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Título: Experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes
Outros títulos: Family experience of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction
Experiencia de la familia en conversación con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes
Autor(es): Rodrigues, Nayara dos Santos
Martins, Gisele
Silveira, Aline Oliveira
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4797-0832
https://orcid.org/0000-0002-4656-6195
https://orcid.org/0000-0003-4470-7529
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem
Assunto: Família
Crianças e adolescentes
Enfermagem pediátrica
Data de publicação: 2020
Editora: Associação Brasileira de Enfermagem
Referência: RODRIGUES, Nayara dos Santos; MARTINS, Gisela; SILVEIRA, Aline Oliveira. Experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, Supl. 4, e20190805, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/VZNTqBBJgSPbdv6Q8MLtwkF/?lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024.
Resumo: Objetivo: compreender a experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes. Métodos: pesquisa qualitativa fenomenológica interpretativa, realizada por meio de entrevista aberta em profundidade com pais de crianças e adolescentes vinculadas ao ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em uropediatria. Resultados: emergiram as seguintes categorias representativas das experiências das famílias: Conhecimentos e aprendizados: construindo o saber familiar; Convivendo com a disfunção vesical e intestinal da criança: representações simbólicas; Manejo e adaptação à disfunção vesical e intestinal da criança: reorganizando a vida familiar. Considerações finais: a experiência da família relaciona-se a significados positivos e negativos, à presença ou ausência de vivências prévias, lacunas de informações, ao processo de aprendizagem e acesso ao acompanhamento profissional especializado. Destaca-se a importância do acompanhamento pelo enfermeiro no contexto do cuidado em uropediatria para a aprendizagem e consolidação do conhecimento específico sobre a disfunção vesical e intestinal
Abstract: Objective: to understand the experience of families of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction. Methods: a qualitative phenomenological interpretive research carried out through an in-depth open interview with parents of children and adolescents linked to Advanced Practice Nursing clinic in pediatric urology. Results: the following representative categories of the families’ experiences emerged: Knowledge and learning: building family knowledge; Living with the children’s BBD: symbolic representations; Management and adaptation to the children’s BBD: reorganizing family life. Final considerations: the experience of families related to positive and negative meanings, presence or absence of previous experiences, information gaps, learning process and access to specialized professional follow-up. Follow-up by nurses is important in pediatric urology care for the learning and consolidation of specific knowledge about bladder and bowel dysfunction.
Resumen: Objetivo: comprender la experiencia familiar de vivir con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes. Métodos: investigación fenomenológica interpretativa cualitativa, realizada a través de una entrevista abierta en profundidad con padres de niños y adolescentes vinculados a la clínica ambulatoria de práctica avanzada de enfermería en uropediatría. Resultados: surgieron las siguientes categorías representativas de las experiencias de las familias: Conocimiento y aprendizaje: construcción del conocimiento familiar; Vivir con la vejiga y la disfunción intestinal del niño: representaciones simbólicas; Manejo y adaptación a la vejiga y disfunción intestinal del niño: reorganizando la vida familiar. Consideraciones finales: la experiencia de la familia está relacionada con significados positivos y negativos, la presencia o ausencia de experiencias previas, lagunas de información, el proceso de aprendizaje y el acceso a monitoreo profesional especializado. Se destaca la importancia del monitoreo por parte de las enfermeras en el contexto de la atención uropediatrica para el aprendizaje y la consolidación del conocimiento específico sobre la disfunción intestinal y vesical.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: (CC BY)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805
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