Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
dc.contributor.author | Correa, Maria Angélica Gonsalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:25:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T18:25:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-03 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Maria Angélica Gonsalves. Financiamento da educação básica: aplicação dos recursos financeiros repassados aos programas suplementares de apoio a novas turmas e de apoio a novos estabelecimentos da educação infantil no período de 2018 a 2021. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47127 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação investigou a execução dos recursos financeiros da União,
repassados aos municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
(FNDE), para aplicação no Programa de Apoio a Novas Turmas da Educação Infantil
e no Programa de Apoio a Novas Matrículas, ambos voltados para a Educação Infantil,
com o objetivo de repassar recursos financeiros para financiar as matrículas da
educação infantil decorrentes da abertura de novas turmas ou da conclusão de novos
estabelecimentos, até que essas matrículas sejam computadas pelo Censo Escolar e
passem para a base de cálculo da redistribuição dos recursos do Fundeb. Foram
analisados os dados do quadriênio 2018 a 2021, com o propósito de conhecer as
razões que contribuem para que os municípios que receberam recursos financeiros à
conta desses programas não tenham utilizado total ou parcialmente os valores
recebidos. A pesquisa utilizou o método qualitativo e teve como procedimento
metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e análise
documental. Nesse escopo, foram identificadas e apresentadas situações sobre a
execução dos programas, bem como sobre a atuação do FNDE na qualidade de ente
responsável pela assistência técnica aos entes executores dos programas financiados
pela autarquia. Por fim, identificou-se a necessidade de monitoramento desses
programas de forma a permitir que haja atuação pontual e tempestiva, junto aos
executores, para tornar a execução dos programas efetiva. E, com vistas a preencher
essa lacuna, houve a proposta de produto técnico que, em um mesmo sistema, agrupe
e organize as informações existentes e, a partir da análise desses dados, focalize
ações de assistência técnica, ou outras medidas para otimizar as execuções dos
programas suplementares. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Financiamento da educação básica : aplicação dos recursos financeiros repassados aos programas suplementares de apoio a novas turmas e de apoio a novos estabelecimentos da educação infantil no período de 2018 a 2021 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - financiamento - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - financiamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de apoio a novas turmas de Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de apoio a novos estabelecimentos de Educação Infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aimed to investigate the execution of the financial resources of the Union,
passed on to the municipalities by the National Fund for the Development of Education
(FNDE), for application in the Support Programs for New Classes of Early Childhood Education
and in the Support Program for New Enrollments, both focused on Education Kindergarten,
which purpose is to transfer financial resources to finance enrollment in early childhood
education resulting from the opening of new classes or the conclusion of new establishments,
until these enrollments are computed by the school census and pass to the basis for calculating
the redistribution of resources from FUNDEB. Data from the four-year period from 2018 to
2021 were analyzed, with the purpose of knowing the reasons that contribute to the fact that
the municipalities that received financial resources on account of these programs, have used
none or only part of the amounts received. The research used the qualitative method and had
as a methodological procedure the performance of semi-structured interviews with managers
and document analysis. In this scope, situations were identified and presented on the
execution of the programs, as well as on the performance of the FNDE as the entity responsible
for technical assistance to the executing entities of the programs financed by the autarchy.
Finally, the need for monitoring these programs was identified in order to allow timely action,
together with the executors, to make the execution of the programs effective. And, with the
objective to filling this gap, there was a proposal for a technical product that, in the same
system, consolidates and organizes existing information and, based on the analysis of this
data, identify technical assistance actions, or other measures to optimize the execution of
supplementary programs. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|