Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nicolini, Eduardo Olívio Ravagni | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Danielle Cristina Macedo de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Danielle Cristina Macedo de. Falas inclusivas: narrativas dos professores sobre a Política Nacional de Educação Especial. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47112 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa situou-se na perspectiva de esclarecimento sobre: De que maneira, os
professores de turmas inclusivas da rede pública do Distrito Federal, vislumbram a prática
docente pautada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva? Nesse
viés, a pesquisa teve por lócus de investigação a escola, espaço de diversidade, em que cada
pessoa é como um fio que se tece e se interconecta em uma grande rede. Nesse contexto, os
movimentos em prol dos direitos da pessoa com necessidades específicas pairaram por décadas
na luta pela legitimação do direito de ‘Ser’ diferente, de ser quem se é, de ser si mesmo, sem
discriminação, sem preconceito e sem exclusão. Sendo assim, entende-se a inclusão como o
processo que viabiliza o acesso e a permanência de todos, independentemente de suas
especificidades, na escola regular. Nesse desenrolar, situa-se, o professor, artesão na arte de
ensinar e aprender, que como bom tecedor, tem que lidar com os arranjos e desarranjos da
demanda cotidiana. Ancorada em uma abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia
sistêmica e sob a égide do modelo bioecológico de Brofenbrenner, a pesquisa teve como
objetivo geral: Analisar os posicionamentos dos professores das turmas inclusivas do Distrito
Federal a respeito do discurso de inclusão na prática escolar, presente na Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Para a coleta de dados, foram utilizados o
questionário de interesse e a entrevista semiestrutura, havendo sido entrevistadas sete
professoras, da rede pública do Distrito Federal. A análise de dados foi realizada por meio da
Análise de Conteúdo defendida por Bardin (2011). Os resultados desvelam que é preciso uma
formação docente balizada em uma proposta pedagógica na perspectiva das diferenças. O
discurso que precisa reverberar é o de que uma necessidade específica é aquela que o estudante
tem naquele momento, qualquer estudante. Nesse contexto, voeja sobre o chão da escola a
necessidade de espaços dialogantes e da participação dos sujeitos da ação na formulação das
Leis. Como produto técnico, por sua vez, foi elaborada uma proposta pautada na realização de
uma Roda de Conversa com o objetivo de promover espaços dialogantes sobre a inclusão e uma
Nota Técnica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Falas inclusivas : narrativas dos professores sobre a Política Nacional de Educação Especial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política Nacional de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática de ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was focused on the perspective of clarifying: How do teachers of inclusive classes
in the public network of the Federal District envision the teaching practice based on the National
Policy on Special Education in the Inclusive Perspective? From this bias, the research had as a
locus of investigation the school, a space of diversity where rach person is like a thread that
weaves and interconnects in a vast network. In this context, movements in favor of the rights
of people with specific needs have persisted for decades in the struggle to legitimize the right
to 'Be' different, to be who one is, to be oneself, without detection, without prejudice and
without exclusion. Therefore, inclusion is understood as the process that enables access and
permanence for all, regardless of their specificities, in regular school. In this unfolding, the
teacher stands, as artisan in the art of teaching and learning, who, as a good weaver, has to deal
with the arrangements and disruptions of daily demand. Grounded in a qualitative approach,
based on systemic phenomenology and under the aegis of Brofenbrenner's bioecological model,
the research had as the general objective: To analyze the positions of teachers from inclusive
classes in the Federal District regarding the discourse of inclusion in school practice, present in
National Policy on Special Education from an Inclusive Perspective. For data collection, the
questionnaire of interest and the semi-structured interview were used, with seven female
teachers having been interviewed, from the public network of the Federal District. Data analysis
was performed using Content Analysis advocated by Bardin (2011). The results reveal the need
for teacher training based on a pedagogical approach from the perspective of differences. The
speech that needs to be spread out is that a specific need is the one that the student has at that
moment, any student. In this context, the need for dialoguing spaces and the participation of the
subjects of action in the formulation of the Laws flies over the school floor. As a technical
product, in turn, a proposal was prepared based on the realization of a Conversation Circle in
order to promoting spaces for dialogue on inclusion and a Technical Note. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|