Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47111
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DanielaLaenderCaldeira_DISSERT.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudantes com TDAH no Ensino Médio : crenças sobre as próprias capacidades matemáticas, aprendizagem e desempenho
Autor(es): Caldeira, Daniela Laender
Orientador(es): Barrios González, Alia Maria
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Estudantes - ensino médio
Capacidade de aprendizagem
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: CALDEIRA, Daniela Laender. Estudantes com TDAH no Ensino Médio: crenças sobre as próprias capacidades matemáticas, aprendizagem e desempenho. 2023. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Ensino Médio é uma etapa da Educação Básica que exige do estudante uma formação para o ingresso ao mundo do trabalho. O ritmo de estudo demanda prazos apertados com grande número de atividades, trabalhos, estudo, o que colabora para o insucesso de estudantes que apresentam o TDAH. Nesse sentido, o tema da pesquisa foi “Estudantes com TDAH no Ensino Médio: crenças sobre as próprias capacidades matemáticas, aprendizagem e desempenho”. O trabalho justifica-se, principalmente, como forma de conhecer as crenças do estudante diagnosticado com o TDAH e identificar as estratégias de aprendizagem mais adequadas para o estudo da matemática. O objetivo da pesquisa foi identificar o possível impacto das crenças sobre as próprias capacidades matemáticas para a aprendizagem e desempenho de estudantes do Ensino Médio com diagnóstico de TDAH. Para atender o objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como percurso teórico-metodológico a Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Os instrumentos utilizados na construção das informações foram a entrevista semiestruturada, a entrevista com o Grupo Focal e a análise dos documentos dos participantes, estudantes do Ensino Médio que apresentavam diagnóstico de TDAH. As informações obtidas por meio das entrevistas semiestruturadas e do grupo focal foram alvo de uma análise temática a partir de categorias de análise construídas com base nos objetivos do estudo, sendo elas: caracterização (idade, série, número de reprovações, moradia, diagnóstico); crenças sobre as próprias capacidades matemáticas (relação crença e motivação para a aprendizagem; relação crença e persistência; relação crença e desistência); possível impacto das crenças sobre as próprias capacidades matemáticas, para a aprendizagem ou desempenho (crenças e microssistema; crenças relacionadas ao TDAH); estratégias de aprendizagem que os participantes consideram adequadas para aprender (estratégias de aprendizagem, estratégias auto prejudiciais, tempo de atenção com o estudo da matemática, rotina de estudo, trabalho e estudo e autoavaliação). Assim, os achados do estudo indicam que as crenças dos estudantes perpassam por situações vivenciadas pelos mesmos ao longo de sua transição ecológica, bem como da relação diádica professor-aluno. Outro ponto importante diz respeito às poucas estratégias de aprendizagem utilizadas por esses estudantes e a ausência do monitoramento da aprendizagem. Também é importante destacar a necessidade de uma prática de ensino mais interativa, por meio de metodologias ativas na educação, o que implica na importância da formação docente. Importante destacar a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao atendimento dos estudantes com TDAH.
Abstract: Secondary Education is a stage of Basic Education that requires the student to be trained to enter the world of work. The pace of study demands tight deadlines with a large number of activities, work, study, which contributes to the failure of students with ADHD. In this sense, the theme of the research was “Students with ADHD in High School: beliefs about their own mathematical abilities, learning and performance”. The work is mainly justified as a way of knowing the beliefs of the student diagnosed with ADHD and identifying the most appropriate learning strategies for the study of mathematics. The objective of the research was to identify the possible impact of beliefs about their own mathematical abilities for the learning and performance of high school students diagnosed with ADHD. To meet the objective, a qualitative research was carried out, using Urie Bronfenbrenner's Bioecological Theory as a theoretical-methodological path. The instruments used in the construction of the information were the semi-structured interview, the interview with the Focus Group and the analysis of the documents of the participants, high school students who had a diagnosis of ADHD. The information obtained through semi-structured interviews and the focus group were the subject of a thematic analysis based on categories of analysis constructed based on the objectives of the study, namely: characterization (age, grade, number of failures, housing, diagnosis); beliefs about their own mathematical abilities (relationship belief and motivation for learning; relationship belief and persistence; relationship belief and giving up); possible impact of beliefs about one's own mathematical abilities, for learning or performance (beliefs and microsystem; beliefs related to ADHD); learning strategies that the participants consider appropriate for learning (learning strategies, self-harming strategies, attention span with the study of mathematics, study routine, work and study and Self-assessment). Thus, the study's findings indicate that the students' beliefs pervade situations experienced by them throughout their ecological transition, as well as the teacher-student dyadic relationship. Another important point concerns the few learning strategies used by these students and the absence of learning monitoring. It is also important to highlight the need for a more interactive teaching practice, through active methodologies in education, which implies the importance of teacher training. It is important to highlight the need for more research related to the care of students with ADHD.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.