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Título: Histórias de vida de professoras/es surdas/os no Distrito Federal : educação, línguas, políticas, lutas e sonhos
Autor(es): Gadelha, Lauana Cristina de Sousa
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Professores - Distrito Federal (Brasil)
Pessoas com deficiência auditiva
Língua brasileira de sinais
Relato de experiência
Professores - formação
Data de publicação: 18-Jan-2024
Referência: GADELHA, Lauana Cristina de Sousa. Histórias de vida de professoras/es surdas/os no Distrito Federal: educação, línguas, políticas, lutas e sonhos. 2023. 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral apresentar e discutir histórias de vida de professoras/es surdas/os do Distrito Federal. Como objetivos específicos, este trabalho pretende dar espaço para as histórias vividas por professoras/es surdas/os do Distrito Federal, a partir do registro e discussão de suas vivências e lutas. Entendendo que ser surda/o no Brasil é enfrentar uma sociedade que estabelece padrões únicos e tem dificuldades para lidar com a pluralidade e a diversidade (GLÁDIS PERLIN, 1998, GESSER, 2009, CASTRO JUNIOR, 2015, ALBRES, 2016, QUADROS E STUMPF, 2018; SKLIAR, 2010). Este trabalho é guiado pela seguinte pergunta de pesquisa: o que dizem as histórias de vida de professoras/es surdas/os no Distrito Federal? Esta é uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2011) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994), com histórias de vida (NÓVOA, 2007), a qual prevê que pesquisadores/as são parte do próprio processo de pesquisar, o qual não objetiva neutralidade ou objetividade. O material de pesquisa foi gerado através de entrevistas, realizadas em Libras com gravações em vídeo e, posteriormente, transcritas em português. Ao todo, foram entrevistadas/os doze professoras/es surdas/os do Distrito Federal. As entrevistas com as histórias de vida das/os participantes, após transcritas, foram organizadas como material de pesquisa (FLICK, 2011) e analisadas criticamente a partir do estabelecimento das seguintes: vida na infância: chegada na família, relações com familiares; relações sociais interpressoais; educação e vivência escolar; lutas e conquistas; busca por pertencimento; a escolha da profissão de professor/a; sonhos e futuro; a relação com as línguas, Libras e português; política e sociedade. As histórias apontam questões fundamentais para a compreensão da luta da pessoa surda por seus direitos. As histórias mostram, ainda, importantes questões sobre vida, luta, educação e desenvolvimento da pessoa surda, o que torna esta pesquisa importante fonte para sensibilização, informação sistematizada e transformação da área de formação de professores surdos no Brasil e sobre a compreensão do papel da Libras no país.
Abstract: The general objective of this study is to present and discuss the life stories of deaf teachers in Distrito Federal. As specific objectives, this study aims to make room for the stories experienced by teachers from Distrito Federal based on the recording and discussion of their experiences and struggles. Considering that being deaf in Brazil is facing a society that establishes single standards and has difficulties in dealing with plurality and diversity. (GLÁDIS PERLIN, 1998, GESSER, 2009, CASTRO JUNIOR, 2015, ALBRES, 2016, QUADROS E STUMPF, 2018; SKLIAR, 2010), this study is guided by the following research question: what do the life stories of deaf teachers in Distrito Federal say? This is a qualitative (FLICK, 2011) and interpretive (MOITA LOPES, 1994) research, with life stories (NÓVOA, 2007), which is grounded on the concept that researchers are part of the research itself, which does not aim at neutrality or objectivity. The research material was generated through interviews, which were conducted in Brazilian Sign Language with video recordings and, later, transcribed into Portuguese. A total of twelve deaf teachers from Distrito Federal were interviewed. The interviews with the life stories of the participants, after being transcribed, were organized as research material (FLICK, 2011) and critically analyzed based on the establishment of the following categories: life in childhood; arrival in the family; relationships with family members; interpersonal social relations; education and school experience; struggles and conquests; a quest for belonging; the choice of the teaching profession; dreams and future; the relationship with Brazilian Sign Language and Portuguese; politics and society. The stories point to fundamental questions for understanding the deaf person´s struggle for their rights. The stories also demonstrate important questions about life, struggle, education and development of the deaf people, which make this research a source material for raising awareness and transforming understanding about Brazilian Sign Language and deaf teachers ́ training in Brazil.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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