Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cañas Chávez, Fidel Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Queiroz, Luciano de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Luciano de. O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021): um estudo baseado em dissertações e teses. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47360 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação encontra-se epistemologicamente no campo da Linguística Aplicada
brasileira, na área de concentração Linguagem, Práticas Sociais e Educação, do
Programa de Pós-Graduação stricto sensu, do Departamento de Línguas Estrangeiras e
Tradução, da Universidade de Brasília (UnB). Tem como objectivo geral analisar,
investigar e discutir temas, abordagens e tendências em dissertações de mestrado e teses
de doutoramento, publicadas entre 2001-2021, em programas de pós-graduação em
Linguística Aplicada, das universidades brasileiras, sob uma perspectiva “suleada”
(TORRES GARCÍA, 1935; D'OLNE CAMPOS, 1991; FREIRE, 1992; MENESES,
2008; SANTOS, BOAVENTURA de S.; MENESES, 2009). Apresenta como objectivos
específicos: buscar dados sobre dissertações e teses defendidas de 2001 a 2021,
disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
(BDTD/IBICT); descrever e analisar as publicações seleccionadas a partir da aplicação
prática da metodologia do Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2006, 2015, 2021);
MOROSINI; FERNANDES, 2014; CLEMENTE; MOROSINI, 2020; KOHLS-SANTOS; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021); e contribuir de
forma crítica para a área. Metodologicamente, esta investigação é básica, teórica,
metodológica, secundária (PAIVA, 2019), quali-quantitativa (CAVALCANTI, 1986;
FONSECA, 2002), exploratória (GIL, 1991; PAIVA, 2019), descritiva e bibliográfica
(PAIVA, 2019; FERREIRA, 2002; FONSECA, 2002; MOROSINI; KOHLS-SANTOS;
BITTENCOURT, 2021). O corpus de análise reúne 67 publicações (44 dissertações de
mestrado e 23 trabalhos de doutoramento). Os resultados apontam para a expansão dos
temas na área da Linguística Aplicada, ainda que as pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas, literacia e tradução sejam características e recorrentes, de
acordo com as mudanças ocorridas na área da Linguística Aplicada desde os trabalhos
de PENNYCOOOK (2001, 2006), RAJAGOPALAN (2003) e MOITA LOPES (2006),
bem como um crescimento do número de dissertações e teses em Linguística Aplicada e
um aumento das discussões sobre questões partilhadas com outras áreas do
conhecimento, tais como mulheres sem abrigo, migração, linguagem nas redes sociais,
refugiados, o portuñol, homossexualidade e (de)colonialismo. Além disso, verificou-se
a elevada concentração da produção académico-científica nas regiões do Sudeste e do
Sul do país, ao longo dos anos analisados, com uma predominância da abordagem
qualitativa. Conclui-se que o desenvolvimento dum estudo do tipo Estado do
Conhecimento pode ser delineado como uma possível agenda metodológica,
construindo conhecimento para o campo da Linguística Aplicada e ajudando a optimizar
investigações futuras, de preferência realizadas no e para o Sul global. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estado da arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is epistemologically located in the field of Brazilian Applied
Linguistics, concentrated in the area of Language, Social Practices and Education, under
the stricto sensu Postgraduate Program of the Department of Foreign Languages and
Translation of the University of Brasilia (UnB). Its main goal is to analyse, investigate,
and discuss themes, approaches and trends in Master's dissertations and doctotal theses
published between 2001-2021, under post-graduate programmes in Applied Linguistics,
in Brazilian universities, from a southern perspective (TORRES GARCÍA, 1935;
D'OLNE CAMPOS, 1991; FREIRE, 1992; MENESES, 2008; SANTOS,
BOAVENTURA de S.; MENESES, 2009). Its specific goals are: to search for data on
dissertations and theses defended from 2001 to 2021, available in the Catalog of Theses
and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education
Personnel (CAPES) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of
the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (BDTD/IBICT); to
describe and analyse the selected publications based on the practical application of the
State of Knowledge methodology (MOROSINI, 2006, 2015, 2021); MOROSINI;
FERNANDES, 2014; CLEMENTE; MOROSINI, 2020; KOHLS-SANTOS;
MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021); and, to contribute critically
to the area itself. Methodologically, this investigation is basic, theoretical,
methodological, secondary (PAIVA, 2019), quali-quantitative (CAVALCANTI, 1986;
FONSECA, 2002), exploratory (GIL, 1991; PAIVA, 2019), descriptive and
bibliographical (PAIVA, 2019; FERREIRA, 2002; FONSECA, 2002; MOROSINI;
KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021). The corpus of analysis brings together 67
publications (44 master's dissertations and 23 doctoral theses). The results point to the
expansion of themes in the field of Applied Linguistics, even though research on
language teaching-learning, literacy and translation are characteristic and recurrent,
according to the changes which have occurred in the field of Applied Linguistics since
the works by PENNYCOOK (2001, 2006), RAJAGOPALAN (2003) and MOITA
LOPES (2006), as well as a growth in the number of dissertations and theses in Applied
Linguistics and an increase in discussions on issues shared with other areas of
knowledge, such as homeless women, migration, language on social networks, refugees,
“portuñol”, homosexuality, and (de)coloniality. Furthermore, there was a high
concentration of academic-scientific production in the Southeast and South regions of
the country over the years analysed, with a predominance of the qualitative approach. It
is concluded that the development of a State of Knowledge type study can be outlined
as a possible methodological agenda, building knowledge for the field of Applied
Linguistics and helping to optimise future research, preferably conducted in and for the
global South. | en |
dc.description.abstract2 | Esta disertación se ubica epistemológicamente en el campo de la Lingüística Aplicada
Brasileña, en el área de concentración Lengua, Prácticas Sociales y Educación, del
Programa de Posgrado stricto sensu del Departamento de Lenguas Extranjeras y
Traducción de la Universidad de Brasilia (UnB). El objetivo general de esta disertación
es analizar, investigar y discutir temas, enfoques y tendencias en disertaciones de
maestría y tesis doctorales publicadas entre 2001-2021 en programas de posgrado en
Lingüística Aplicada, en universidades brasileñas, desde una perspectiva del sur
(TORRES GARCÍA, 1935; D'OLNE CAMPOS, 1991; FREIRE, 1992; MENESES,
2008; SANTOS, BOAVENTURA de S.; MENESES, 2009). Entre los objetivos
específicos están: buscar datos sobre disertaciones y tesis defendidas de 2001 a 2021,
disponibles en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de
Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior (CAPES) y en la Biblioteca
Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones del Instituto Brasileño de Información en
Ciencia y Tecnología (BDTD/IBICT); describir y analizar las publicaciones
seleccionadas a partir de la aplicación práctica de la metodología del Estado del
Conocimiento (MOROSINI, 2006, 2015, 2021); MOROSINI; FERNANDES, 2014;
CLEMENTE; MOROSINI, 2020; KOHLS-SANTOS; MOROSINI; KOHLS-SANTOS;
BITTENCOURT, 2021); y, contribuir críticamente al área. Metodológicamente, esta
investigación es básica, teórica, metodológica, secundaria (PAIVA, 2019), cuali-cuantitativa (CAVALCANTI, 1986; FONSECA, 2002), exploratoria (GIL, 1991;
PAIVA, 2019), descriptiva y bibliográfica (PAIVA, 2019; FERREIRA, 2002;
FONSECA, 2002; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021). El corpus
de análisis reúne 67 publicaciones (44 disertaciones de máster y 23 tesis doctorales).
Los resultados apuntan a la ampliación de temas en el campo de la Lingüística
Aplicada, aunque las investigaciones sobre enseñanza-aprendizaje de lenguas,
lectoescritura y traducción sean características y recurrentes, de acuerdo con los
cambios ocurridos en el campo de la Lingüística Aplicada desde los trabajos de
PENNYCOOK (2001, 2006), RAJAGOPALAN (2003) y MOITA LOPES (2006), así
como un crecimiento del número de disertaciones y tesis en Lingüística Aplicada y un
aumento de las discusiones sobre temas compartidos con otras áreas del conocimiento,
como las mujeres sin hogar, las migraciones, el lenguaje en redes sociales, los
refugiados, el portuñol, la homosexualidad y la (de)colonialidad. Además, hubo una alta
concentración de la producción académico-científica en las regiones Sudeste y Sur del
país en los años analizados, con predominio del abordaje cualitativo. Se concluye que el
desarrollo de un estudio del tipo Estado del Conocimiento puede delinearse como una
posible agenda metodológica, construyendo conocimiento para el campo de la
Lingüística Aplicada y ayudando a optimizar futuras investigaciones, preferentemente
realizadas en y para el Sur global. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|