Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47085
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FranciscoValmirDaSilva_TESE.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Veredas, meandros e convergências para o fazer pedagógico dos docentes na escola do campo : do livro didático aos recursos educacionais digitais
Autor(es): Silva, Francisco Valmir da
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Educação do campo
Recursos didáticos digitais
Professores - percepção
Manual do professor
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: SILVA, Francisco Valmir da. Veredas, meandros e convergências para o fazer pedagógico dos docentes na escola do campo: do livro didático aos recursos educacionais digitais. 2023. 220 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta tese teve como objetivo analisar criticamente a percepção de docentes sobre a interrelação entre os livros didáticos do PNLD/2019 dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os Recursos Educacionais Digitais (RED) em escolas do campo do Distrito Federal. Para tanto, buscamos compreender qual a influência dos livros didáticos na percepção de professores em relação à escola do campo, identificar as concepções de educadores acerca dos RED e compreender como esses recursos aparecem nos livros didáticos. Teoricamente, nos apoiamos em Arroyo, Caldart e Molina (2011) em relação às questões do campo; Bueno e Carniel (2015), em relação aos recursos digitais; Freitag, Mota e Costa (1987), Silva e Chelotti (2018) sobre os livros didáticos; Williams (1979) sobre a tradição seletiva, entre outros. O método utilizado para analisar os dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), predominantemente qualitativo, por meio de levantamento de conteúdo do material didático do professor. Foram examinados 11 manuais do professor do PNLD/2019 do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e 29 entrevistas foram realizadas com docentes de 10 escolas do campo das Coordenações Regionais de Ensino de Planaltina-DF e Sobradinho-DF. Como resultados, obtivemos que o espaço do campo nos livros didáticos analisados está associado à cidade; a política de distribuição do livro didático do campo foi interrompida em 2018, implicando na distribuição dos mesmos volumes para o campo e cidade em 2019, que foram elaborados de acordo com a BNCC; os componentes curriculares que refletem o campo são geografia e história. No que se refere à percepção dos docentes, a maioria utiliza o livro didático frequentemente em formato impresso; acreditam que os conteúdos desses livros são imparciais, embora alguns reconheçam que os conteúdos replicam uma visão hegemônica do mundo; os professores entrevistados são favoráveis ao uso de materiais específicos para escola do campo, pois reconhecem que essas escolas devem utilizar materiais diferentes das escolas urbanas; eles acreditam que os livros didáticos que estavam utilizando no momento das entrevistas não representam os estudantes; os professores escolheram a escola do campo para trabalhar em função da proximidade de sua residência, da aparente tranquilidade; eles percebem e fazem uso de RED, em suas aulas, que foram sugeridos pelos livros para ampliação dos conteúdos, como sites, filmes, CD-música, vídeos, atividades e livros em PDF. Concluímos que a construção do fazer pedagógico docente emerge na inter-relação entre os livros didáticos e os RED, sendo que aqueles são concebidos como prioritários enquanto estes são secundários. Nesse contexto, a percepção docente sobre o campo nos conteúdos escolares se inicia na BNCC, passa pelos livros didáticos, manuais docentes do PNLD e recursos digitais, assim, entendemos que esse processo é dinâmico e recebe influência de uma tradição que seleciona livros pensados para uma realidade urbana, mas são utilizados no campo, reafirmando uma hegemonia que se defronta com as contradições, resultando em novas disputas no plano simbólico, retratadas, sobretudo, nos livros didáticos, nos RED e nos movimentos em disputas por novas hegemonias.
Abstract: This thesis aimed to critically analyze teachers' perception regarding the interrelationship between the PNLD/2019 textbooks for the Initial Years of Elementary Education (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) and Digital Educational Resources (RED) in rural schools of the Distrito Federal. The objective was to understand the influence of textbooks on teachers' perceptions of rural schools, identify educators' conceptions about RED, and comprehend how these resources appear in textbooks. Theoretical frameworks relied on Arroyo, Caldart, and Molina (2011) regarding rural issues; Bueno and Carniel (2015) concerning digital resources; Freitag, Mota, and Costa (1987), Silva and Chelotti (2018) on textbooks; Williams (1979) on selective tradition, among others. The methodology employed to analyze the data was Bardin's Content Analysis (2011), predominantly qualitative, involving content survey of teachers' instructional materials. Eleven teacher's manuals from PNLD/2019 for the 3rd, 4th, and 5th grades of Elementary Education (Ensino Fundamental) were examined, and 29 interviews were conducted with teachers from 10 rural schools in the Regional Educational Coordination of Planaltina-DF and Sobradinho-DF. Results indicated that the representation of rural spaces in the analyzed textbooks is associated with urban areas; the policy of distributing rural textbooks was halted in 2018, resulting in the same textbooks being distributed to both rural and urban areas in 2019, aligned with the BNCC (Base Nacional Comum Curricular); geography and history are the curriculum components reflecting rural aspects. Regarding teachers' perceptions, the majority frequently uses printed textbooks, believing their content to be impartial, although some acknowledge the replication of a hegemonic worldview. Teachers favor the use of specific materials for rural schools, recognizing the need for different materials compared to urban schools. They believe that the textbooks they were using at the time of the interviews did not represent the students. Teachers chose to work in rural schools due to proximity to their residence and perceived tranquility. They perceive and utilize RED suggested by textbooks in their classes for content expansion, such as websites, films, CDs, videos, activities, and PDF books. The conclusion drawn was that the pedagogical construction of teaching emerges from the interrelationship between textbooks and RED, with textbooks considered primary while RED is secondary. In this context, teachers' perception of rural content in educational materials begins with the BNCC, moves through textbooks, PNLD teacher's manuals, and digital resources. This process is dynamic and influenced by a tradition that selects books designed for urban realities but used in rural areas, reaffirming a hegemony that faces contradictions, resulting in new symbolic disputes primarily evident in textbooks, RED, and movements striving for new hegemonies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.