Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Jhônatas Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T19:21:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T19:21:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-15 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jhônatas Silva. Análise do conhecimento geográfico escolar: estudo de caso em Valparaíso de Goiás. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47120 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação básica promovida pelos sistemas de ensino público convive com
inúmeras dificuldades de aprendizagens, por parte dos estudantes de todas as
etapas e modalidades. Esse quadro foi agravado diante da pandemia provocada
pelo coronavírus (COVID-19), que modificou drasticamente a rotina de alunos e
professores. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar o nível de
conhecimento geográfico adquirido pelos alunos de 6º ano do Ensino
Fundamental, em relação às habilidades desenvolvidas nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, a partir de estudo de caso em escola de Valparaíso de
Goiás. Parte-se da premissa que a leitura de mundo preconizada, tanto na Base
Nacional Curricular Comum, quanto no currículo referência adotado pela rede
municipal de ensino de Valparaiso de Goiás, necessitam de um trabalho
específico para sua efetivação, ao se tratar de Geografia. Nesse sentido, as
contribuições metodológicas da alfabetização cartográfica se fazem necessárias
ao desenvolvimento dos conhecimentos geográficos, em especial o relativo à
alfabetização cartográfica, que deve ser iniciada nos primeiros anos de
escolarização. A partir dos processos de codificação e decodificação
cartográfica, acionados por ocasião da própria alfabetização, o aluno mobiliza
saberes geográficos conceituais e procedimentais basilares à promoção do
raciocínio geográfico, que viabiliza aos discentes, condições para operá-los
diante de situações cotidianas. A metodologia adotada tem abordagem
qualitativa, a partir de: análise documental, do Projeto Político Pedagógico (PPP)
da unidade de ensino e do Documento Curricular adotado pelo sistema municipal
de ensino (DC-GO); observação participante das aulas de geografia na turma de
6º ano; entrevista semiestruturada com o professor de Geografia regente na
turma analisada; avaliação diagnóstica em relação às habilidades de leitura e
representação cartográfica dos referidos alunos. Os resultados obtidos
apontaram que existem severas lacunas na formação dos estudantes, no que se
refere aos requisitos mínimos para se trabalhar Geografia. Neste sentido, foi
produzido um material de trabalho capaz de proporcionar um processo de
intervenção didática, para reconstruir e ressignificar fundamentos conceituais e
procedimentais que permitirão um trabalho mais adequado à construção de
conhecimentos geográficos. Portanto, propõe-se um produto técnico
educacional: fascículo de intervenção didática produzido a partir da oficina de
Alfabetização Cartográfica, relativo à metodologia proposta como um curso de
formação continuada de professores, direcionado aos docentes dos anos iniciais
do Ensino Fundamental, a ser realizada pela rede municipal, de modo a
instrumentalizá-los em relação a importância de um processo de alfabetização
integralizador, que viabilize a mobilização dos saberes geográficos por meio da
linguagem cartográfica. Desta forma, então, proporcionar uma melhor leitura de
mundo e maior participação na sociedade a partir dos princípios de uma
educação para a cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do conhecimento geográfico escolar : estudo de caso em Valparaíso de Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento geográfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Basic education promoted by public education systems coexists with numerous
learning difficulties, on the part of students of all stages and modalities. This
situation was aggravated by the pandemic caused by the coronavirus (COVID19), which drastically changed the routine of students and teachers. In this
context, this research aims to evaluate the level of geographic knowledge
acquired by students in the 6th year of Elementary School, in relation to the skills
developed in the early years of Elementary School, based on a case study in a
school in Valparaíso de Goiás. It is based on the premise that the reading of the
world advocated both in the Common National Curricular Base and in the
reference curriculum adopted by the municipal teaching network of Valparaiso de
Goiás, requires a specific work for its effectiveness, when it comes to Geography.
In this sense, the methodological contributions of cartographic literacy are
necessary for the development of geographic knowledge, especially with regard
to cartographic literacy, which must be started in the first years of schooling. From
the processes of cartographic codification and decoding, activated during literacy,
the student mobilizes basic conceptual and procedural geographic knowledge to
promote geographic reasoning, which enables students to operate in everyday
situations. The methodology adopted has a qualitative approach, based on:
document analysis, the Pedagogical Political Project (PPP) of the teaching unit
and the Curriculum Document adopted by the municipal teaching system (DCGO); participant observation of geography classes in the 6th grade class; semistructured interview with the Geography teacher in charge of the analyzed class;
diagnostic evaluation in relation to the reading skills and cartographic
representation of the referred students. The results obtained pointed out that
there are severe gaps in the students' training regarding the minimum
requirements to work in Geography. In this way, a work material capable of
providing a process of didactic intervention was produced, to rebuild and redefine
conceptual and procedural foundations that will allow a more adequate work to
the construction of geographic knowledge. In this sense, a technical educational
product is proposed: a didactic intervention booklet produced from the
Cartographic Literacy workshop, related to the methodology proposed as a
continuing teacher training course aimed at teachers in the early years of
Elementary School to be carried out by the network municipality in order to equip
these teachers with regard to the importance of a comprehensive literacy process
that enables the mobilization of geographic knowledge from the cartographic
language and, in this way, provide a better reading of the world and greater
participation in society based on the principles of a citizenship education. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|