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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeles, Lúcio Françapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Aluízio Augusto Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T20:44:21Z-
dc.date.available2023-12-20T20:44:21Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2023-04-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Aluízio Augusto Carvalho. Arte brincante e saúde: reflexões de um palhaço. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47052-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo Arte brincante e saúde: reflexões de um palhaço é uma análise e o relato de experiências da arte brincante a sua contribuição para a educação popular em saúde. Com base no legado de Paulo Freire, entendemos com nitidez a necessidade de combatermos as diversas formas de dominação, econômicas e culturais. Questionamos práticas e valores colonizadores, que estabeleceram seu continente como centro, e outros territórios e povos como periféricos, desenvolvendo a hierarquização de povos e classes. Durante o trabalho de campo, compartilhamos saberes ancestrais da arte brincante por meio do diálogo e suas práticas, mediante a metodologia do círculo de cultura a fim de contribuir para o conhecimento científico acerca das práticas na arte, cultura, saúde e educação nos territórios, demonstrando possibilidades de discussão, atualização do fazer da arte-educação com a comunidade. Nossa abordagem foi tratar arte e brincar como eixo SULeador nas trocas de saberes, destacando-os como basilares para a conscientização das práticas educativas por serem fundamentais como linguagens de interação com o mundo. Ao conhecermos a obra de Paulo Freire, observamos que é possível lidar com a temática dos saberes tradicionais, o brincar, a arte, a saúde e as aprendizagens transmitidas oralmente, relacionadas a conteúdos estruturantes da nossa sociedade, tais como racismo, capitalismo, imperialismo, patriarcado. Bell hooks, feminista afro-americana, também promoveu a aproximação do pensamento freiriano nos movimentos feministas. Nessa perspectiva, utilizamos como referências Freire e hooks, pois foram fundamentais para nossas considerações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArte brincante e saúde : reflexões de um palhaçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordRelato de experiênciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study Playing Art and Health: Reflections of a Clown analyzes and reports on the experience of playing art and its contribution to popular health education. Based on Paulo Freire's legacy, we clearly understand the need to combat the various forms of domination, both economic and cultural. We question colonizing practices and values, which establish their continent as the center, and other territories and peoples as peripherals, developing the hierarchization of peoples and classes. During fieldwork, we shared ancestral knowledge of playful art through dialogue and its practices, using the culture circle methodology to contribute to scientific knowledge about practices in art, culture, health, and education in the territories, demonstrating possibilities for discussion and updating of art-education activities with the community. Our approach was to treat art and play as a guiding axis in the exchange of knowledge, highlighting them as fundamental for raising awareness of educational practices, as they are crucial languages of interaction with the world. When we examine Paulo Freire's work, we observe that it is possible to address the theme of traditional knowledge, playing, art, health, and orally transmitted learning, related to the structuring contents of our society, such as racism, capitalism, imperialism, and patriarchy. Bell Hooks, an AfricanAmerican feminist, also promoted the approximation of Freire's thought in feminist movements. In this perspective, we used Freire and Hooks as references, as they were fundamental to our considerations.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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