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Título: O inventário histórico cultural como ferramenta didática e o protagonismo das minorias : a experiência e a história das mulheres camponesas no Centro Educacional do Programa de Assentamento do Distrito FederaL - CED PAD DF
Autor(es): Luccas, Livia Gomes de
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Assunto: Mulheres - Brasil
Mulheres no campo
Educação do campo
Raça - gênero
Inventário
Data de publicação: 20-Dez-2023
Referência: LUCCAS, Livia Gomes de. O inventário histórico cultural como ferramenta didática e o protagonismo das minorias: a experiência e a história das mulheres camponesas no Centro Educacional do Programa de Assentamento do Distrito FederaL - CED PAD DF. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo central dessa dissertação, foi evidenciar o potencial didático e educativo do Inventário Social Histórico e Cultural em uma experiência realizada no Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal − CED PADDF, utilizando como base para nossa ação a reelaboração de propostas curriculares a partir das narrativas das mulheres camponesas daquela região, que foram entrevistadas para a construção do documento. No primeiro capítulo, traçamos um histórico da ocupação de terras da região PAD-DF, destacando como as questões relativas à raça estão imbricadas no processo. Trouxemos, também, um breve histórico da Educação do Campo e sua construção de luta contra-hegemônica. Analisamos, também, como a escola CED PAD-DF se encontra em sua caminhada em direção a tornar-se uma Escola do Campo. No segundo capítulo, analisamos o potencial didático do Inventário Social Histórico e Cultural e as contribuições da Pedagogia Socialista nesse contexto. Esse capítulo trouxe um breve histórico do feminismo e afirma a perspectiva da interseccionalidade como lente fundamental para refletirmos acerca das complexas dinâmicas sociais. No terceiro e último capítulo, detalhou-se o campo da pesquisa e o momento de (re)aproximação com a escola. Mobilizando predominantemente a categoria Atualidade. Esse trabalho representa, um esforço para articular as bases teóricas da Educação do Campo com a prática em sala de aula, exemplificando como tais concepções podem e devem ser traduzidas em abordagens pedagógicas concretas. Utilizamos o método qualitativo como abordagem metodológica e procuramos oferecer um exemplo de como as práticas educacionais podem alinhar-se aos princípios da Educação do Campo, reforçando a importância da contextualização e do diálogo constante entre teoria e prática no âmbito educacional. Através dessa abordagem, buscou-se não apenas enriquecer o processo de formação dos estudantes, mas também destacar que, para a construção de uma sociedade contraposta à hegemonia vigente e que vigore a justiça social para o povo camponês, precisamos nos organizar, dentro e fora da escola, em uma perspectiva descolonizada.
Abstract: The main objective of this dissertation was to highlight the didactic and educational potential of the Historical and Cultural Social Inventory, in an experience carried out at the Educational Center of the Directed Settlement Program of the Federal District − CED PAD-DF, using as a basis for our action to re-elaboration ' reworking ' the proposals curriculum based on narratives of peasant women from that region, who were interviewed for the construction of the document. In the first chapter, we trace a history of land occupation in the PAD DF region, highlighting how the issues related to race are intertwined in the process. We also brought a brief history of the Rural Education and its construction and struggle against thinking hegemonic. We also analyzed how the CED PAD-DF school is on its journey towards becoming a Rural School. In the second chapter, we analyze the didactic potential of the Historical and Cultural Social Inventory and the contributions of Socialist Pedagogy in this context. This chapter presents a brief history of feminism and affirms the perspective of intersectionality as a fundamental lens for reflecting on complex social dynamics. In the third and last chapter, the research field and moment of (re)approachment with the school were detailed. classroom, exemplifying how such conceptions can and should be translated into concrete pedagogical approaches. As nethodolohy we used qualitative method approach and try to offer an example of how educational practices can be aligned with the principles of Rural Education, reinforcing the importance of contextualization and constant dialogue between theory and practice in the educational field. Through this approach, we sought not only to enrich the students' training process, but also to highlight that, for the construction of a society opposed to the current hegemony and which enforces social justice for the peasant people, we need to organize ourselves, inside and outside of the school, in a decolonized perspective.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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