Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Roble Carlos Tenório | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-11 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Roble Carlos Tenório. Movendo os rios e a terra firme: a práxis pedagógica nos processos formativos da licenciatura em educação do campo na Amazônia tocantina. 2023. 209 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47099 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo intitulado “Movendo os rios e a terra firme: a práxis pedagógica nos
processos formativos da Licenciatura em Educação do Campo na Amazônia
Tocantina”, é fruto do vínculo no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de Brasília. Teve por objeto a análise da práxis pedagógica dos
egressos da Licenciatura em Educação do Campo, da UFPA-Cametá. As reflexões se
detiveram na premissa de compreender se a LEdoC contribui para a elevação
intelectual dos sujeitos do curso como elemento emancipador de classe para si. O
trabalho foi conduzido no campo do Materialismo Histórico-Dialético por estar contido
numa análise da realidade, investigando a práxis dos sujeitos organizados em
coletivos, em vista ao enfrentamento ao processo progressivista, eminente num
espaço da Amazônia com as obras da Hidrovia Araguaia-Tocantins.
Metodologicamente foram realizadas pesquisas de campo e documental, com
entrevistas e questionários semiestruturados, finalizados com análise categorial. Os
dados da pesquisa de campo foram produzidos em 04 (quatro) municípios da região
à jusante da Hidrelétrica de Tucuruí, com egressos da LEdoC dos territórios dos
municípios de Baião, Mocajuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru. Os sujeitos foram
organizados em 02 (duas) categorias: egressos da LEdoC e lideranças comunitárias,
todos com envolvimento nas ações contra as obras da hidrovia Araguaia-Tocantins.
A análise de dados indicou que os sujeitos egressos da LEdoC se constituíram com
ações que geram a práxis pedagógica em suas atuações e com elevação intelectual
de compreensão de classe, seus processos formativos tiveram por base as formações
nos tempos comunidades e na dimensão de gestão de processos comunitários
presentes no PPC da LEdoC. Nesta circunstância, afirma-se que a LEdoC do
Campus-Cametá, apesar das contradições, consegue dar conta da elevação
intelectual dos sujeitos que nela se forjam e produz elementos para enfrentar o
progressivismo na Amazônia Tocantina. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Movendo os rios e a terra firme : a práxis pedagógica nos processos formativos da licenciatura em educação do campo na Amazônia tocantina | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazônia - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis entitled "Moving rivers and dry land: the pedagogical praxis in the formative
processes of the Licentiate Degree in Rural Education in the Tocantins Amazon”, is
the fruit of the link to the Postgraduate Program in Education of the University of
Brasilia. It had as object the analysis of the pedagogical praxis of the graduates of the
Licentiate Degree in Rural Education, from UFPA-Cameta. The reflections focused on
the premise of understanding whether the License in Rural Education (LEdoC)
contributes to the intellectual elevation of the course subjects as a class emancipation
element for themselves. The work was conducted in the field of Historical-Dialectic
Materialism for it is contained in an analysis of reality, investigating the praxis of
subjects organized in collectives with a view to confronting the eminent progressive
process in an area of the Amazon with construction works on the Araguaia-Tocantins
Waterway. Methodologically, field and documentary research were carried out, with
interviews and semi-structured questionnaires, finalized with categorical analysis. Field
research data were produced in 04 (four) municipalities in the region downstream of
the Tucuruí Hydroelectric Plant, with LEdoC graduates from the territories of the
municipalities of Baião, Mocajuba, Cametá and Limoeiro do Ajuru. The subjects were
organized into 02 (two) categories: LEdoC graduates and community leaders, all
involved in actions against construction works on the Araguaia-Tocantins waterway.
Data analysis indicated that the subjects who graduated from LEdoC were constituted
with actions that generate pedagogical praxis in their actions and with intellectual
elevation of class understanding, their formation processes were based on training in
the communities and in the dimension of management of community processes
present in the LEdoC's Course Political-Pedagogical Projects (CPP).In this
circumstance it can be stated that LEdoC of Campus-Cametá , despite the
contradictions, manages to account for the intellectual elevation of the subjects that
are forged in it and produces elements to face progressivism in the Tocantins Amazon. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|