http://repositorio.unb.br/handle/10482/47094
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MarcosFelipeFerreira_TESE.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Implicações da pandemia na mediação pedagógica sob o ponto de vista do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): o caso da licenciatura em pedagogia a distância |
Autor(es): | Ferreira, Marcos Felipe |
Orientador(es): | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto: | Mediação pedagógica Ensino a distância - ensino superior Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil) Pedagogia - licenciatura Covid-19 - educação |
Data de publicação: | 26-Dez-2023 |
Data de defesa: | 22-Mar-2023 |
Referência: | FERREIRA, Marcos Felipe. Implicações da pandemia na mediação pedagógica sob o ponto de vista do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): o caso da Licenciatura em Pedagogia a distância. 2023. xix, 166 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Os reflexos da pandemia da covid-19 são, a partir do início de 2020, devastadores para as sociedades mundiais e serão sentidos ainda por muito tempo. Esse fenômeno já está escrito na história como um dos que mais produziu óbitos, indistintamente, nas populações de todos os continentes. Ademais, ele afetou gravemente a economia mundial, deixou uma incontável quantidade de famílias dizimadas e de pessoas com sequelas físicas e psicológicas. Desde o início da crise sanitária e enquanto não havia vacinas, nem medicamentos, o poder público impôs o isolamento social. Atividades profissionais, comerciais e educacionais foram interrompidas, compulsoriamente, na sua forma presencial. Funcionaram apenas serviços de emergência. Essa situação atingiu gravemente os sistemas de ensino em todo o mundo, semeando e produzindo déficits educacionais incalculáveis. Mesmo com todos os esforços para mitigar a falta de aulas presenciais, os que mais sofreram foram os sistemas que já se submetiam historicamente a diversos desafios, como o do Brasil. A pesquisa em questão mostra, por intermédio de dados oficiais fornecidos pelos sistemas de avaliação do ensino superior, especialmente o ENADE, algumas das consequências produzidas pelo afastamento compulsório dos estudantes do ambiente escolar no momento da pandemia, sob o ponto de vista da mediação pedagógica na educação superior. Trata-se de um recorte temporal que tem como objeto de estudo o curso de Licenciatura em Pedagogia, com ênfase no ensino superior a distância. Espera-se que os resultados encontrados neste trabalho possam contribuir para que os sistemas de ensino tenham a possibilidade de rever e aperfeiçoar políticas de redução de danos de aprendizagem deixados por esse terrível momento histórico. É implícita, neste trabalho, a grande importância da atuação permanente das políticas de avaliação educacional, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que não são absolutas para dar cabo aos desafios educacionais, mas representam um dos balizadores que corroboram para a obtenção de uma educação de qualidade. |
Abstract: | The repercussions of the covid-19 pandemic are, from the beginning of 2020, devastating for world societies and will be felt for a long time to come. This phenomenon is already written in history as one of the causes of the most deaths, indistinctly, in the populations of all continents. Furthermore, it seriously affected the world economy, leaving countless families decimated and people with physical and psychological sequelae. Since the beginning of the health crisis and while there were no vaccines or medicines, the public authorities imposed social isolation. Professional, commercial and educational activities were compulsorily interrupted in their face-to-face form. Only emergency services worked. This situation seriously affected education systems around the world, sowing and producing incalculable educational deficits. Even with all the efforts to mitigate the lack of face-to-face classes, those that suffered the most were the systems that had historically submitted to various challenges, such as Brazil. The research in question shows, through official data provided by higher education evaluation systems, especially ENADE, some of the consequences produced by the compulsory removal of students from the school environment at the time of the pandemic, from the point of view of pedagogical mediation in college education. It is a temporal cut that has as object of study the Degree in Pedagogy, with emphasis on distance higher education. It is hoped that the results found in this work can contribute so that education systems have the possibility to review and improve policies to reduce learning damage left by this terrible historical moment. Implicit in this work is the great importance of the permanent performance of educational evaluation policies, such as the Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), which are not absolute to deal with educational challenges, but represent one of the beacons that corroborate to obtaining a quality education. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.