Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47135
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PriscillaNascimentoDias_DISSERT.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRengifo-Herrera, Francisco Josépt_BR
dc.contributor.authorDias, Priscilla Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-28T18:25:38Z-
dc.date.available2023-12-28T18:25:38Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.date.submitted2023-08-28-
dc.identifier.citationDIAS, Priscilla Nascimento. Leitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantil. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47135-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA leitura compartilhada permite processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem em contexto escolar, dessa forma, pretendeu-se observar como esta prática pode ser utilizada como ferramenta lúdica no desenvolvimento das funções executivas apoiando-se na materialidade e na teoria da pragmática do objeto. Portanto, a pesquisa realizou-se em um Centro de Educação da Primeira Infância do Distrito Federal, em turma de maternal II composta por bebês com idade de 1-2 anos. Para a coleta dos dados foi utilizado a observação videogravada e posteriormente revisão das gravações através da análise microgenética com o auxílio do software ELAN. A fim de analisar como se dá o processo de desenvolvimento das funções executivas nas relações triádicas professora-livro-bebê através de momentos de leitura compartilhada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLeitura compartilhada e o uso da materialidade como estratégias para o desenvolvimento das funções executivas em crianças 1-2 anos na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordLeitura compartilhadapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Shared reading fosters cognitive development and learning processes within an educational setting. Thus, the objective was to investigate how this approach can serve as an interesting tool to enhance executive functions, utilizing materiality and object pragmatics theory. This research conducted in Federal District Early Childhood Education Center, involving a kindergarten class aged 1-2 years. Data collection count on video-recorded observations, followed by a microgenetic analysis of the footage with ELAN software. Has the goal in comprehending how the development of executive functions unfolds in the dynamic teacher-book-baby interactions during shared reading moment.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.