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ElizanaMonteiroDosSantos_TESE.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMolina, Mônica Castagnapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Elizana Monteiro dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T21:43:21Z-
dc.date.available2023-12-21T21:43:21Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-04-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizana Monteiro dos. A auto-organização e a formação docente emancipatória na licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: reflexões a partir da experiência da turma Gabriela Monteiro. 2023. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47082-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA tese intitulada “A Auto-organização e a Formação Docente Emancipatória na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: reflexões a partir da experiência da Turma Gabriela Monteiro” é resultado da pesquisa desenvolvido no âmbito do programa de Pós-Graduação em Educação, da linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo da Universidade de Brasilia. A pesquisa objetivou analisar os aprendizados construídos nos tempos educativos dedicados à auto-organização dos educandos da Turma Gabriela Monteiro da LEdoC, nas diferentes instâncias organizativas do curso, que ocorrem no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade, bem como buscar elementos de sua repercussão nas práticas educativas e que apontem para uma perspectiva emancipatória. O estudo partiu da tese de que a auto-organização dos estudantes da LEdoC UnB procura desenvolver espaços coletivos para o exercício democrático e a gestão de processos educativos, tanto no curso e na universidade em seus diferentes espaços democráticos, quanto na vida militante e comunitária dos educandos no movimento da Alternância nos Tempos Universidade e Comunidade. Buscando contextualizar a materialização da Educação do Campo, a partir da compreensão de sua completa indissociabilidade da Questão Agraria, dos desafios da realização da Reforma Agrária Popular, o processo de institucionalização da Educação do Campo como construção coletiva, resultado de parcerias constituídas entre movimentos sociais e a universidade. Com referencial nas experiências da Educação Socialista Russa, da Escola Comuna, Escola Unitária e a formação de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a auto-organização na perspectiva da formação do professor/educador militante intelectual orgânico. A organicidade é o processo formativo desenvolvido pela LEdoC, que se assenta sobre o princípio da práxis, onde teoria e prática constituem uma unidade formativa, coerente com seu principal objetivo: transformar a forma escolar. Esta pesquisa baseou - se nos principais pressupostos epistemológicos do Materialismo Histórico-dialético (MHD), fundamentada na materialidade e na epstemologia da práxis. Os principais mecanismos de investigação foram as rodas de conversa, a análise documental e a observação participante com o registro escrito, em áudio e vídeo. Após o exame de todo o material a partir da análise de conteúdo e do discurso, encontramos, dentre outras, as categorias: Auto-organização do estudantes; o Trabalho comoPrincípio Educativo; Formação docente Emancipatória; Educação Socialista e Identidades de Luta, a partir destas, pela análise de conteúdo e discurso, conclui se que em articulação com a organicidade dos estudantes, com vistas à transformação social, a auto organização contribui para formação de educadores na perspectiva emancipatória, e que a atuação na organicidade desencadeia processos educativos emancipatórios com vistas a formar Intelectuais Orgânicos da Classe Trabalhadora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA auto-organização e a formação docente emancipatória na licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: reflexões a partir da experiência da turma Gabriela Monteiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.subject.keywordEstudantes de pós-graduação - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordOrganicidadept_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The thesis entitled "The Self-Organization and the Emancipatory Teacher Training in the Degree in Rural Education at the University of Brasilia: reflections from the experience of Gabriela Monteiro Class" is the result of the research project developed under the Post-Graduation in Education program, of the Environmental Education and Rural Education research line at the University of Brasilia. The research aimed at analyzing the learning constructed in the educational times dedicated to selforganization of the students of the Gabriela Monteiro Class of LEdoC, in the different organizational instances of the course, which take place in the University Time and in the Community Time, as well as to search for elements of its repercussion in the educational practices and that point to an emancipatory perspective. This research started from the thesis that the self-organization of the students of LEdoC UnB seeks to develop collective spaces for the democratic exercise and the management of educational processes, both in the course and in the university in its different democratic spaces, and in the militant and communitarian life of the students in the Alternating Cycle movement in the University and Community Times. It seeks to contextualize the materialization of Rural Education, starting from the comprehension of its complete inseparability from the Agrarian Question, the challenges of the realization of Popular Agrarian Reform, the process of institutionalization of Rural Education as a collective construction, the result of partnerships established between social movements and the university. With reference to the experiences of Russian Socialist Education, the Commune School, the Unitarian School and the formation of militants of the Landless Rural Workers Movement for self-organization in the perspective of the formation of the organic intellectual militant teacher/educator. Organicity is the formative process developed by LEdoC, which is based on the principle of praxis, where theory and practice constitute a formative unit, coherent with its main objective: to transform the school form. This research was based on the main epistemological assumptions of the Historical-Dialectical Materialism, founded on the materiality and epistemology of praxis. The main mechanisms of investigation were the conversation rounds, document analysis, and participant observation with written, audio, and video records. After examining all the material from content and discourse analysis, we found, among others, the categories: Students' Self-Organization; Labor as an Educational Principle; Emancipatory Teacher Training; Socialist Education and Struggle Identities, from these, by content and discourse analysis, it is concluded that in articulation with students' organicity, with a view to social transformation, selforganization contributes to educator training in the emancipatory perspective, and that acting in organicity triggers emancipatory educational processes with a view to forming Working Class Organic Intellectuals.en
dc.description.abstract2La tesis titulada “Autoorganización y Formación Emancipadora de Profesores en la Licenciatura en Educación Rural de la Universidad de Brasilia: reflexiones a partir de la experiencia del Grupo Gabriela Monteiro” es el resultado del proyecto de investigación desarrollado en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación, de la línea de investigación Educación Ambiental y Educación Rural de la Universidad de Brasilia. La investigación tuvo como objetivo analizar el aprendizaje construido en los tiempos educativos dedicados a la autoorganización de los estudiantes del Grupo Gabriela Monteiro de LEdoC, en las diferentes instancias organizativas del curso, que ocurren en Tempo Universidade y Tempo Comunidade, así como buscar elementos de su repercusión en las prácticas educativas y que apunten a una perspectiva emancipatoria. Esta investigación partió de la tesis de que la autoorganización de los estudiantes de la LEdoC UnB busca desarrollar espacios colectivos para el ejercicio y la gestión democrática de los procesos educativos, tanto en el curso como en la universidad en sus diferentes espacios democráticos, así como en la militancia. y vida comunitaria de los estudiantes estudiantes en el movimiento de Alternancia en Tiempos Universitarios y Comunitarios. la Universidad. Con referencia en las experiencias de la Educación Socialista Rusa, la Escuela Comunal, la Escuela Unitaria y la formación de militantes del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra para la autoorganización en la perspectiva de la formación del docente/educador militante intelectual orgánico. La organicidad es el proceso formativo desarrollado por LEdoC, que se basa en el principio de la praxis, donde la teoría y la práctica constituyen una unidad formativa, coherente con su principal objetivo: transformar la forma escolar. Esta investigación se basó en los principales presupuestos epistemológicos del Materialismo Histórico-dialéctico, fundamentados en la materialidad y la epistemología de la praxis. Los principales mecanismos de investigación fueron las ruedas de conversación, el análisis de documentos y la observación participante congrabaciones escritas, de audio y video. Luego de examinar todo el material a partir del análisis de contenido y discurso, encontramos, entre otras, las siguientes categorías: Autoorganización del estudiante; el trabajo como principio educativo; Formación docente emancipadora; Educación Socialista y Lucha por las Identidades, a partir de éstas, a través del análisis de contenido y discurso, se concluye que en conjunto con la organicidad de los estudiantes, con miras a la transformación social, la autoorganización contribuye a la formación de los educadores en la perspectiva emancipadora, y que el actuar en la organicidad desencadena procesos educativos emancipatorios con miras a formar Intelectuales Orgánicos de la Clase Obrera.es
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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