Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47125
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LuisGustavoFerrariniVenturelli_DISSERT.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Relatos da vida e da educação no Guará (DF) através da autobiografia de duas professoras primárias (segunda metade do século XX)
Autor(es): Venturelli, Luís Gustavo Ferrarini
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Memória de trabalho
Professores - história - Distrito Federal (Brasil)
Autobiografia
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: VENTURELLI, Luís Gustavo Ferrarini. Relatos da vida e da educação no Guará (DF) através da autobiografia de duas professoras primárias (segunda metade do século XX). 2023. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a autobiografia de duas professoras que viveram e trabalharam na cidade do Guará e a análise das revelações presentes nos relatos delas sobre a educação. O processo fornece pistas de suas representações culturais, assim como da própria educação ministrada na região administrativa do Distrito Federal. A cidade possui uma história peculiar, diferente do projeto original da nova capital. Suas primeiras escolas eram provisórias, com parede de metal, flandres e instalações precárias. Ademais, essa educação foi pensada em torno das representações defendidas por elas como parte de um projeto pedagógico cultural bem diferente daquele que se buscava estabelecer na área central ou Plano Piloto. Assim, como foi o processo de implementação do projeto pedagógico da nova capital nas escolas do Guará, tendo em vista o contexto histórico de sua fundação? O objetivo geral desta pesquisa é investigar as memórias de vida e da educação no Guará emergem da autobiografia “Como ensinamos uma cidade a ler”. Já os objetivos específicos são três; analisar a história de vida, formação e concepções sociais e educacionais das professoras egoautoras, investigar as origens e o cotidiano, bem como a educação no Guará, conforme foi por elas testemunhada e, por fim, oferecer um minicurso sobre os vestígios da história da educação na origem da cidade do Guará. A pesquisa buscou compreender a formação nas unidades escolares do Guará. Ao fim, apresentar um minicurso sobre a história da educação para professores do Guará como produto técnico desta pesquisa. O trabalho se serviu de fontes documentais, foi estruturada a partir do livro autobiográfico das professoras e cotejada por matérias de jornais como Correio Braziliense e do Diário Oficial do Distrito Federal, foram utilizadas fotografias que pertencem ao Arquivo Público do Distrito Federal. O recorte temporal se deu entre os anos 1960 até meados da década de 1970. Esta pesquisa conseguiu, revelar pistas de que a pedagogia e a arquitetura escolar do Guará parecem ter se dado de forma diferenciada ao planejado para a nova capital. Não se pode esquecer de que todo o projeto pedagógico definido para a nova capital permeia a relação tempos e espaços, envolvendo arquitetura e ideias pedagógicas. Conhecer a história desses locais ligados à nova capital permitiu perceber aspectos de uma ressignificação do trabalho das professoras normalistas em Brasília e sua importância fundamental naquele momento e que ainda, influenciam a educação na capital.
Abstract: This research has, as an aim of study, the autobiography of two teachers that lived and worked in Guará City and the analysis of these teachers autobiographical narrative revelations about education. This process ends up giving us clues for their cultural representations, as well as their own education, realized in this administrative region of Distrito Federal – DF (Federal District). This city has a particular history, different from the original project for the new capital, in so much it surges and structures itself in a totally different moment from the rest of the administrative center that was born. It surges from a worker sitting in the Industry and Supplies Area and, as a sitting, it surges with many infra-structure difficulties that are reflected in the way education was realized. So, our research's general aim is to investigate what life and educational memories in Guará, during the 1960s and 1990s, emerged from the autobiographical “How we taught a city to read”. On the other hand, the specific aims are three: analyze life history, background and social and educational conceptions of the teachers ego auctors; to investigate the sources and day-by-day as well as the education in Guará as it was by them testified. And, at the end, to show a didactical instrument to Guará history teaching as a technical product of this research. In addition, this education was realized around the representations defended by them as part of a cultural-pedagogical project very different from that forged in the central area of Plano Piloto. How was the process of implementation of the pedagogical project of the new capital in the schools of Guará, in view of the historical context of its foundation? The overall objective of this research is to investigate the memories of life and education in the Guará emerge from autobiography How we teach a city to read. The specific objectives are 3, to analyze the life history, formation and social and educational conceptions of the egoauthor teachers, to investigate the origins and the daily life, as well as the education in the Guará, as it was witnessed by them, to offer a mini-course on the vestiges of the history of education in the origin of the city of Guará. The documents about the origin of these school units and their structure tell a history and about it is this research. How was the process of implementation of the pedagogical project of the new capital at Guará´s schools in view of the historical context of its foundation? The research searches to understand the formation in school unities of Guará. To that, the research has helped itself by variegated sources, the most used was the autobiographical book of the teachers, but also newspapers such as Correio Braziliense, that circulates by now in Brasilia, and the Official Diary of Distrito Federal. The clipping was given up from 1967 till the middle of 70s. This research managed to reveal clues that the pedagogy and school architecture of Guará seem to have been different from the one planned for the new capital. It cannot be forgotten that the entire pedagogical project defined for the new capital permeates the relationship between time and space, involving architecture and pedagogical ideas. Knowing the history of these places linked to the new capital allowed us to perceive aspects of a resignification of the work of the normalist teachers in Brasilia and their fundamental importance at that time and that still influence the Education in the capital.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.