Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Fonseca de | pt_BR |
dc.contributor.author | Colorado, Ángela Milena Lopéz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.citation | COLORADO, Ángela Milena Lopéz. Proposta didática com foco nas estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento da língua oral de estudantes de E/LE. 2023. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47370 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aprofundou no campo da Didática da Pronúncia para entender como acontece o
desenvolvimento da língua oral desde perspectiva da abordagem oral. Precisou-se construir uma
base teórica associada aos conceitos chave: competências fônicas e estratégias de aprendizagem
de modo a conhecer a relação entre ambos os conceitos e elaborar uma proposta didática
audiovisual, por meio do ensino mediante tarefas que venha contribuir com o entendimento
acerca do processo de ensino-aprendizagem de E/LE. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na
modalidade de análise documental e bibliográfica quanto aos procedimentos, sendo que, para
interpretação e análise de dados apoiou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). A
pesquisa como um todo, aproxima aos professores que trabalham em contexto de educação
informal (aulas particulares e centros de línguas, u outros) ao saber teórico-prático no
desenvolvimento das competências fônicas e de atividades comunicativas que podem
potencializar, através de estratégias de aprendizagem ou estratégias comunicativas, o ensino e
aprendizagem da pronúncia, isso, longe de métodos tradicionais ou de metodologias que focam
na leitura e na língua escrita para o ensino da pronúncia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta didática com foco nas estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento da língua oral de estudantes de E/LE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pronúncia - didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem mediante tarefas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study delved into the field of Pronunciation Didactics with the aim of understand how works
the learning of a foreign language´s pronunciation from the perspective of oral approach. It was
necessary to build a theoretical base associated with key concepts of phonic skills and learning
strategies with the intention of know the relationship between them and develop an audiovisual
didactic proposal, which contributes to a better understanding of the process of teaching Spanish
as a foreign language. The research is qualitative in the form of document analysis and
bibliographic. Analysis of data and its interpretation were supported by the Content Analysis
proposed by Bardin (1977). The research brings teachers who work in a non-formal education
context (private classes, foreign language institutes, among others) closer to theoretical-practical
knowledge of development of phonic skills and communicative activities that can potentiate the
learning of correct pronunciation, outside traditional methods that focus on reading or writing to
manage this aspect. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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