Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Vanessa Borges de | pt_BR |
dc.contributor.author | Dutra, Mariana Marceli Damacena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Mariana Marceli Damacena. A construção do letramento em avaliação na formação inicial de professores de inglês: avaliação de produção oral em foco. 2023. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47361 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou investigar a construção do letramento em avaliação de produção
oral de alunos em um curso licenciatura em Letras Inglês de uma universidade pública
brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi realizado um estudo de caso em uma
disciplina obrigatória, com carga horária de 90h, dedicada a desenvolver conhecimentos sobre
avaliação. Entende-se avaliação como um mecanismo impulsionador de mudanças no contexto
de ensino aprendizagem (Scaramucci, 2006) e, a partir desse entendimento, é importante
pensar na formação de professores letrados em avaliação, que saibam consumir e produzir
instrumentos avaliativos, além de interpretar os resultados provenientes dessas avaliações
(Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018). O letramento em avaliação em contexto de línguas
(LAL) engloba os conhecimentos, habilidades e princípios (Davies, 2008; Giraldo, 2018)
necessários para elaborar e implementar práticas avaliativas adequadas em contexto de sala de
aula ou fora dele (Fulcher, 2012; Giraldo; Murcia, 2018). A partir desse referencial teórico,
buscamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Quais conhecimentos prévios sobre
avaliação da produção oral permeiam o discurso e a experiência dos licenciandos enquanto
alunos e professores em formação?; e 2) Que indícios há de desenvolvimento de letramento
em avaliação da produção oral após a educação formal em uma disciplina do curso?. Foram
utilizadas entrevistas (iniciais e finais), tarefas práticas (iniciais e finais) e observações de aula
ao longo do semestre como instrumentos de coleta com os sete participantes matriculados na
disciplina. Os dados foram analisados por meio das etapas descritas no método de análise de
conteúdo proposto por Bardin (2011). Inicialmente, os participantes, embora familiarizados
com processos avaliativos como alunos, revelaram criticidade em relação a modelos
avaliativos pouco transparentes. Ao assumirem o papel de professores-avaliadores, no entanto,
surgiram desafios relacionados à adoção de padrões linguísticos estruturalistas e instrumentos
limitados, indicando uma carência de repertório teórico e prático. Ao longo do curso, os
participantes demonstraram avanços, integrando conceitos teóricos, propondo instrumentos
mais elaborados e evidenciando maior autonomia na avaliação de produção oral. A análise
pós-instrução revelou aprimoramentos no letramento em avaliação, indicando um progresso
significativo para o contexto de formação inicial. Este estudo destaca a importância de incluir
a temática no currículo de cursos de licenciatura em língua estrangeira e em programas de
formação continuada, reconhecendo a necessidade persistente de desenvolvimento do
letramento em avaliação para professores em formação inicial e ao longo de suas carreiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção do letramento em avaliação na formação inicial de professores de inglês : avaliação de produção oral em foco | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de línguas - formação inicial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento em avaliação de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção oral - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to investigate the development of assessment literacy in speaking assessment
by students in an English Language Teaching undergraduate program at a Brazilian public
university. This is a qualitative research that conducted a case study in a mandatory 90-hour
course dedicated to developing knowledge about assessment. Assessment is understood as a
mechanism that triggers changes in the teaching-learning context (Scaramucci, 2006). From
this perspective, it is crucial to consider the education of assessment literate teachers who are
able to consume and produce assessment instruments and interpret the results from these
assessments (Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018). Language Assessment Literacy (LAL)
encompasses the knowledge, skills, and principles (Davies, 2008; Giraldo, 2018) necessary to
develop and implement appropriate assessment practices in or out of the classroom context
(Fulcher, 2012; Giraldo; Murcia, 2018). Based on this theoretical framework, we sought to
answer the following research questions: 1) What prior knowledge about oral production
assessment permeates the discourse and experience of students as learners and future
teachers?; and 2) What evidence is there of assessment literacy development in speaking
assessment after formal education in a course component? Interviews (initial and final),
practical tasks (initial and final), and classroom observations throughout the semester were
used as data collection instruments with seven participants enrolled in the course. The data
were analyzed through the steps described in the content analysis method proposed by Bardin
(2011). Initially, although familiar with assessment processes as students, participants showed
critical views regarding unclear assessment models. However, when taking on the role of
teacher-evaluators, challenges emerged related to the adoption of restricted linguistic patterns
and instruments, indicating a lack of theoretical and practical repertoire. Throughout the
course, participants demonstrated progress, integrating theoretical concepts, proposing more
elaborate instruments, and showing greater autonomy in speaking assessment. The post-instruction analysis revealed improvements in assessment literacy, indicating significant
progress for the context of the pre-service teacher education course. This study emphasizes
the importance of including discussions about assessment in the curriculum of foreign
language teaching courses and in continuing education programs, recognizing the persistent
need for the development of assessment literacy for teachers in initial education and
throughout their careers. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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