Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47123
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
LilianCristinaDaPonteESousaSena_DISSERT.pdf1,68 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorSouza, Rodrigo Diego dept_BR
dc.contributor.authorSena, Lilian Cristina da Ponte e Sousapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T19:21:51Z-
dc.date.available2023-12-27T19:21:51Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.citationSENA, Lilian Cristina da Ponte e Sousa. Por que os educandos não permanecem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? análise das políticas educacionais da EJA no Distrito Federal, Brasil (2013-2021). 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47123-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica caracterizada pela expressiva pluralidade cultural. Os sujeitos da EJA são diversos e carregam em suas histórias de vida a negação do direito à educação e experiências educacionais excludentes. Diante desse contexto, essa pesquisa apresenta como tema o desafio de implantar políticas educacionais para a EJA, considerando a interseccionalidade de vulnerabilidades e a importância de ações transversais na formulação dessas políticas. Assim, o objetivo geral da pesquisa é relacionar a implementação de políticas educacionais que favoreçam o acesso e a permanência dos sujeitos da EJA na escola com a interseccionalidade de vulnerabilidades e a necessidade de ações transversalizadas, caracterizando as novas matrizes curriculares da EJA do Distrito Federal como fomento para a formação integral desses sujeitos e para sua inserção no mundo do trabalho, indo ao encontro dos seus anseios e necessidades. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa como instrumento de análise dos normativos nacionais e distritais e dos dados públicos referentes ao público atendido pela modalidade. A fundamentação teórica aborda o contexto da EJA, dos sujeitos da modalidade e dos desafios da implementação de políticas educacionais afirmativas a partir de Freire (1999, 2021), Arroyo (2010, 2017), Bomfim (1997), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti (2000), Bresser-Pereira (2010), entre outros. Os resultados dessa pesquisa revelam a necessidade de o Estado investir na valorização dos profissionais da educação que atuam com a EJA, bem como em sua formação continuada. Dessa forma, essa pesquisa apresenta como produto técnico-educacional a proposta de um curso de formação continuada para os profissionais da educação que atuam com a modalidade EJA no DF, de modo que possam compreender as multicausalidades que interferem na permanência escolar e, ainda, a integração curricular da EJA com a Educação Profissional e Tecnológica como uma política educacional de acesso e de permanência dos educandos na EJA, bem como os princípios epistemológicos da unicidade teoria-prática, da interdisciplinaridade, da contextualização e da flexibilização, constantes no Pressupostos Teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor que os educandos não permanecem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? análise das políticas educacionais da EJA no Distrito Federal, Brasil (2013-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Youth and Adult Education (EJA) is a basic education teaching modality characterized by expressive cultural plurality. EJA subjects are diverse and carry in their life stories the denial of the right to education and exclusionary educational experiences. Given this context, this research presents as its theme the challenge of implementing educational policies for EJA, considering the intersectionality of vulnerabilities and the importance of transversal actions in the formulation of these policies. Therefore, the general objective of the research is to relate the implementation of educational policies that favor the access and permanence of EJA subjects in school with the intersectionality of vulnerabilities and the need for transversal actions, characterizing the new curricular matrices of EJA in the Federal District, such as fostering for the integral formation of these subjects and for their insertion in the labor world, meeting their aspirations and needs. For this purpose, qualitative research was adopted as an instrument for analyzing national and district regulations and public data referring to the public served by the modality. The theoretical foundation addresses the context of EJA, the subjects of the modality and the challenges of implementing affirmative educational policies from Freire (1999, 2021), Arroyo (2010, 2017), Bomfim (1997), Haddad and Di Pierro (2000), Gadotti (2000), BresserPereira (2010), among others. The results of this research reveal the need for the State to invest in the appreciation of education professionals who work with EJA, as well as in their continuing education. Thus, this research presents as a technical-educational product the proposal of a continuing education course for education professionals who work with the EJA modality in the Federal District, so that they can understand the multicausalities that interfere with school permanece and, also, the curricular integration of EJA with Professional and Technological Education as an educational policy of access and permanence of students in EJA, as well as the epistemological principles of unique theory-practice, interdisciplinarity, contextualization and flexibility, contained in the Theoretical Assumptions of the Curriculum in Motion of Basic Education in the Federal District.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47123/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.