Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47048
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CamilaMoreiraRamos_TESE.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Juliana de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorRamos, Camila Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T17:48:21Z-
dc.date.available2023-12-19T17:48:21Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.date.submitted2023-08-25-
dc.identifier.citationRAMOS, Camila Moreira. Os ecos de nossas vozes na Universidade Aberta do Brasil: letramentos críticos reflexivos como práticas discursivo-identitárias de (re)existência. 2023. 233 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47048-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.pt_BR
dc.description.abstractChimamanda Adichie (2019) afirma que todas as histórias importam e alerta sobre o perigo de uma história única, a qual reduz pessoas, povos, culturas a uma imagem só. Nesse sentido, a colonialidade do saber vem sendo contestada há muitos anos por estudiosos que consideram relevante superar a separação entre sujeito e mundo, incluindo as questões humanas e sociais no contexto educacional e universitário (Dias; Coroa; Lima, 2018). Paulo Freire e bell hooks apontam para a importância de construirmos uma educação libertadora, a partir de um trabalho pedagógico que busque a formação integral dos indivíduos, de modo a desenvolvermos capacidades que permitam nos libertar dos laços que nos impedem de ser gente. A partir desse contexto, esta pesquisa teve o intuito de investigar se práticas de letramentos críticos reflexivos, situados no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), reverberam na transformação identitária das participantes do ponto de vista social (estudantes acadêmicas e futuras professoras), pessoal e como agentes de mudança. O estudo apoiou-se em referenciais teóricometodológicos dos Estudos Críticos do Discurso, sobretudo a Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2001, 2003) e os diálogos da América do Sul (Magalhães, 2017; Magalhães e outros, 2013; Vieira; Resende, 2016; Dias, 2011, 2015, 2020; Dias; Coroa; Lima, 2018; Ottoni, 2007, 2018; Ottoni; Magalhães, 2020), relacionados com a Teoria Social do Letramento (Barton, 1994; Barton e Hamilton, 1998; Street, 1993, 2014; Freire, 1987, 2005; Kleiman, 1995; Rios, 2013, 2020, 2021; Souza, 2009; Monte Mór, 2015, 2021 e outras/os) e com as pesquisas de escrita autoral e criativa realizadas no âmbito do Grupo de Estudos Autoria Criativa (Gecria/UnB) (Albuquerque, 2020; Queiroz, 2020; Alves, 2021a; Dias, 2021a, 2021b; Sousa, 2022; Lima, 2023; Azambuja, 2023; Sousa, 2023 - no prelo, e outras/os), com inspirações nas perspectivas decoloniais (Maldonado‑Torres, 2007; Quijano, 2009; Santos, 2009; Balestrin, 2013; e outras/os). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com foco na etnografia crítico-discursiva de cunho (auto)etnográfico. Os dados foram gerados em uma comunidade de aprendizagem construída a partir de textos autorais das participantes (Portfólios) e textos escritos coletivamente (Narrativas solidárias) na disciplina de Leitura e Produção de Textos, no curso de Letras da UAB/UnB, e na 1ª Oficina de Escrita Criativa UAB/UnB, bem como das entrevistas (Conversas reflexivas) e de relatos (auto)etnográficos. Baseando-se nas análises discursivas críticas textualmente orientadas e nos diálogos transdisciplinares com os estudos do letramento e da autoria criativa realizados no Gecria, o estudo aponta, dentre outros achados, que: (a) comunidades de aprendizagem no âmbito da Universidade Aberta do Brasil podem contribuir com a diminuição da distância que existe no ensino a distância; (b) práticas discursivo-identitárias em uma comunidade de escrita podem ativar a autoria na escrita a fim de aproximar quem escreve de si mesma/o e possibilitar que discursos dados sejam revistos e reconstruídos; e (c) letramentos críticos reflexivos na educação a distância possibilitam uma escrita autoral e novas formas de agenciamento na vida pessoal, na vida acadêmica (como estudantes e como futuras professoras) como agentes de mudança. Desse modo, o trabalho com letramentos críticos reflexivos pode ser uma alternativa às práticas textuais ainda coloniais, masculinas, machistas, racistas, a fim de desenvolver uma metodologia com práticas discursivas e identitárias de (re)existência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs ecos de nossas vozes na Universidade Aberta do Brasil : letramentos críticos reflexivos como práticas discursivo-identitárias de (re)existênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAnálise de discurso críticapt_BR
dc.subject.keywordEscrita autoralpt_BR
dc.subject.keywordDiscurso e identidadept_BR
dc.subject.keywordLetramento críticopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Chimamanda Adichie (2019) states that all stories matter and warns of the danger of a single story, which reduces people, peoples, cultures to a single image. In this sense, the coloniality of knowledge has been challenged for many years by scholars who consider it relevant to overcome the separation between subject and world, including human and social issues in the educational and university context (Dias; Coroa; Lima, 2018). Paulo Freire and bell hooks point to the importance of building a liberating education, based on pedagogical work that seeks the integral formation of individuals, in order to develop capacities that allow us to free ourselves from the ties that prevent us from being people. From this context, this research aimed to investigate how critical reflective literacy practices, located in the context of the Open University of Brazil (UAB/UnB), reverberated in the identity transformation of the participants from the social point of view (academic students and future teachers), personal and as agents of change. The study was based on theoretical and methodological references of Critical Discourse Studies, especially Critical Discourse Analysis (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2001, 2003) and South American dialogues (Magalhães, 2017; Magalhães et al., 2013; Vieira; Resende, 2016; Dias, 2011, 2015, 2020; Dias; Coroa; Lima, 2018; Ottoni, 2007, 2018; Ottoni; Magalhães, 2020), related to the Social Theory of Literacy (Barton, 1994; Barton and Hamilton, 1998; Street, 1993, 2014; Freire, 1987, 2005; Kleiman, 1995; Rios, 2013, 2020, 2021; Souza, 2009; Monte Mór, 2015, 2021 and others) and with the research on authorial and creative writing carried out within the scope of the Creative Authorship Study Group (Gecria/UnB) (Albuquerque, 2020; Queiroz, 2020; Alves, 2021a; Dias, 2021a, 2021b; Sousa, 2022; Lima, 2023; Azambuja, 2023; Sousa, 2023 - in press, and others), with inspirations from decolonial perspectives (Maldonado-Torres, 2007; Quijano, 2009; Santos, 2009; Balestrin, 2013; and others). This is a qualitative research with a focus on critical-discursive ethnography of an (auto)ethnographic nature. The data were generated in a learning community built from participants' authorial texts (Portfolios) and collectively written texts (Solidarity Narratives) in the Reading and Text Production discipline, in the Literature course at UAB/UnB, and in the 1st Workshop of UAB/UnB Creative Writing, as well as interviews (Reflective conversations) and (auto)ethnographic reports. Based on textually oriented critical discourse analysis and transdisciplinary dialogues with literacy and creative authorship studies carried out at Gecria, the study points out, among other findings, that: (a) learning communities within the scope of the Open University of Brazil can contribute to reducing the distance that exists in distance learning; (b) discursive-identity practices in a writing community can activate authorship in writing in order to bring those who write closer to themselves and enable given discourses to be reviewed and reconstructed; and (c) the use of critical reflective literacies in distance education enables authorial writing and new forms of agency in personal life, in academic life (as students and as future teachers) as agents of change. Thus, working with critical reflective literacy can be an alternative to textual practices that are still colonial, masculine, sexist, racist, in order to develop a methodology with discursive and identity practices of (re)existence.en
dc.description.abstract2Chimamanda Adichie (2019) afirma que todas las historias importan y advierte del peligro de una historia única, que reduce a las personas, los pueblos, las culturas a una sola imagen. en este sentido, la colonialidad del saber ha sido cuestionada desde hace muchos años por académicos que consideran relevante superar la separación entre sujeto y mundo, incluyendo lo humano y lo social en el contexto educativo y universitario (Dias; Coroa; Lima, 2018). Paulo Freire y Bell Hooks señalan la importancia de construir una educación liberadora, a partir de un trabajo pedagógico que busque la formación integral de los individuos, para desarrollar capacidades que nos permitan liberarnos de las ataduras que nos impiden ser personas. a partir de este contexto, esta investigación tuvo como objetivo investigar si las prácticas de letramientos reflexivo crítico, situadas en el contexto de la Universidad Abierta de Brasil (UAB/UnB), repercuten en la transformación identitaria de los participantes desde el punto de vista social (estudiantes académicos y futuros profesores), personal y como agentes de cambio. El estudio se basó en referencias teóricas y metodológicas de los Estudios Críticos del Discurso, especialmente del Análisis Crítico del Discurso (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2001, 2003) y de diálogos de América del Sur (Magalhães, 2017; Magalhães et al., 2013; Vieira; Resende, 2016; Dias, 2011, 2015, 2020; Dias; Coroa; Lima, 2018; Ottoni, 2007, 2018; Ottoni; Magalhães, 2020), relacionados con la Teoría Social del Letramiento (Barton, 1994; Barton y Hamilton, 1998; Street, 1993, 2014; Freire, 1987, 2005; Kleiman, 1995; Rios, 2013, 2020, 2021; Souza, 2009; Monte Mór, 2015, 2021 y otros) y con las investigaciones autorales y de escritura creativa realizadas en el ámbito del Grupo de Estudios de Autoría Creativa (Gecria/UnB) (Albuquerque, 2020; Queiroz, 2020; Alves, 2021a; Dias, 2021a, 2021b; Sousa, 2022; Lima, 2023; Azambuja, 2023; Sousa, 2023 - en prensa, y otros), con inspiraciones en perspectivas decoloniales (Maldonado-Torres, 2007; Quijano, 2009; Santos, 2009; Balestrin, 2013; y otros). Se trata de una investigación cualitativa con enfoque de etnografía crítico-discursiva de carácter (auto)etnográfico. Los datos fueron generados en una comunidad de aprendizaje construida a partir de textos de autor (Portfolios) y textos escritos colectivamente (Narrativas Solidarias) de los participantes en la disciplina Lectura y Producción Textual, en la carrera de Literatura de la UAB/UnB y en el 1er Taller de la UAB/ Escritura Creativa de la UnB, además de entrevistas (Conversaciones reflexivas) y reportajes (auto)etnográficos. Basado en el análisis crítico del discurso orientado textualmente y en diálogos transdisciplinarios con estudios de letramientos y autoría creativa realizados en Gecria, el estudio señala, entre otras conclusiones, que: (a) las comunidades de aprendizaje en el ámbito de la Universidad Abierta de Brasil pueden contribuir a reducir la distancia que existe en la educación a distancia; (b) las prácticas discursivo-identitarias en una comunidad de escritura pueden activar la autoría en la escritura para acercar a quienes escriben a sí mismos y permitir que los discursos dados sean revisados y reconstruidos; y (c) letramientos críticos reflexivos en la educación a distancia permite la escritura autoral y nuevas formas de agencia en la vida personal, en la vida académica (como estudiantes y como futuras profesoras) como agentes de cambio. Así, trabajar con letramientos críticos reflexivos puede ser una alternativa a prácticas textuales todavía coloniales, masculinas, sexistas, racistas, con el fin de desarrollar una metodología con prácticas discursivas e identitarias de (re)existencia.es
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.