Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47369
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
VictorHenriqueRodriguesDeBorba_DISSERT.pdf10,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira dept_BR
dc.contributor.authorBorba, Victor Henrique Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T20:47:19Z-
dc.date.available2024-01-18T20:47:19Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.date.submitted2023-06-21-
dc.identifier.citationBORBA, Victor Henrique Rodrigues de. Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47369-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo geral propor um curso online de inglês básico para viagens, baseado no interacionismo sociodiscursivo, nos multiletramentos e na multimodalidade, para ser implementado no Instituto Federal de Brasília (IFB). No que tange aos objetivos específicos, este trabalho busca identificar os aspectos didático-pedagógicos inseridos no arcabouço teórico da pesquisa, estabelecer as conexões teóricos/formais da pesquisa, com o enfoque no aperfeiçoamento linguístico-discursivo, na interação entre os pares e no desenvolvimento sociocultural, e analisar os documentos formais que subsidiam a construção do plano pedagógico de curso de formação inicial e continuada (FIC) no IFB. A pesquisa possui as bases teóricas do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART; MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007; BARROSO, 2011; VEÇOSSI, 2014), dos multiletramentos, da multimodalidade e dos letramentos digitais (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO, 2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), do design de curso de línguas (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), e do ensino baseado em tarefas (WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018; NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). Este trabalho está estruturado de acordo com os seguintes parâmetros metodológicos: natureza teórica, abordagem qualitativa, método interpretativista, objetivo exploratório e pesquisas bibliográfica e documental (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). Além disso, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) é o método empregado para tratamento dos dados coletados na pesquisa. A estrutura da proposta didática desenhada de acordo com o design de curso de línguas, os planos de curso e de ensino criados em harmonia com os documentos formais e os modelos de aulas elaborados em consonância com o ensino baseado em tarefas, são alguns dos resultados desta pesquisa que visam a criação e a oferta de novos cursos de idiomas no formato remoto pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCursos onlinept_BR
dc.subject.keywordMultimodalidadept_BR
dc.subject.keywordLetramento digitalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordCursos - desenvolvimentopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this research is to propose an online course of basic English for travel, based on sociodiscursive interactionism, multiliteracies and multimodality, to be implemented in the Federal Institute of Brasilia (IFB). Regarding the specific objectives, this work seeks to identify the didactic-pedagogical aspects inserted in the theoretical framework of the research, establish the theoretical/formal connections of the research, with a focus on linguistic-discursive improvement, peer interaction and sociocultural development, and analyze the formal documents that subsidize the construction of the pedagogical plan of the initial and continuing education course (FIC) in IFB. The research has the theoretical bases of sociodiscursive interactionism (BRONCKART; MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007; BARROSO, 2011; VEÇOSSI, 2014), multiliteracies, multimodality and digital literacies (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO, 2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), language curriculum design (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), and task-based language teaching (WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018; NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). This work is structured according to the following methodological parameters: theoretical nature, qualitative approach, interpretivist method, exploratory objective, and bibliographic and documentary research (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). In addition, content analysis (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) is the method used to treat the collected research data. The framework of the didactic proposal designed according to the language curriculum design, the course and teaching plans created in harmony with the formal documents and the models of classes elaborated in consonance with the task-based language teaching are some of the results of this research that aim at the creation and offer of new language courses in the remote format by the Federal Institute of Brasilia (IFB).en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.