negras cantoras, tendo a compreensão metonímica de que os discursos proferidos por elas são simultaneamente individuais e coletivos, são parte de um todo. O corpus utilizado nas análises feitas ao longo da pesquisa é composto pelas letras das músicas dos álbuns Incendeia (2018), de Caio Prado; Galinheiro (2020), de Hiran; Remonta (2016), de Liniker; Pajubá (2017), de Linn da Quebrada; Dolores Dala, O guardião do alívio (DDGA) (2021), de Rico Dalasam. A pesquisa é qualitativa e pensada sob a perspectiva linguística, tendo por método a Análise de Discurso Crítica (ADC), realizada sob a ótica da transdiplinaridade proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999), unida à análise relacional e textualmente orientada, de Fairclough (2016; 2003), e à análise cognitivo-funcional, de Dijk (2017). O conceito de identidade negra é pensado a partir das bichas negras e se divide na dimensão rizoma e na dimensão raiz (GLISSANT, 2005), sendo ambas necessárias para o antirracismo. A abordagem histórica de Dijk (2021) possibilita a compreensão do racismo e do antirracismo de modo relacional, situando os textos em um modo específico de antirracismo. Em termos de transdisciplinaridade, as pesquisas multidisciplinares realizadas sobre a raça, sobre a categorização, a Teoria dos Frames e a Antropologia são articuladas para estudar o antirracismo a partir da autorrepresentação, do autodiscurso e da escrita sobre si, de modo que configuram formas de pretuguês (GONZALEZ, 2020) e de escrevivência (EVARISTO, 2017a; 2017b). Como resultado das análises, esperamos identificar o discurso sobre si como possibilitador da criação de categorias divergentes das categorias da colonialidade, oferecendo conceitos e categorias que são parte da luta antirracista. Os resultados de análise estão organizados em três seções, em que são abordados os discursos sobre o espaço, sobre o Outro e sobre si.
Abstract: This thesis mainly aims to study black bichas identity in Brazil. As secondary objectives, theory and methods that enable intersectional (COLLINS; BILGE, 2021) linguistic research on race and racism are thought. The corpus used in the research is based on Paul Gilroy’s (2012) perspective on the relevance of black music to antiracism fight. The people whose texts are use in this research are black bichas who are singers, in a metonymic understanding, in which, their discourses are simultaneously individual, and collective, part of a whole identity. The corpus used in the analysis is the lyrics of songs that are part of the albuns Incendeia (2018), by Caio Prado; Galinheiro (2020), by Hiran; Remonta (2016), by Liniker; Pajubá (2017), by Linn da Quebrada; Dolores Dala, O guardião do alívio (DDGA) (2021), by Rico Dalasam. This is a qualitative research under a linguistic perspective. Critical Discourse Analysis (CDA) is used as a method. It is theorized under the concept of transdisciplinarity, by Chouliaraki e Fairclough (1999), in addition to Fairclough’s (2016; 2003) relational and textually oriented theory, and Dijk`s (2017) functional and cognitive approach. The concept of black identity is studied in black bichas’ perspectives, and has two dimensions: root and rhizome identities (GLISSANT, 2005), both necessary to antiracism. Dijk’s (2021) historical approach enables an understanding of racism, and of antiracism as relational concepts, perceiving texts as a specific type of antiracism. As a transdisciplinary research, multidisciplinary researches on race, on categorization, the Frame Theory, and Anthropology are articulated in order to study antiracism as selfrepresentaition, selfdiscourse and selfwriting, forms of pretuguês (GONZALEZ, 2020), and of escrevivência (EVARISTO, 2017a; 2017b). As a result, it is expected that selfdiscourse be identified as means to create categories that diverge from coloniality, offering concepts, and categories that are part of antiracist fought. Analysis’ results are organized in three sections: discourse on space, discourse on the Other, and selfdiscourse.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.