Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Elizana Monteiro dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elizana Monteiro dos. A auto-organização e a formação docente emancipatória na licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: reflexões a partir da experiência da turma Gabriela Monteiro. 2023. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47082 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese intitulada “A Auto-organização e a Formação Docente Emancipatória na
Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: reflexões a partir
da experiência da Turma Gabriela Monteiro” é resultado da pesquisa desenvolvido no
âmbito do programa de Pós-Graduação em Educação, da linha de Pesquisa
Educação Ambiental e Educação do Campo da Universidade de Brasilia. A pesquisa
objetivou analisar os aprendizados construídos nos tempos educativos dedicados à
auto-organização dos educandos da Turma Gabriela Monteiro da LEdoC, nas
diferentes instâncias organizativas do curso, que ocorrem no Tempo Universidade e
no Tempo Comunidade, bem como buscar elementos de sua repercussão nas
práticas educativas e que apontem para uma perspectiva emancipatória. O estudo
partiu da tese de que a auto-organização dos estudantes da LEdoC UnB procura
desenvolver espaços coletivos para o exercício democrático e a gestão de processos
educativos, tanto no curso e na universidade em seus diferentes espaços
democráticos, quanto na vida militante e comunitária dos educandos no movimento
da Alternância nos Tempos Universidade e Comunidade. Buscando contextualizar a
materialização da Educação do Campo, a partir da compreensão de sua completa
indissociabilidade da Questão Agraria, dos desafios da realização da Reforma Agrária
Popular, o processo de institucionalização da Educação do Campo como construção
coletiva, resultado de parcerias constituídas entre movimentos sociais e a
universidade. Com referencial nas experiências da Educação Socialista Russa, da
Escola Comuna, Escola Unitária e a formação de militantes do Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra para a auto-organização na perspectiva da formação
do professor/educador militante intelectual orgânico. A organicidade é o processo
formativo desenvolvido pela LEdoC, que se assenta sobre o princípio da práxis, onde
teoria e prática constituem uma unidade formativa, coerente com seu principal
objetivo: transformar a forma escolar. Esta pesquisa baseou - se nos principais
pressupostos epistemológicos do Materialismo Histórico-dialético (MHD),
fundamentada na materialidade e na epstemologia da práxis. Os principais
mecanismos de investigação foram as rodas de conversa, a análise documental e a
observação participante com o registro escrito, em áudio e vídeo. Após o exame de
todo o material a partir da análise de conteúdo e do discurso, encontramos, dentre
outras, as categorias: Auto-organização do estudantes; o Trabalho comoPrincípio
Educativo; Formação docente Emancipatória; Educação Socialista e Identidades de
Luta, a partir destas, pela análise de conteúdo e discurso, conclui se que em
articulação com a organicidade dos estudantes, com vistas à transformação social, a
auto organização contribui para formação de educadores na perspectiva
emancipatória, e que a atuação na organicidade desencadeia processos educativos
emancipatórios com vistas a formar Intelectuais Orgânicos da Classe Trabalhadora. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A auto-organização e a formação docente emancipatória na licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: reflexões a partir da experiência da turma Gabriela Monteiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes de pós-graduação - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis entitled "The Self-Organization and the Emancipatory Teacher Training in
the Degree in Rural Education at the University of Brasilia: reflections from the
experience of Gabriela Monteiro Class" is the result of the research project developed
under the Post-Graduation in Education program, of the Environmental Education and
Rural Education research line at the University of Brasilia. The research aimed at
analyzing the learning constructed in the educational times dedicated to selforganization of the students of the Gabriela Monteiro Class of LEdoC, in the different
organizational instances of the course, which take place in the University Time and in
the Community Time, as well as to search for elements of its repercussion in the
educational practices and that point to an emancipatory perspective. This research
started from the thesis that the self-organization of the students of LEdoC UnB seeks
to develop collective spaces for the democratic exercise and the management of
educational processes, both in the course and in the university in its different
democratic spaces, and in the militant and communitarian life of the students in the
Alternating Cycle movement in the University and Community Times. It seeks to
contextualize the materialization of Rural Education, starting from the comprehension
of its complete inseparability from the Agrarian Question, the challenges of the
realization of Popular Agrarian Reform, the process of institutionalization of Rural
Education as a collective construction, the result of partnerships established between
social movements and the university. With reference to the experiences of Russian
Socialist Education, the Commune School, the Unitarian School and the formation of
militants of the Landless Rural Workers Movement for self-organization in the
perspective of the formation of the organic intellectual militant teacher/educator.
Organicity is the formative process developed by LEdoC, which is based on the
principle of praxis, where theory and practice constitute a formative unit, coherent with
its main objective: to transform the school form. This research was based on the main
epistemological assumptions of the Historical-Dialectical Materialism, founded on the
materiality and epistemology of praxis. The main mechanisms of investigation were
the conversation rounds, document analysis, and participant observation with written,
audio, and video records. After examining all the material from content and discourse
analysis, we found, among others, the categories: Students' Self-Organization; Labor
as an Educational Principle; Emancipatory Teacher Training; Socialist Education and
Struggle Identities, from these, by content and discourse analysis, it is concluded that
in articulation with students' organicity, with a view to social transformation, selforganization contributes to educator training in the emancipatory perspective, and that
acting in organicity triggers emancipatory educational processes with a view to forming
Working Class Organic Intellectuals. | en |
dc.description.abstract2 | La tesis titulada “Autoorganización y Formación Emancipadora de Profesores en la
Licenciatura en Educación Rural de la Universidad de Brasilia: reflexiones a partir de
la experiencia del Grupo Gabriela Monteiro” es el resultado del proyecto de
investigación desarrollado en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación, de
la línea de investigación Educación Ambiental y Educación Rural de la Universidad de
Brasilia. La investigación tuvo como objetivo analizar el aprendizaje construido en los
tiempos educativos dedicados a la autoorganización de los estudiantes del Grupo
Gabriela Monteiro de LEdoC, en las diferentes instancias organizativas del curso, que
ocurren en Tempo Universidade y Tempo Comunidade, así como buscar elementos
de su repercusión en las prácticas educativas y que apunten a una perspectiva
emancipatoria. Esta investigación partió de la tesis de que la autoorganización de los
estudiantes de la LEdoC UnB busca desarrollar espacios colectivos para el ejercicio y
la gestión democrática de los procesos educativos, tanto en el curso como en la
universidad en sus diferentes espacios democráticos, así como en la militancia. y vida
comunitaria de los estudiantes estudiantes en el movimiento de Alternancia en
Tiempos Universitarios y Comunitarios. la Universidad. Con referencia en las
experiencias de la Educación Socialista Rusa, la Escuela Comunal, la Escuela Unitaria
y la formación de militantes del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra para
la autoorganización en la perspectiva de la formación del docente/educador militante
intelectual orgánico. La organicidad es el proceso formativo desarrollado por LEdoC,
que se basa en el principio de la praxis, donde la teoría y la práctica constituyen una
unidad formativa, coherente con su principal objetivo: transformar la forma escolar.
Esta investigación se basó en los principales presupuestos epistemológicos del
Materialismo Histórico-dialéctico, fundamentados en la materialidad y la epistemología
de la praxis. Los principales mecanismos de investigación fueron las ruedas de
conversación, el análisis de documentos y la observación participante congrabaciones
escritas, de audio y video. Luego de examinar todo el material a partir del análisis de
contenido y discurso, encontramos, entre otras, las siguientes categorías:
Autoorganización del estudiante; el trabajo como principio educativo; Formación
docente emancipadora; Educación Socialista y Lucha por las Identidades, a partir de
éstas, a través del análisis de contenido y discurso, se concluye que en conjunto con
la organicidad de los estudiantes, con miras a la transformación social, la
autoorganización contribuye a la formación de los educadores en la perspectiva
emancipadora, y que el actuar en la organicidad desencadena procesos educativos
emancipatorios con miras a formar Intelectuales Orgánicos de la Clase Obrera. | es |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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