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MagnaEstefaniaDeSouzaTavares_DISSERT.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Maria Abádia dapt_BR
dc.contributor.authorTavares, Magna Estefânia de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T18:00:00Z-
dc.date.available2023-12-21T18:00:00Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-08-28-
dc.identifier.citationTAVARES, Magna Estefânia de Souza. A atuação do supervisor pedagógico nas escolas municipais de ensino fundamental I e II de Valparaíso de Goiás - 2016 a 2022. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47066-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, elegeu como objeto de investigação a atuação do Supervisor Pedagógico nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental I e II de Valparaíso de Goiás – 2016 a 2022. Propôs-se como objetivo geral analisar o trabalho e as ações do Supervisor Pedagógico nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental I e II quanto às dimensões da gestão escolar administrativa e pedagógica e os objetivos específicos: a) descrever as concepções teóricas e filosóficas do Supervisor Pedagógico e compreender as distintas funções/ações realizadas no trabalho do Supervisor Pedagógico; b) historicizar alguns aspectos da criação do município de Valparaíso de Goiás, do Sistema Municipal e do trabalho do Supervisor Pedagógico entre 1977-2022; c) compreender as relações entre o trabalho do Supervisor Pedagógico e a gestão escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental I e II. Problematizou-se: quais elementos do trabalho do Supervisor Pedagógico conduzem ao que parece ser uma indefinição de sua identidade profissional. O estudo aproximou-se das contribuições teóricometodológicas do método histórico-dialético por meio das categorias contradição e mediação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com aplicação de questionário online para os diretores, professores, coordenadores, supervisores, representante da Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato. Aponta as seguintes contradições: coexistem duas vertentes da Supervisão Pedagógica que jazem nas escolas municipais de Ensino Fundamental I e II, Supervisão Fiscalizadora e Supervisão Democrática. Persistem as divergências do trabalho do Supervisor Pedagógico e definição de sua atuação tanto em âmbito administrativo quanto pedagógico com a presença da Supervisão Fiscalizadora, Supervisão Articuladora e Supervisão Burocrática. Constatou-se contradições entre o exposto na legislação sobre suas atribuições com a prática do seu trabalho, indicando a equiparação das funções do Supervisor Pedagógico e do Coordenador Pedagógico, a desvalorização do trabalho supervisivo, a presença da gestão autoritária e da gestão democrática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA atuação do supervisor pedagógico nas escolas municipais de ensino fundamental I e II de Valparaíso de Goiás - 2016 a 2022pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordSupervisor pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDocentes - perfilpt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation, developed in the Post-Graduation in Education by the Faculty of Education of the University of Brasília (UnB), following the research line of Education Management and Public Policies, has chosen as object of investigation the performance of the Pedagogical Supervisor from the Primary City Schools (Stages I and II) in the municipality of Valparaíso in the State of Goiás – from 2016 to 2022. The initial goal that was originally conceived was to look into the conduct of the Pedagogical Supervisor of those schools relating to the range of the pedagogical and administrative school running and its specific objectives: a) describing the theorical and philosophical conceptions of the Pedagogical Supervisor and to comprehend their distinctive functions and actions accomplished during their actions; b) historicize some of the aspects as of the foundation of the municipality of Valparaíso de Goiás, of the Town Educational System and the work of the Pedagogical Supervisor between 1977 – 2022; c) to grasp the relations between the work of the Pedagogical Supervisor and the school management in the municipality primary schools stages I and II. It was problematized: what elements of the Pedagogical Supervisor’s work lead to what it seems an immeasurableness of their professional identity. The study zoomed in on the theoretical-methodological contributions from the historical-dialectical by means of contraction and mediation categories. It approaches a study of qualitative nature by submitting an on-line questionnaire to principals, teachers, coordinators, supervisors, the representant of the Board Secretary of Education from the Municipality and the Teacher’s Union. It leads to the following contradictions: two Pedagogical Supervision streams presently coexist in the Municipality Primary Schools Stages I and II, Inspecting Supervision and Democratic Supervision. The diverging views of the Pedagogical Supervisor’s duties remain as well as the specification of their duties both in the management and pedagogical spheres with their inspecting Supervisorial Presence, Articulating and Bureaucratic Supervisions. Contradictions have been found between what is set by the legislation as for their attributions and labor practices, naming the equivalation of the supervisor’s and Pedagogical Coordinator’s functions, the devaluation of the supervising practice, the presence of authoritative management and the democratic management.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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