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Título: As festas de outubro : as comemorações do dia das crianças e dos professores nas escolas do Distrito Federal (1960- 1971)
Autor(es): Oliveira, Aline Ribeiro de
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Cultura escolar
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Datas especiais
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: OLIVEIRA, Aline Ribeiro de. As festas de outubro: as comemorações do dia das crianças e dos professores nas escolas do Distrito Federal (1960- 1971). 2023. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As festas escolares constituem espaços de celebração, brincadeiras e criação de discursos e significados. Situamos essas festas como intrínsecas à cultura escolar. O objetivo da pesquisa é investigar as características das festas escolares do Dia da Criança e Dia do Professor no Distrito Federal veiculadas no jornal Correio Braziliense entre os anos de 1960 a 1971 na perspectiva da cultura escolar. As fontes compulsadas revelam que o Dia da Criança era celebrado de forma alargada, por meio de uma Semana que o antecedia e do Dia a ela dedicado propriamente dito. Temos quatro objetivos específicos: analisar quais eram os elementos das festividades da Semana da Criança e quais crianças essas festas queriam celebrar; perquirir quais eram os elementos das festividades do Dia especificamente dedicado à Criança e quais crianças essas festas queriam celebrar; delinear quais eram as características da festividade do Dia do Professor e quais professores essas comemorações queriam exaltar e apresentar, como produto técnico um minicurso sobre a história das Festas de Outubro nas Escolas do Distrito Federal. Na consecução dos objetivos, trilhamos o seguinte caminho: o primeiro capítulo tratará da Semana da Criança; o segundo, do Dia da Criança e o terceiro, do Dia do Professor. Por fim, o quarto capítulo apresentará o produto técnico resultado desta investigação. Como conclusões, tivemos que a Semana da Criança era composta por programações com ritos católicos, práticas educativas de caráter artístico, instrucional e assistencialista; de educação do corpo, de cuidados com a saúde, de prestação de contas com a sociedade; e contavam com a distribuição de alimentos e de presentes. A infância evidenciada na Semana era composta por crianças que se divertem, são cultas, católicas, disciplinadas, atletas, sadias, limpas, independentes, artistas e bem vestidas. Assim, tem-se a padronização da infância brasiliense. O Dia da Criança era formado por eventos similares à Semana da Criança, visto que aquela estava intrínseca a esta. Damos destaque no Dia para o passeio escolar que culminou no encontro das crianças com o presidente Juscelino Kubitschek. O Dia da Criança era destaque na sociedade, usado oportunamente pelo governo para propagandear a educação pública. Quanto à infância exaltada, o Dia tem o mesmo ideal transpassado pela Semana, mas com o adicional da menção às crianças abandonadas, que são cuidadas em lares de acolhimento. O Dia do Professor era comumente utilizado para homenagens. Ritos similares aos realizados na Semana e Dia da Criança também eram parte das celebrações. Em alguns momentos, foi aproveitado o ensejo dessa comemoração para ações com fins políticos, para denunciar os problemas e descasos, para vilanizar a imagem da classe, promover benfeitorias e serviços públicos e para proposições de benefícios aos docentes. Os professores eram idealizados na figura de uma mulher, que faziam sacrifícios, eram competentes, autoritários, heróis, tinham uma missão, sendo responsáveis pelo futuro da nação e pela propagação dos ideais nacionalistas. Em alguns momentos, eram vistos como indisciplinados, sobrecarregados e sem reconhecimento.
Abstract: School parties are spaces for celebration, games and the creation of discourses and meanings. We place these parties as intrinsic to school culture. The goal of the research is to investigate the characteristics of the school parties of Children's Day and Teacher's Day in the Federal District published in the Correio Braziliense newspaper between 1960 and 1971 from the perspective of school culture. The surveyed sources reveal that Children's Day was widely celebrated, through a week that preceded it and the day dedicated to it itself. We have four specific objectives: to analyze what were the elements of the festivities of the Children's Week and which children these parties wanted to celebrate; to inquire what were the elements of the festivities of the Day specifically dedicated to Children and which children these festivities wanted to celebrate; to outline what were the characteristics of the Teacher's Day festivity and which teachers these celebrations wanted to exalt and present, as a technical product of this research, a mini-course on the history of the October festivities in schools in the Federal District. In achieving the objectives, we followed the following path: the first chapter is about Children's Week; the second is about Children's Day and the third is about Teacher's Day. Finally, the fourth chapter will present the technical product resulting from this investigation. We conclude that the Children's Week was composed of programs with Catholic rites, educational practices of an artistic, instructional and welfare nature; body education, health care, accountability to society; and had distribution of food and gifts. The childhood highlighted in the Week was composed of children who have fun, are cultured, Catholic, disciplined, athletic, healthy, clean, independent, artists and well dressed. Thus, there is the standardization of childhood in Brasilia. Children's Day was formed by events similar to Children's Week, since the former was intrinsic to the latter. On the Day, we highlight the school trip that culminated in the children's meeting with President Juscelino Kubitschek. Children's Day was prominent in society, opportunely used by the government to advertise public education. As for exalted childhood, the Day has the same ideal permeated by the Week, but with the additional mention of abandoned children, who are cared for in foster homes. Teacher's Day was commonly used for tributes. Rites similar to those performed on Children's Week and Day were also part of the celebrations. At times, the occasion of this commemoration was used for actions with political purposes, to denounce problems and neglect, to vilify the image of the class, promote improvements and public services and to propose benefits to teachers. Teachers were idealized in the figure of a woman, who made sacrifices, were competent, authoritarian, heroes, had a mission, being responsible for the future of the nation and for the propagation of nationalist ideals. At times, they were seen as undisciplined, overworked and unrecognized.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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