Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Débora de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T18:10:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T18:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Débora de Souza. Entre passado e presente, normas e práticas, o trabalho da coordenadora pedagógica na educação infantil no Distrito Federal. 2023. 193 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47113 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como escopo a análise da trajetória da coordenação pedagógica nas
unidades escolares públicas do Distrito Federal, a partir do arcabouço normativo e das práticas
pedagógicas nos Centros de Educação Infantil e Jardins de Infância da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tanto, considera-se os tempos e espaços onde as
coordenadoras pedagógicas atuam. O percurso proposto foi o de relacionar o que é estabelecido
pela SEEDF e o trabalho realizado pelas coordenadoras pedagógicas, ancorado nas legislações
que caracterizaram a coordenação ao longo da história de Brasília até os dias atuais. Como
embasamento teórico, o presente estudo dialoga com Almeida (2001; 2010), Vasconcellos
(2019), Alcântara (2020), Nóvoa (2015), Tardif (2014), entre outros. Trata-se de um estudo de
abordagem qualitativa, que perpassa a pesquisa bibliográfica (com a revisão de literatura em
teses e dissertações); a pesquisa documental (no Diário Oficial do Distrito Federal e no Jornal
Correio Braziliense); e o levantamento de campo (com observação, aplicação de questionário e
entrevista). A pesquisa aponta que a prática da coordenadora pedagógica na Educação Infantil
do Distrito Federal se concretizou como um trabalho diferenciado das práticas dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental, devido às especificidades da primeira etapa. Nesta, a coordenadora
pedagógica, além de realizar suas atribuições comum à função, precisa articular projetos com o
grupo de professoras que contemplem as múltiplas experiências tão necessárias para as crianças
da Educação Infantil. Os dados da pesquisa de campo indicam práticas aparentemente
integradas às orientações da SEEDF e ao Currículo em Movimento da Educação Infantil
(DISTRITO FEDERAL, 2018), porém sem a devida reflexão e sem a compreensão dos motivos
de tais práticas. Também apresenta que as orientações não são tão claras e que faltam subsídios
para efetivar as atribuições das coordenadoras pedagógicas. Desta forma, a dissertação aponta
como produto técnico o ‘Círculo Autoavaliativo da Coordenação Pedagógica’ como um
instrumento pensado para subsidiar o trabalho das coordenadoras, tanto no que se refere a
esclarecer suas atribuições postas no Regimento (DISTRITO FEDERAL, 2019a), quanto
proporcionar a reflexão sobre suas demandas e quanto recurso de registro das suas ações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre passado e presente, normas e práticas, o trabalho da coordenadora pedagógica na educação infantil no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze the role of pedagogical coordination in public schools in the
Federal District, based on the normative framework and pedagogical practices in the Early
Childhood Education Centers and Kindergartens of the State Department of Education of the
Federal District. For this purpose, the times and spaces where the pedagogical coordinators
work. The proposed route was to relate what is currently established by SEEDF and the work
that is carried out by the coordinator, based on the legislation that defined the coordination
throughout the history of Brasilia until the present day. The theoretical foundation, the present
study dialogues with Almeida (2001, 2010), Vasconcellos (2019), Alcântara (2020), Nóvoa
(2015), Tardif (2014), among others in its theoretical basis. This is a study with a qualitative
approach, which permeates bibliographical research (with a literature review of theses and
dissertations); document research (in the Official Gazette of the Federal District and Jornal
Correio Braziliense); field survey (with observation, questionnaire and interview). The research
points out that the practice of the pedagogical coordinator in Early Childhood Education in the
Federal District came about as a different work from the practices of the Early Years of
Elementary Education, due to the specificities of the first stage. In this, the pedagogical
coordinator, in addition to carrying out her duties common to the function, needs to articulate
projects with the group of teachers that contemplate the multiple experiences that are so
necessary for children in Early Childhood Education. Data from field reseach point to practices
apparently integrated with the SEEDF guidelines and the Early Childhood Education
Curriculum in Motion (DISTRITO FEDERAL, 2018), but without due reflection and without
understanding the reasons for such practices. It also shows that the guidelines are not so clear
and that there is a lack of subsidies to carry out the attributions of the pedagogical coordinator.
In this way, the dissertation points out as a technical product the 'Self-Assessment Circle of
Pedagogical Coordination' as an instrument designed to support the work of the coordinators,
both in terms of clarifying their attributions set out in the Regulations (DISTRITO FEDERAL,
2019a), and providing the reflection on their demands and as a resource for recording their
actions. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|