Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, Camila Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T17:48:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T17:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Camila Moreira. Os ecos de nossas vozes na Universidade Aberta do Brasil: letramentos críticos reflexivos como práticas discursivo-identitárias de (re)existência. 2023. 233 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47048 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Chimamanda Adichie (2019) afirma que todas as histórias importam e alerta sobre o
perigo de uma história única, a qual reduz pessoas, povos, culturas a uma imagem só.
Nesse sentido, a colonialidade do saber vem sendo contestada há muitos anos por
estudiosos que consideram relevante superar a separação entre sujeito e mundo, incluindo
as questões humanas e sociais no contexto educacional e universitário (Dias; Coroa;
Lima, 2018). Paulo Freire e bell hooks apontam para a importância de construirmos uma
educação libertadora, a partir de um trabalho pedagógico que busque a formação integral
dos indivíduos, de modo a desenvolvermos capacidades que permitam nos libertar dos
laços que nos impedem de ser gente. A partir desse contexto, esta pesquisa teve o intuito
de investigar se práticas de letramentos críticos reflexivos, situados no contexto da
Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), reverberam na transformação identitária das
participantes do ponto de vista social (estudantes acadêmicas e futuras professoras),
pessoal e como agentes de mudança. O estudo apoiou-se em referenciais teóricometodológicos dos Estudos Críticos do Discurso, sobretudo a Análise de Discurso Crítica
(Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2001, 2003) e os diálogos da América do Sul
(Magalhães, 2017; Magalhães e outros, 2013; Vieira; Resende, 2016; Dias, 2011, 2015,
2020; Dias; Coroa; Lima, 2018; Ottoni, 2007, 2018; Ottoni; Magalhães, 2020),
relacionados com a Teoria Social do Letramento (Barton, 1994; Barton e Hamilton, 1998;
Street, 1993, 2014; Freire, 1987, 2005; Kleiman, 1995; Rios, 2013, 2020, 2021; Souza,
2009; Monte Mór, 2015, 2021 e outras/os) e com as pesquisas de escrita autoral e criativa
realizadas no âmbito do Grupo de Estudos Autoria Criativa (Gecria/UnB) (Albuquerque,
2020; Queiroz, 2020; Alves, 2021a; Dias, 2021a, 2021b; Sousa, 2022; Lima, 2023;
Azambuja, 2023; Sousa, 2023 - no prelo, e outras/os), com inspirações nas perspectivas
decoloniais (Maldonado‑Torres, 2007; Quijano, 2009; Santos, 2009; Balestrin, 2013; e
outras/os). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com foco na etnografia crítico-discursiva
de cunho (auto)etnográfico. Os dados foram gerados em uma comunidade de
aprendizagem construída a partir de textos autorais das participantes (Portfólios) e textos
escritos coletivamente (Narrativas solidárias) na disciplina de Leitura e Produção de
Textos, no curso de Letras da UAB/UnB, e na 1ª Oficina de Escrita Criativa UAB/UnB,
bem como das entrevistas (Conversas reflexivas) e de relatos (auto)etnográficos.
Baseando-se nas análises discursivas críticas textualmente orientadas e nos diálogos
transdisciplinares com os estudos do letramento e da autoria criativa realizados no Gecria,
o estudo aponta, dentre outros achados, que: (a) comunidades de aprendizagem no âmbito
da Universidade Aberta do Brasil podem contribuir com a diminuição da distância que
existe no ensino a distância; (b) práticas discursivo-identitárias em uma comunidade de
escrita podem ativar a autoria na escrita a fim de aproximar quem escreve de si mesma/o
e possibilitar que discursos dados sejam revistos e reconstruídos; e (c) letramentos críticos
reflexivos na educação a distância possibilitam uma escrita autoral e novas formas de
agenciamento na vida pessoal, na vida acadêmica (como estudantes e como futuras
professoras) como agentes de mudança. Desse modo, o trabalho com letramentos críticos
reflexivos pode ser uma alternativa às práticas textuais ainda coloniais, masculinas,
machistas, racistas, a fim de desenvolver uma metodologia com práticas discursivas e
identitárias de (re)existência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os ecos de nossas vozes na Universidade Aberta do Brasil : letramentos críticos reflexivos como práticas discursivo-identitárias de (re)existência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita autoral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso e identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento crítico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Chimamanda Adichie (2019) states that all stories matter and warns of the danger of a
single story, which reduces people, peoples, cultures to a single image. In this sense, the
coloniality of knowledge has been challenged for many years by scholars who consider
it relevant to overcome the separation between subject and world, including human and
social issues in the educational and university context (Dias; Coroa; Lima, 2018). Paulo
Freire and bell hooks point to the importance of building a liberating education, based on
pedagogical work that seeks the integral formation of individuals, in order to develop
capacities that allow us to free ourselves from the ties that prevent us from being people.
From this context, this research aimed to investigate how critical reflective literacy
practices, located in the context of the Open University of Brazil (UAB/UnB),
reverberated in the identity transformation of the participants from the social point of
view (academic students and future teachers), personal and as agents of change. The study
was based on theoretical and methodological references of Critical Discourse Studies,
especially Critical Discourse Analysis (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2001,
2003) and South American dialogues (Magalhães, 2017; Magalhães et al., 2013; Vieira;
Resende, 2016; Dias, 2011, 2015, 2020; Dias; Coroa; Lima, 2018; Ottoni, 2007, 2018;
Ottoni; Magalhães, 2020), related to the Social Theory of Literacy (Barton, 1994; Barton
and Hamilton, 1998; Street, 1993, 2014; Freire, 1987, 2005; Kleiman, 1995; Rios, 2013,
2020, 2021; Souza, 2009; Monte Mór, 2015, 2021 and others) and with the research on
authorial and creative writing carried out within the scope of the Creative Authorship
Study Group (Gecria/UnB) (Albuquerque, 2020; Queiroz, 2020; Alves, 2021a; Dias,
2021a, 2021b; Sousa, 2022; Lima, 2023; Azambuja, 2023; Sousa, 2023 - in press, and
others), with inspirations from decolonial perspectives (Maldonado-Torres, 2007;
Quijano, 2009; Santos, 2009; Balestrin, 2013; and others). This is a qualitative research
with a focus on critical-discursive ethnography of an (auto)ethnographic nature. The data
were generated in a learning community built from participants' authorial texts
(Portfolios) and collectively written texts (Solidarity Narratives) in the Reading and Text
Production discipline, in the Literature course at UAB/UnB, and in the 1st Workshop of
UAB/UnB Creative Writing, as well as interviews (Reflective conversations) and
(auto)ethnographic reports. Based on textually oriented critical discourse analysis and
transdisciplinary dialogues with literacy and creative authorship studies carried out at
Gecria, the study points out, among other findings, that: (a) learning communities within
the scope of the Open University of Brazil can contribute to reducing the distance that
exists in distance learning; (b) discursive-identity practices in a writing community can
activate authorship in writing in order to bring those who write closer to themselves and
enable given discourses to be reviewed and reconstructed; and (c) the use of critical
reflective literacies in distance education enables authorial writing and new forms of
agency in personal life, in academic life (as students and as future teachers) as agents of
change. Thus, working with critical reflective literacy can be an alternative to textual
practices that are still colonial, masculine, sexist, racist, in order to develop a
methodology with discursive and identity practices of (re)existence. | en |
dc.description.abstract2 | Chimamanda Adichie (2019) afirma que todas las historias importan y advierte del
peligro de una historia única, que reduce a las personas, los pueblos, las culturas a una
sola imagen. en este sentido, la colonialidad del saber ha sido cuestionada desde hace
muchos años por académicos que consideran relevante superar la separación entre sujeto
y mundo, incluyendo lo humano y lo social en el contexto educativo y universitario (Dias;
Coroa; Lima, 2018). Paulo Freire y Bell Hooks señalan la importancia de construir una
educación liberadora, a partir de un trabajo pedagógico que busque la formación integral
de los individuos, para desarrollar capacidades que nos permitan liberarnos de las ataduras
que nos impiden ser personas. a partir de este contexto, esta investigación tuvo como
objetivo investigar si las prácticas de letramientos reflexivo crítico, situadas en el contexto
de la Universidad Abierta de Brasil (UAB/UnB), repercuten en la transformación
identitaria de los participantes desde el punto de vista social (estudiantes académicos y
futuros profesores), personal y como agentes de cambio. El estudio se basó en referencias
teóricas y metodológicas de los Estudios Críticos del Discurso, especialmente del Análisis
Crítico del Discurso (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2001, 2003) y de
diálogos de América del Sur (Magalhães, 2017; Magalhães et al., 2013; Vieira; Resende,
2016; Dias, 2011, 2015, 2020; Dias; Coroa; Lima, 2018; Ottoni, 2007, 2018; Ottoni;
Magalhães, 2020), relacionados con la Teoría Social del Letramiento (Barton, 1994;
Barton y Hamilton, 1998; Street, 1993, 2014; Freire, 1987, 2005; Kleiman, 1995; Rios,
2013, 2020, 2021; Souza, 2009; Monte Mór, 2015, 2021 y otros) y con las investigaciones
autorales y de escritura creativa realizadas en el ámbito del Grupo de Estudios de Autoría
Creativa (Gecria/UnB) (Albuquerque, 2020; Queiroz, 2020; Alves, 2021a; Dias, 2021a,
2021b; Sousa, 2022; Lima, 2023; Azambuja, 2023; Sousa, 2023 - en prensa, y otros), con
inspiraciones en perspectivas decoloniales (Maldonado-Torres, 2007; Quijano, 2009;
Santos, 2009; Balestrin, 2013; y otros). Se trata de una investigación cualitativa con
enfoque de etnografía crítico-discursiva de carácter (auto)etnográfico. Los datos fueron
generados en una comunidad de aprendizaje construida a partir de textos de autor
(Portfolios) y textos escritos colectivamente (Narrativas Solidarias) de los participantes
en la disciplina Lectura y Producción Textual, en la carrera de Literatura de la UAB/UnB
y en el 1er Taller de la UAB/ Escritura Creativa de la UnB, además de entrevistas
(Conversaciones reflexivas) y reportajes (auto)etnográficos. Basado en el análisis crítico
del discurso orientado textualmente y en diálogos transdisciplinarios con estudios de
letramientos y autoría creativa realizados en Gecria, el estudio señala, entre otras
conclusiones, que: (a) las comunidades de aprendizaje en el ámbito de la Universidad
Abierta de Brasil pueden contribuir a reducir la distancia que existe en la educación a
distancia; (b) las prácticas discursivo-identitarias en una comunidad de escritura pueden
activar la autoría en la escritura para acercar a quienes escriben a sí mismos y permitir
que los discursos dados sean revisados y reconstruidos; y (c) letramientos críticos
reflexivos en la educación a distancia permite la escritura autoral y nuevas formas de
agencia en la vida personal, en la vida académica (como estudiantes y como futuras
profesoras) como agentes de cambio. Así, trabajar con letramientos críticos reflexivos
puede ser una alternativa a prácticas textuales todavía coloniales, masculinas, sexistas,
racistas, con el fin de desarrollar una metodología con prácticas discursivas e identitarias
de (re)existencia. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|