Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47084
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FlaviaTavaresBeleza_TESE.pdf11,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A mediação social transformadora : um estudo sobre processos de subjetivação política na experiência do projeto Estudar em Paz
Autor(es): Beleza, Flávia Tavares
Orientador(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Mediação social
Subjetivação política
Neoliberalismo
Violência
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: BELEZA, Flávia Tavares. A mediação social transformadora : um estudo sobre processos de subjetivação política na experiência do projeto Estudar em Paz. 2023. 238 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Na contemporaneidade, os modos de subjetivação se dão sob a égide do neoliberalismo, uma nova racionalidade política do capitalismo que, pelo seu caráter sistêmico, estrutura as ações do governo e a conduta dos governados, estendendo a lógica do capital a todas as relações sociais e esferas da vida. Tal racionalidade afeta diretamente os contextos educativos, difundindo uma educação despolitizada e antidemocrática, gerando violências de todo tipo e um mal-estar que abala o cotidiano das escolas. Daí a importância de desenvolver e pesquisar práxis educativas que possam desencadear novos processos de subjetivação, em contraposição à proposta neoliberal. Nesse sentido, o presente trabalho investigou a mediação social transformadora, uma práxis político-educativa desenvolvida pelo projeto Estudar em Paz, e como ela desencadeia processos de subjetivação política nos contextos educativos, diferentes dos processos subjetivos decorrentes do neoliberalismo. Essa mediação foi gestada junto ao Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP), da Universidade de BrasíliaUnB, para atender aos objetivos do projeto Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar, um projeto de extensão que há 13 anos está em atividade na rede pública de ensino do Distrito Federal, atuando em contextos de violência, exclusão e desigualdade social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, com estudo de casos múltiplos em duas escolas do Distrito Federal, cuja análise dos dados foi norteada pelos princípios da Análise Temática Indutiva. O estudo revelou que as mediações coletivas do projeto, na perspectiva da mediação social transformadora, abrem e alargam os espaços coletivos de fala, escuta, participação e de explicitação do conflito, da violência e do dissenso nos contextos educativos. Assim, criam, reparam e fortalecem o laço social e permitem uma multiplicidade de novas partilhas do sensível. Dessa forma, como movimento de contraconduta, desencadeiam processos de subjetivação política diferentes dos processos subjetivos neoliberais.
Abstract: In contemporary times, the modes of subjectivation take place under the aegis of neoliberalism, a new political rationality of capitalism that, due to its systemic character, structures government actions and the conduct of the governed, extending the logic of capital to all social relations and spheres of life. Such rationality directly affects educational contexts, spreading a depoliticized and anti-democratic education, generating violence of all kinds and a malaise that undermines daily life of students. Hence the importance of developing and researching educational praxis that can trigger new processes of subjectivation, as opposed to the neoliberal proposal. In this sense, the present work investigated transforming social mediation, a political-educational praxis developed by the Estudar em Paz (Study in Peace) project, and how it triggers processes of political subjectivation in educational contexts, different from the subjective processes resulting from neoliberalism. This mediation was conceived together with the Center for Peace and Human Rights Studies (NEP) at the University of Brasília-UnB, to meet the objectives of the project Estudar em Paz: mediation of conflicts in the school context, an extension project that has 13 years has been active in the public school system in the Federal District, working in contexts of violence, exclusion and social inequality. This is a qualitative research of exploratory nature, with multiple case studies in two schools in the Federal District, whose data analysis was guided by the principles of Inductive Thematic Analysis. The study revealed that the project's collective mediations, from the perspective of transformative social mediation, open and expand collective spaces for speech, listening, participation and explanation of conflict, violence and dissent in educational contexts. Thus, they create, repair and strengthen the social bond and allow for a multitude of shared sensibilities. In this regard, as a counter-conduct movement, they trigger processes of political subjectivation that are different from the subjective neoliberal processes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.