Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teles, Lúcio França | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Aluízio Augusto Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aluízio Augusto Carvalho. Arte brincante e saúde: reflexões de um palhaço. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47052 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo Arte brincante e saúde: reflexões de um palhaço é uma análise e o relato de
experiências da arte brincante a sua contribuição para a educação popular em saúde.
Com base no legado de Paulo Freire, entendemos com nitidez a necessidade de
combatermos as diversas formas de dominação, econômicas e culturais.
Questionamos práticas e valores colonizadores, que estabeleceram seu continente
como centro, e outros territórios e povos como periféricos, desenvolvendo a
hierarquização de povos e classes. Durante o trabalho de campo, compartilhamos
saberes ancestrais da arte brincante por meio do diálogo e suas práticas, mediante a
metodologia do círculo de cultura a fim de contribuir para o conhecimento científico
acerca das práticas na arte, cultura, saúde e educação nos territórios, demonstrando
possibilidades de discussão, atualização do fazer da arte-educação com a
comunidade. Nossa abordagem foi tratar arte e brincar como eixo SULeador nas
trocas de saberes, destacando-os como basilares para a conscientização das práticas
educativas por serem fundamentais como linguagens de interação com o mundo. Ao
conhecermos a obra de Paulo Freire, observamos que é possível lidar com a temática
dos saberes tradicionais, o brincar, a arte, a saúde e as aprendizagens transmitidas
oralmente, relacionadas a conteúdos estruturantes da nossa sociedade, tais como
racismo, capitalismo, imperialismo, patriarcado. Bell hooks, feminista afro-americana,
também promoveu a aproximação do pensamento freiriano nos movimentos
feministas. Nessa perspectiva, utilizamos como referências Freire e hooks, pois foram
fundamentais para nossas considerações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte brincante e saúde : reflexões de um palhaço | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relato de experiência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study Playing Art and Health: Reflections of a Clown analyzes and reports on the
experience of playing art and its contribution to popular health education. Based on
Paulo Freire's legacy, we clearly understand the need to combat the various forms of
domination, both economic and cultural. We question colonizing practices and values,
which establish their continent as the center, and other territories and peoples as
peripherals, developing the hierarchization of peoples and classes. During fieldwork,
we shared ancestral knowledge of playful art through dialogue and its practices, using
the culture circle methodology to contribute to scientific knowledge about practices in
art, culture, health, and education in the territories, demonstrating possibilities for
discussion and updating of art-education activities with the community. Our approach
was to treat art and play as a guiding axis in the exchange of knowledge, highlighting
them as fundamental for raising awareness of educational practices, as they are crucial
languages of interaction with the world. When we examine Paulo Freire's work, we
observe that it is possible to address the theme of traditional knowledge, playing, art,
health, and orally transmitted learning, related to the structuring contents of our society,
such as racism, capitalism, imperialism, and patriarchy. Bell Hooks, an AfricanAmerican feminist, also promoted the approximation of Freire's thought in feminist
movements. In this perspective, we used Freire and Hooks as references, as they were
fundamental to our considerations. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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