Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Devechi, Catia Piccolo Viero | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Glauciane Ferreira da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-19 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Glauciane Ferreira da Costa. As humanidades na formação do(a) professor(a) de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47062 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa analisou o lugar das humanidades nos cursos de formação de professores para
atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, buscou
alcançar os seguintes objetivos específicos: comparar os propósitos das resoluções CNE/CP nº.
1/2006, 2/2015 e 2/2019, no que se refere aos estudos em humanidades; averiguar o que tem
sido defendido pela Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da
Educação) em torno da formação de professores para atuação na educação infantil e anos
iniciais; conhecer a posição dos coordenadores dos cursos de pedagogia em relação à Resolução
CNE/CP nº. 2/2019 no que se refere a formação do professor que irá atuar na Educação Infantil
e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discutir a importância do estudo em humanidades na
formação do professor que irá atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Utilizando-se da
abordagem qualitativa, analisou as resoluções CNE/CP nº. 1/2006, 2/2015 e 2/2019 e de
projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia de universidades públicas brasileiras, aplicou
questionários e realizou entrevistas com os coordenadores dos mesmos cursos. A discussão
teórica teve como base as obras da filósofa norte-americana Martha Nussbaum
(2013,2014,2015) e de autores que tratam da formação humana, como Dalbosco (2015, 2019,
2021, 2022), Goergen (2016,2019, 2021), Biesta (2017), entre outros. Como resultado, a
pesquisa apontou a importância das humanidades na formação do(a) professor(a) para a
Educação Infantil e os Anos Iniciais, destacando a necessidade de uma base sólida nessas áreas
para formação crítica, ética e do pensar por si próprio diante da complexidade da educação de
crianças e da formação para a cidadania democrática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As humanidades na formação do(a) professor(a) de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Humanidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study scrutinized the role of the humanities in teacher training courses for professionals
engaged in Early Childhood Education and the Initial Years of Primary Education. In pursuit
of this objective, the research sought to achieve the following specific goals: to compare the
intentions outlined in resolutions CNE/CP no. 1/2006, 2/2015, and 2/2019, concerning
humanities studies; to investigate the stances advocated by Anfope (National Association for
the Training of Education Professionals) regarding teacher training for roles in early childhood
and initial years; to understand the perspectives of pedagogy course coordinators regarding
Resolution CNE/CP no. 2/2019 concerning the training of teachers for Early Childhood
Education and the Initial Years of Primary Education; and to deliberate on the significance of
humanities studies in the education of teachers for Early Childhood Education and the Initial
Years. Employing a qualitative approach, the study analyzed resolutions CNE/CP no. 1/2006,
2/2015, and 2/2019, as well as pedagogical projects from public universities in Brazil. It
administered questionnaires and conducted interviews with the coordinators of these courses.
The theoretical discourse was grounded in the works of American philosopher Martha
Nussbaum (2013, 2014, 2015) and authors addressing human formation, such as Dalbosco
(2015, 2019, 2021, 2022), Goergen (2016, 2019, 2021), Biesta (2017), among others. As a
result, the research underscored the significance of humanities in the training of teachers for
Early Childhood Education and the Initial Years, emphasizing the necessity of a robust
foundation in these areas for critical and ethical formation, fostering independent thinking
amidst the intricacies of child education and democratic citizenship development. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|