Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coêlho, Denilson Bandeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Geniana Gazotto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T18:59:28Z | - |
dc.date.available | 2024-01-15T18:59:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-27 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Geniana Gazotto. Estudos sobre a criação disfuncional de regiões metropolitanas no Brasil. 2023. 164 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47261 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se situa no campo de estudos de difusão de políticas com foco empírico nas
regiões metropolitanas brasileiras. O objetivo foi investigar a criação disfuncional de regiões
metropolitanas, buscando compreender os fatores políticos, econômicos e sociais que
influenciam a difusão. A tese buscou contribuir com a discussão do processo de difusão de
políticas e o desenho federativo brasileiro. Neste contexto, pergunta-se: Por que foram criadas
regiões metropolitanas de maneira disfuncional a partir da Constituição de 1988? Para
responder esta pergunta de pesquisa, o processo de difusão foi analisado de forma geral, com
levantamento e análise de um conjunto extenso de dados sobre as regiões metropolitanas no
país, e por meio de quatro estudos de caso, referentes aos Estados de Alagoas, Paraíba, Paraná
e Santa Catarina. Para realizar os estudos de caso foi utilizado o método de pesquisa qualitativa
com coleta e análise de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com informanteschave, elaboração cartográfica e investigação de leis complementares estaduais. A análise dos
estudos de caso foi baseada em fatores de natureza política, econômica e social que
influenciaram o processo de difusão de regiões metropolitanas. Para os casos selecionados
foram desenvolvidas variáveis de pesquisa e foram testadas cinco hipóteses. Os resultados
encontrados demonstraram que os casos estudados se tornaram mais propensos à criação de
regiões metropolitanas a partir de características de maior proximidade geográfica, influência
dos empreendedores políticos e aumento de repasses de recursos de programas federais. Além
disso, o processo de difusão de criação de regiões metropolitanas não acompanhou o
desenvolvimento de estruturas funcionais e burocráticas adequadas de gestão. Foram criadas
diversas regiões metropolitanas que não apresentam critérios técnicos nem instrumentos de
gestão, tais como empresas metropolitanas, conselhos participativos e fundos de financiamento.
Dessa maneira, houve a institucionalização por meio de leis complementares, mas não houve a
implementação de fato destas regiões metropolitanas. Os casos selecionados demonstraram que
a institucionalização de regiões metropolitanas foi utilizada como uma estratégia de distinção
dos espaços urbanos na competição por recursos, sem que houvesse implementação de
governança interfederativa em termos de função pública de interesse comum entre os entes
federados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudos sobre a criação disfuncional de regiões metropolitanas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regiões metropolitanas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metropolização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança interfederativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is in the field of policy diffusion with an empirical focus on Brazilian
metropolitan regions. The objective was to investigate the metropolitan regions dysfunctional
creation, seeking to understand the political, economic and social factors that influence
diffusion. The thesis seeks to contribute to the discussion of the policy diffusion process and
the Brazilian federative design. In this context, the question is: Why were metropolitan regions
created in a dysfunctional way after the 1988 Constitution? To answer this research question,
the diffusion process was analysed in general, with an extensive data setting analysed on the
metropolitan regions in Brazil and through four case studies, referring to the states of Alagoas,
Paraíba, Paraná and Santa Catarina. To carry out the case studies, a qualitative research method
was used with the collection and analysis of documentary research, semi-structured interviews
with key informants, cartographic elaboration and state complementary laws investigation. The
analysis of the case studies was based on political, economic and social factors that influenced
the metropolitan regions diffusion process. For the selected cases, research variables were
developed and five hypotheses were tested. The results showed that the studied cases became
more prone to metropolitan regions creation based on characteristics of greater geographic
proximity, political entrepreneurs influence and resources increased transfers from federal
programs. In addition, the diffusion process of metropolitan regions creation did not accompany
the development of adequate functional and bureaucratic management structures. Several
metropolitan regions were created that do not have technical criteria or management
instruments, such as metropolitan companies, participatory councils and financing funds. In this
way, there was institutionalization by complementary laws, but there was no actual
implementation of these metropolitan regions. The selected cases demonstrated that the
metropolitan regions institutionalization was used as a strategy for distinguishing urban spaces
in the competition for resources, without the implementation of inter-federative governance in
terms of public function of common interest between the federal entities. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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