Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47186
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JailsonAlvesNogueira_TESE.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação jurídica : da aderência ao sistema de avaliação à formação por competências - uma experiência de suas possibilidades de inovação na Faculdade de Direito da UnB
Autor(es): Nogueira, Jailson Alves
Orientador(es): Félix, Loussia Penha Musse
Assunto: Educação jurídica
Universidade de Brasília. Faculdade de Direito
Competências - educação
Graduação - Universiadade de Brasília
Data de publicação: 10-Jan-2024
Referência: NOGUEIRA, Jailson Alves. Educação jurídica: da aderência ao sistema de avaliação à formação por competências - uma experiência de suas possibilidades de inovação na Faculdade de Direito da UnB. 2023. 178 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nesta tese, compreendemos em que medida a formação baseada em competências pode contribuir para o aperfeiçoamento da educação jurídica brasileira, historicamente, alvo de críticas e geradora de “crises” do Direito. No primeiro capítulo, descrevemos o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e seus três procedimentos de avaliação, bem como seus respectivos indicadores. No segundo capítulo, estudamos as resistências epistemológicas e metodológicas que circundam os cursos de Graduação em Direito, e como esses aspectos tem contribuído para o avanço qualitativo da educação jurídica brasileira. Por fim, no terceiro capítulo, analisamos, a partir da observação participante na disciplina de Pesquisa Jurídica, na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), em que medida a formação por competências pode ser desenvolvida nos cursos de graduação em Direito. Para tanto, a nossa pesquisa foi de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, e do tipo descritiva, exploratória e explicativa, lançando mão do método dialético, dentro de uma visão interdisciplinar dos fenômenos sociojurídicos. A técnica de observação participante foi utilizada no terceiro capítulo da pesquisa, considerando a nossa experiência de assistente docente, dialogando com documentos inerentes à disciplina. Evidenciamos que a formação por competências potencializa a formação jurídica em nível de graduação e contribui para o aperfeiçoamento da educação jurídica, com foco na materialização de competências gerais e específicas do Direito, atualmente pouco desenvolvidas. Dentre as competências fomentadas com os estudantes durante a disciplina de Pesquisa Jurídica, podemos citar: capacidade para identificar, colocar e resolver problemas, capacidade de analisar criticamente e propor soluções a demandas jurídicas e capacidade de raciocinar, argumentar e decidir juridicamente, pesquisa empírica, capacidade de praticar a interdisciplinaridade, respeito à democracia e aos direitos humanos e trabalho em equipe.
Abstract: In this thesis, we understand to what extent training by competencies can contribute to the improvement of Brazilian legal education, historically the object of criticism and generator of "crisis" in Law. The first chapter describes the National Higher Education Evaluation System (SINAES) and its three evaluation procedures, as well as their respective indicators. In the second chapter, we study the epistemological and methodological resistance that surrounds Law Undergraduate courses, and how these aspects have contributed to the qualitative advancement of Brazilian legal education. Finally, in the third chapter, we analyze, based on participant observation in the Legal Research discipline of the Faculty of Law of the University of Brasilia (UnB), to what extent competency-based training can be developed in law courses. Law graduation. For this, our research was of a bibliographic nature, with a qualitative approach, and of the descriptive, exploratory and explanatory type, making use of the dialectical method, within an interdisciplinary view of socio-legal phenomena. In the third chapter of the investigation, the participant observation technique was used, considering our experience as an assistant teacher, dialoguing with documents inherent to the discipline. We show that competency-based training enriches legal training at the undergraduate level and contributes to the improvement of legal training, with a focus on the materialization of general and specific legal competencies, currently underdeveloped. Among the skills that are fostered in students during the Legal Research course, we can mention: ability to identify, pose and solve problems, ability to critically analyze and propose solutions to legal demands and ability to reason, argue and decide legally, empirical research, ability to practice interdisciplinarity, respect for democracy and human rights and teamwork.
Resumen: En esta tesis, comprendemos en qué medida la formación por competencias puede contribuir a la mejora de la educación jurídica brasileña, históricamente objeto de críticas y generadora de “crisis” en Derecho. En el primer capítulo se describe el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES) y sus tres procedimientos de evaluación, así como sus respectivos indicadores. En el segundo capítulo, estudiamos las resistencias epistemológicas y metodológicas que rodean los cursos de Graduación en Derecho, y cómo estos aspectos han contribuido para el avance cualitativo de la educación jurídica brasileña. Finalmente, en el tercer capítulo, analizamos, a partir de la observación participante en la disciplina de Investigación Jurídica de la Facultad de Derecho de la Universidad de Brasilia (UnB), en qué medida la formación basada en competencias puede ser desarrollada en los cursos de graduación en Derecho. Para ello, nuestra investigación fue de carácter bibliográfico, con enfoque cualitativo, y del tipo descriptivo, exploratorio y explicativo, haciendo uso del método dialéctico, dentro de una mirada interdisciplinaria de los fenómenos sociojurídicos. En el tercer capítulo de la investigación se utilizó la técnica de la observación participante, considerando nuestra experiencia como docente auxiliar, dialogando con documentos inherentes a la disciplina. Mostramos que la formación basada en competencias enriquece la formación jurídica a nivel de pregrado y contribuye al perfeccionamiento de la formación jurídica, con foco en la materialización de competencias generales y específicas del Derecho, actualmente poco desarrolladas. Entre las habilidades que se fomentan en los estudiantes durante el curso de Investigación Jurídica, podemos mencionar: capacidad para identificar, plantear y resolver problemas, capacidad para analizar críticamente y proponer soluciones a demandas jurídicas y capacidad para razonar, argumentar y decidir jurídicamente, investigación empírica, capacidad para practicar la interdisciplinariedad, el respeto a la democracia y los derechos humanos y el trabajo en equipo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.