Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rengifo-Herrera, Francisco José | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Priscilla Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:25:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T18:25:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Priscilla Nascimento. Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47135 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A leitura compartilhada permite processos de desenvolvimento cognitivo e de
aprendizagem em contexto escolar, dessa forma, pretendeu-se observar como esta
prática pode ser utilizada como ferramenta lúdica no desenvolvimento das funções
executivas apoiando-se na materialidade e na teoria da pragmática do objeto. Portanto,
a pesquisa realizou-se em um Centro de Educação da Primeira Infância do Distrito
Federal, em turma de maternal II composta por bebês com idade de 1-2 anos. Para a
coleta dos dados foi utilizado a observação videogravada e posteriormente revisão das
gravações através da análise microgenética com o auxílio do software ELAN. A fim de
analisar como se dá o processo de desenvolvimento das funções executivas nas relações
triádicas professora-livro-bebê através de momentos de leitura compartilhada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura compartilhada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Shared reading fosters cognitive development and learning processes within an
educational setting. Thus, the objective was to investigate how this approach can serve
as an interesting tool to enhance executive functions, utilizing materiality and object
pragmatics theory. This research conducted in Federal District Early Childhood
Education Center, involving a kindergarten class aged 1-2 years. Data collection count
on video-recorded observations, followed by a microgenetic analysis of the footage
with ELAN software. Has the goal in comprehending how the development of
executive functions unfolds in the dynamic teacher-book-baby interactions during
shared reading moment. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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