Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | - |
dc.contributor.author | Gama, Andréa Menêzes da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-04T17:10:04Z | - |
dc.date.available | 2024-01-04T17:10:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Andréa Menêzes da Costa. Olhares de quem tem outras formas de ver: aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47155 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute o processo de aprendizagem musical de pessoas com deficiência visual.
Tem por objetivo compreender como as pessoas com cegueira adventícia e com baixa visão
entendem a sua aprendizagem musical no ensino formal de música. A pesquisa tem como
objetivos específicos identificar quais atividades esses estudantes consideram relevantes no seu
processo de aprendizagem musical, entender como eles justificam essa relevância e conhecer
os desafios que eles observam nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter
exploratório e empírico, realizada durante o período de isolamento social por causa da
pandemia da COVID-19. A pesquisa adota um design metodológico que incluiu quatro aulas
de música, observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas e de
estimulação de memória. Participaram deste estudo quatro pessoas, sendo três com cegueira
adventícia e uma com baixa-visão, em situação de ensino remoto, que já tinham sido alunos da
Sala de Recursos do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília. Os
resultados da pesquisa apontam que a aprendizagem musical se efetivou por meio da escuta e
do discernimento auditivo, da descrição dos movimentos, gestos e posições para execução de
frases e motivos rítmico-melódicos. Os participantes revelam que as atividades que privilegiam
o corpo (movimento, tato, audição) são as que mais se aproximam de suas necessidades
educativas. Os desafios enfrentados relacionam-se às barreiras atitudinais, às práticas
pedagógicas não inclusivas e à ausência de materiais adequados. Os participantes relatam que
o seu processo de aprendizagem envolve a construção de imagens mentais, a utilização de
movimentos corporais e de gravações, a execução de instrumentos musicais e uma escuta atenta
e focada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Olhares de quem tem outras formas de ver : aprendizagem musical na perspectiva de pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sala de recursos multifuncionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cegueira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baixa visão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Zattera, Vilson | - |
dc.description.abstract1 | This research discusses the musical learning process for individuals with visual impairment. It
aims to understand how individuals with adventitious blindness and low vision grasp their
musical learning in formal music teaching. The secondary objectives are to identify which
activities these students consider relevant to their musical learning process and to understand
how they justify this relevance and the challenges they notice. The research explores a
qualitative approach, an exploratory and empirical investigation carried out during the
pandemic isolation of Covid-19. It adopts a methodological design that includes four music
lessons, participant observation, a field diary, semi-structured interviews, and memory
stimulation interviews. Four individuals, who had been students from the resource’s room of
Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, participated in this study in a
remote teaching situation, of which three were adventitious blind and one with low vision. The
research results suggest that musical learning became efficient through listening and auditory
identification, movement description, gestures, and positions for phrase execution and melodicrhythmical
motives. Furthermore, the participants reveal that the practices that privilege the
body (movement, touch, hearing) are the ones that most closely approach their educational
needs. The challenges are related to attitudinal barriers, lack of inclusive pedagogical practices,
and inadequate materials. The participants present that their learning process involves
constructing mental images, using body movements and recordings, playing musical
instruments, and attentive and focused listening. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|