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Título: Simulação realística : desenvolvimento de competências e habilidades em situação de desconforto respiratório
Autor(es): Silva, Leandra da
E-mail do autor: ledrasle@gmail.com
Orientador(es): Pinho, Diana Lúcia Moura
Assunto: Enfermagem - estudo e ensino
Enfermagem - formação profissional
Debriefing
Ensino na saúde
Data de publicação: 12-Jan-2024
Referência: SILVA, Leandra da. Simulação realística: desenvolvimento de competências e habilidades em situação de desconforto respiratório. 2019. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Verificar a eficácia da simulação no processo de ensino e aprendizagem com estudantes de cursos na área de saúde assume grande relevância no processo de formação, frente às exigências atuais da área da saúde. Objetivos: Avaliar a influência da estratégia de simulação no ganho de conhecimento para o desenvolvimento relativo à competência em cenário de dispneia entre estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo quasiexperimental de grupo controle não equivalente (pré-teste e pós-testes), com abordagem mista do tipo exploratório e descritivo, amostra de conveniência constituída por estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem, segundo e quarto semestre, 2018, divididos em dois grupos, controle/ GC (n=21) e grupo intervenção/ GI (n=18). O estudo foi realizado em cinco etapas, o cenário clínico foi sobre dispneia e oxigenoterapia, e os participantes responderam instrumentos de Avaliação do conhecimento e as escalas de Satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem; de Design de Simulação e de Experiência com Debriefing. Os dados no programa estatístico SPSS, versão 22, com a análise descritiva e inferencial onde o p < 0,05, com medidas resumo e de dispersão. Resultados: Quanto ao desempenho dos grupos GC e GI, ambos obtiveram o mesmo desempenho mediano no pré-teste (82,40%; p = 0,512). No pós-teste o ganho de conhecimento revelou-se superior no GI, de 82,40% para 94,10% (p = 0,01). O resultado da Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem observou-se diferença estatística para o domínio Satisfação com a aprendizagem atual, sobretudo para o GI, cujo aumento mediano foi de 3,00 (antes da intervenção) para 4,20 (depois da intervenção), já para o GC de 3,00 para 3,40. O GI respondeu à escala de Design de Simulação, a qual mostrou medianas que variaram entre 2,0 e 5,0 pontos. No contexto de análises global dos fatores da Escala de Experiência com Debriefing as medianas foram superiores a 4,0, o que demostra o bom desempenho para a agregação do conhecimento com essa experiência. Conclusão: A simulação realística nesse estudo possibilitou identificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem, apresentando evidências de que o efeito da simulação é positivo aos estudantes, considerando que na experiência de simulação este tem a oportunidade de refletir na ação e sobre ação de cuidados ao paciente.
Abstract: Introduction: Verifying the effectiveness of the simulation in the teaching process and learning with students of courses in the field of health assumes great relevance in the training process, in view of the current demands of the health area. Objectives: To evaluate the influence of the simulation strategy on the gain of knowledge for development related to competence in the scenario of dyspnea among nursing students. Method: This is a quasiexperimental study of the nonequivalent control group (pre-Test and post-tests), with a mixed approach of the exploratory and descriptive type, a convenience sample consisting of students of the Undergraduate Nursing Course, Second and fourth semester, 2018, divided into two groups, control/GC (n = 21) and Intervention/GI Group (n = 18). The study was carried out in five stages, the clinical scenario was about dyspnea and oxygen therapy, and the participants responded to knowledge Assessment instruments and the student Satisfaction scales and selfconfidence in learning. Results: Regarding the performance of the CG and GI groups, both had the same median performance in the pretest (82.40%, p = 0.512). In the post-test the knowledge gain was superior in GI, from 82.40% to 94.10% (p = 0.01). The results of the Student Satisfaction Scale and Self-Confidence in Learning showed statistical difference for the domain Satisfaction with current learning, especially for the IG, whose median increase was 3.00 (before the intervention) to 4.20 (after of the intervention), for the CG from 3.00 to 3.40. The IG responded to the Simulation Design scale, which showed medians that ranged from 2.0 to 5.0 points. In the context of global analysis of the factors of the Debriefing Experience Scale, the medians were higher than 4.0, which demonstrate the good performance for the aggregation of knowledge with this experience. Conclusion: The realistic simulation in this study made it possible to identify the knowledge of nursing students, presenting evidence that the simulation effect is positive for students, considering that in the simulation experience this has the opportunity to reflect on the action and about patient care action
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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