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Título: A inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) : um estudo sobre seu perfil e das características dos empréstimos vinculados à renda com foco nas reformas introduzidas a partir de 2017
Autor(es): Tavares, Rafael Rodrigues
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - inadimplência
Ensino superior - Brasil
Educação - financiamento - Brasil
Empréstimos
Data de publicação: 28-Dez-2023
Referência: TAVARES, Rafael Rodrigues. A inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): um estudo sobre seu perfil e das características dos empréstimos vinculados à renda com foco nas reformas introduzidas a partir de 2017. 2023. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar as características preditoras de inadimplência no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e um estudo sobre as características dos empréstimos contingentados à renda (ECR) com foco nas reformas ocorridas no programa a partir de 2017. O estudo se delimita aos contratos de financiamento estudantil formalizados até 2017. Este TFCC está organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, dois artigos, um produto técnico e considerações finais. O estudo utilizou metodologia de natureza quantitativa para o primeiro artigo e, para o segundo artigo, uma metodologia baseada na análise crítica da literatura com estudo de caso. Os resultados indicam que os grupos historicamente minorizados e de regiões menos desenvolvidas tendem a ter uma inadimplência maior que os demais grupos analisados. Com relação ao estudo das características dos ECRs pode-se verificar o que falta para o FIES e os benefícios de uma transição completa.
Abstract: This course conclusion work aims to identify the predictive characteristics of default in the Student Financing Fund (FIES) and a study on the characteristics of income-contingent loans (ECR) with a focus on the reforms that took place in the program from 2017 onwards. The study is limited to student loan contracts formalized up to 2017. This TFCC is organized in a multipaper format, consisting of an introduction, two articles, a technical product and final considerations. The study used a methodology of a quantitative nature for the first article and, for the second article, a methodology based on the critical analysis of the literature with a case study. The results indicate that historically minority groups and those from less developed regions tend to have higher default rates than the other analyzed groups. With regard to the study of the characteristics of the ECRs, it can be seen what is missing for the FIES and the benefits of a complete transition.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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