Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | pt_BR |
dc.contributor.author | Bellucci, Jackeline Neres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-23 | - |
dc.identifier.citation | BELLUCCI, Jackeline Neres. Estratégias educativas baseadas na exploração de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão orientadas para alunos diagnosticados ou com indicativos de transtornos de aprendizagem: a perspectiva do docente. 2023. xxiv, 212 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47090 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), utilizadas como
mediadoras do processo de ensino-aprendizagem, exibem potencial para promover
importantes contribuições no que se refere ao planejamento e à mediação pedagógica, em
especial, para alunos com Transtornos de Aprendizagem (TA), principalmente, os transtornos
da leitura, da expressão escrita e da matemática. Contudo, os principais estudos associados as
TICE e aos TA disponíveis na literatura têm como foco o aluno e nem sempre o agente
multiplicador e replicador da estratégia, que é o professor. Consequentemente, o potencial que
a contribuição docente pode trazer para a estratégia educativa não tem sido plenamente
colocada em evidência. Diante desse contexto, o objetivo central desta tese foi identificar
como a perspectiva do professor, que reflete suas necessidades, experiências, expectativas e
condições de contorno (formação, ambiente social, cultura, ecossistema escolar e alunos),
pode contribuir para o aumento da eficácia da prática e operacionalização de sua intervenção
docente, mediadas por TICE, destinada ao trabalho pedagógico com indivíduos
diagnosticados ou com indicativos de TA, em especial, a dislexia, a disortografia e disgrafia e
a discalculia. A abordagem metodológica, de natureza mista (quantitativa e qualitativa), focou
principalmente no desenvolvimento de um quadro teórico-geral baseado na análise de 16
estratégias fundamentadas em TICE e na pesquisa exploratória junto a uma amostra de 60
docentes para a identificação de suas principais necessidades nesse contexto. Como principais
resultados, destacam-se: (i) a elaboração de um compêndio com 16 estratégias educacionais,
baseadas em TICE, para o ensino de alunos diagnosticados ou com indícios de TA, em
especial a dislexia (6 estratégias), a disortografia ou disgrafia (5 estratégias) e a discalculia (5
estratégias); (ii) a identificação de que quase 70% dos docentes ouvidos nunca foram
convidados a contribuir com a construção de metodologias ou estratégias baseadas em TICE,
assim como mais de 40% dos docentes ouvidos entendem que poderiam contribuir com
diversas dimensões dessa construção; e (iii) devido à multidimensionalidade e à complexidade
do contexto educacional, a teoria do Interativismo Colaborativo foi identificada como a principal candidata, até o presente momento, para tentar propor e entender os mecanismos que conectam o ambiente escolar, as relações educacionais utilizando TICE e as variáveis
adicionais trazidas pelos alunos com TA. Os resultados apontam para a confirmação e
ampliação do conhecimento sobre como a perspectiva docente pode potencializar e contribuir
para as estratégias educacionais mediadas por TICE, para facilitar a intervenção pedagógica
junto a alunos diagnosticados ou com indicativos de TA. Apontam também para a
confirmação da subutilização da experiência e conhecimento docente na construção das
estratégias didáticas baseadas em TICE e para a teoria do Interativismo Colaborativo como
principal teoria, até o momento, capaz de descrever e explicar as relações entre as diversas
variáveis envolvidas nas atividades educacionais estudadas neste trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estratégias educativas baseadas na exploração de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão orientadas para alunos diagnosticados ou com indicativos de transtornos de aprendizagem : a perspectiva do docente | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtornos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - percepção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Digital Technologies of Information, Communication and Expression (DTICE) used as
facilitators in the teaching and learning processes show potential to promote important
contributions in relation to pedagogical planning and mediation, especially for students with
Learning Disorders (LD), in special for reading, writing, and math disorders. However, the
main studies available in the literature on DTICE and LD focus on the student rather than the
teacher that is the main multiplier and replicator of teaching strategies. Consequently, the
potential of teaching contribution has not been fully explored and properly highlighted. The
main objective of this thesis is to identify how the teaching perspective, which reflects their
needs, experiences, scholar conditions (education, social environment, culture, school
ecosystem and students) and expectations, can contribute to increasing the effectiveness of the
teaching practice and operation of teaching activities, based on DTICE in pedagogical
practices for individuals diagnosed with or showing signs of LD, specifically dyslexia,
dysgraphia, and dyscalculia. The methodology adopted was the mixed method (mixing of
quantitative and qualitative methods) and focused mainly on developing a general theoretical
framework based on the analysis of 16 DTICE-based strategies and exploratory research with
a sample of 60 teachers to identify their main needs in this context. The main results include:
(i) the development of a repertoire of 16 educational strategies based on DTICE for teaching
individuals with or showing signs of LD, specifically dyslexia (6 strategies), dysgraphia or
dysorthography (5 strategies) and dyscalculia (5 strategies); (ii) the identification that almost
70% of the teachers interviewed were never invited to contribute to the construction of
methodologies or strategies based on DTICE, as well as more than 40% of the teachers
understand that they could contribute to various dimensions of this construction; and (iii) due
to the multidimensionality and complexity of the educational context, the Collaborative
Interactivism theory was identified as the main candidate to propose and understand the
mechanisms that connect the school environment, the educational relationships using DTICE,
and the additional variables brought by students with LD. The results point to the
confirmation and expansion of knowledge about how the teaching perspective can enhance and contribute to educational strategies facilitated by DTICE to facilitate pedagogical intervention for students with or showing signs of LD. The results also point to the
confirmation of the underutilization of teacher's experience and knowledge in the construction
of DTICE-based didactic strategies and the potential of the Collaborative Interactivism theory
to understand these processes. | en |
dc.description.abstract2 | Las Tecnologías Digitales de Información, Comunicación y Expresión (TDICE), utilizadas
como mediadoras del proceso de enseñanza aprendizaje, tienen el potencial de promover
importantes contribuciones en lo que se refiere a la planificación y mediación pedagógica,
especialmente para los estudiantes con Trastornos de Aprendizaje (TA), principalmente, los
trastornos de lectura, expresión escrita y matemáticas. Sin embargo, los principales estudios
asociados con TDICE y TA disponibles en la literatura se centran en el estudiante y no en el
agente multiplicador y replicador de la estrategia, que es el profesor. Además, el potencial que
puede tener la contribución docente para la estrategia educativa no ha sido plenamente
explotado y resaltado adecuadamente. En este contexto, el objetivo central de esta tesis es
identificar cómo la perspectiva del docente, que refleja sus necesidades, experiencias,
condiciones escolares (formación, entorno social, cultura, ecosistema escolar y alumnos) y
expectativas, puede contribuir al aumento de la eficacia de la práctica y operacionalización de
la enseñanza hecha por el docente, mediadas por TDICE, destinadas a la practica pedagógica
de individuos diagnosticados o con indicios de TA, especialmente, la dislexia, disortografía,
disgrafía y discalculia. El enfoque metodológico, de naturaleza mixta (cuantitativo y
cualitativo), se centró en el desarrollo de un marco teórico-general basado en el análisis de 16
estrategias fundamentadas en TDICE y en la investigación exploratoria junto a una muestra de
60 docentes para la identificación de sus principales necesidades en este contexto. Como
principales resultados, se destacan: (i) la elaboración de un repertorio con 16 estrategias
educativas basadas en TDICE para la enseñanza de estudiantes diagnosticados o con indicios
de trastornos de aprendizaje, especialmente la dislexia (6 estrategias), la disortografía o
disgrafía (5 estrategias) y la discalculia (5 estrategias); (ii) la identificación de que casi el 70%
de los docentes encuestados nunca fueron invitados a contribuir en la construcción de
metodologías o estrategias basadas en TDICE, y más del 40% de los docentes encuestados
entienden que podrían contribuir en diversas dimensiones en esta construcción; y (iii) debido
a la multidimensionalidad y complejidad del contexto educativo, se identificó la teoría de Interactivismo Colaborativo como la principal candidata, hasta el momento, para proponer y
entender los mecanismos que conectan el ambiente escolar, las relaciones educativas
utilizando TDICE y las variables adicionales traídas por los estudiantes con TA. Los
resultados apuntan a la confirmación y ampliación del conocimiento acerca de cómo la
perspectiva docente puede potenciar y contribuir a las estrategias educativas mediadas por
TDICE, para facilitar la intervención pedagógica con alumnos diagnosticados o con indicios
de TA. También apuntan a la confirmación de la infrautilización de la experiencia y el
conocimiento docente en la construcción de estrategias didácticas basadas en TDICE y a la
teoría del Interactivismo Colaborativo como teoría principal, hasta el momento, capaz de
describir y explicar las relaciones entre las diversas variables involucradas en actividades
educativas estudiadas en este trabajo. | ens |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|