Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zardo, Sinara Pollom | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Saron Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Saron Gomes. Perfil das meninas com altas habilidades/superdotação do ensino fundamental: um estudo do polo de Ceilândia/DF. 2023. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47073 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de Mestrado está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em
Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo geral
identificar o panorama das matrículas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação
(AH/SD) no ensino fundamental do Brasil e do Distrito Federal e analisar o perfil das meninas
atendidas no polo de Ceilândia/DF. Os objetivos específicos compreendem: a) mapear as
matrículas do/as estudantes com AH/SD nos âmbitos nacional e do Distrito Federal; b)
evidenciar a proporção de meninos e meninas com características de AH/SD no ensino
fundamental no contexto nacional e distrital; c) identificar as características predominantes das
meninas com AH/SD do ensino fundamental atendidas no polo Ceilândia. Para este estudo,
optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram
os dados censitários MEC/INEP (2015 a 2022) de matrícula de estudantes com AH/SD no
ensino fundamental no Brasil e no Distrito Federal e a análise de formulários de identificação
e relatórios de avaliação referentes ao período de 2015 a 2022 para identificar o perfil das
estudantes com Altas Habilidades do polo de Ceilândia. Apesar dos esforços do Distrito Federal
em implementar programas de atendimento e possuir diretrizes legais de combate à negligência
e discriminação, a inclusão desses estudantes ainda enfrenta desafios. Embora o número de
estudantes identificados com AH/SD seja maior do que a média nacional, em termos
percentuais, esse número ainda é baixo. A falta de inclusão também afeta as meninas, indicando
negligência na identificação. Em nível nacional, Distrital e local, o número de meninas é muito
menor que o de meninos atendidos. Além de manifestar as características de AH/SD, as meninas
precisam apresentar outros atributos para serem enxergadas por aqueles que as indicam para o
atendimento especializado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Perfil das meninas com altas habilidades/superdotação do ensino fundamental : um estudo do polo de Ceilândia/DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Master's dissertation is linked to the Comparative Studies in Education (ECOE) research
line and the Generations and Youth Research Group (GERAJU), of the Postgraduation Program
in Education at University of Brasília (UnB) and has the general aim identify the panorama of
enrollments of talented/gifted students in elementary education in Brazil and the Federal
District and analyze the profile of the girls attended at the center of Ceilândia/DF. The specific
objectives include: a) to map the enrollment of talented/gifted students at the national and
Federal District levels; b) to evidence the proportion of talented/gifted boys and girls
characteristics in elementary school in the national and district context; c) to identify the
predominant characteristics of talented/gifted girls in elementary school attended at the
Ceilândia pole. For this study a qualitative approach of case study type was chosen. The
instruments used were the MEC/INEP census data (2015 to 2022) of enrollment of
talented/gifted students in elementary education in Brazil and the Federal District and the
analysis of identification forms and evaluation reports referring to the period from 2015 to 2022
to identify the profile of talented/gifted students at the Ceilândia center. Despite the Federal
District’s efforts to implement assistance programs and its legal guidelines to combat
negligence and discrimination, the inclusion of these students still faces challenges. Although
the number of talented/gifted students identified is higher than the national average, in
percentage terms, this number is still low. The lack of inclusion also affects girls, indicating
neglect of identification. At national, district and local levels, the number of girls is much
smaller than the number of boys attended. In addition to manifesting the characteristics of
talented/gifted students, girls need to present other attributes to be seen by those who refer them
to specialized care. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|