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Título: O lugar e a função da escola na estrutura social brasileira representada nas obras : O desertor, O seminarista, São Bernardo e Alegres memórias de um cadáver
Autor(es): Carvalho, Cleiry de Oliveira
Orientador(es): More, Anna Herron
Assunto: Literatura brasileira
Instituições educacionais
Educação
Data de publicação: 28-Dez-2023
Referência: CARVALHO, Cleiry de Oliveira. O lugar e a função da escola na estrutura social brasileira representada nas obras: O desertor, O seminarista, São Bernardo e Alegres memórias de um cadáver. 2019. 263 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Nesta tese, pelo estudo de quatro obras literárias brasileiras — O Desertor, de Silva Alvarenga, O Seminarista, de Bernardo Guimarães, São Bernardo, de Graciliano Ramos e Alegres Memórias de um Cadáver, de Roberto Gomes — eu procuro analisar a representação literária da escola, enfatizando primariamente (1) o seu significado social ao longo da história, (2) seu papel na obra como elemento de estrutura e (3) as mediações necessárias para conectar sua representação literária com as estruturas que a subsumem na vida social real extraliterária. Obras literárias suplementares foram consideradas, a fim de complementar o panorama da representação da escola no Brasil. Como resultado, foi identificada a natureza crítica dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre Educação, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões foram a violência e o caráter opressivo do ambiente escolar, a intervenção de interesses espúrios em matérias educacionais, a competição entre diferentes concepções pedagógicas e a subordinação da Educação à Economia.
Abstract: In this dissertation, through the study of four Brazilian literary works — O Desertor, by Silva Alvarenga, O Seminarista, by Bernardo Guimarães, São Bernardo, by Graciliano Ramos and Alegres Memórias de um Cadáver, by Roberto Gomes — I seek to analyze the literary representation of the school, emphasizing primarily (1) the social meaning/significance of the school throughout history, (2) its role as a structural element within the literary work and (3) the necessary mediations to connect its literary representation to the structures that subsume it in actual extra-literary social life. Supplementary literary works were also considered, in order to complement the outlook of the literary representation of the school in Brazil. As a result, the critical nature of such representation in all the works taken into account was identified, as well as the recurrence of certain issues, and their relevance to the debate on Education, even in the present times. Some of these issues were the violence and oppressive character of the school’s environment, the intervention of spurious agendas in educational matters, the competition of different pedagogical conceptions and the subordination of Education to Economy.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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