Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47370
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AngelaMilenaLopezColorado_DISSERT.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Aline Fonseca dept_BR
dc.contributor.authorColorado, Ángela Milena Lopézpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T20:47:19Z-
dc.date.available2024-01-18T20:47:19Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.citationCOLORADO, Ángela Milena Lopéz. Proposta didática com foco nas estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento da língua oral de estudantes de E/LE. 2023. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47370-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aprofundou no campo da Didática da Pronúncia para entender como acontece o desenvolvimento da língua oral desde perspectiva da abordagem oral. Precisou-se construir uma base teórica associada aos conceitos chave: competências fônicas e estratégias de aprendizagem de modo a conhecer a relação entre ambos os conceitos e elaborar uma proposta didática audiovisual, por meio do ensino mediante tarefas que venha contribuir com o entendimento acerca do processo de ensino-aprendizagem de E/LE. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade de análise documental e bibliográfica quanto aos procedimentos, sendo que, para interpretação e análise de dados apoiou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). A pesquisa como um todo, aproxima aos professores que trabalham em contexto de educação informal (aulas particulares e centros de línguas, u outros) ao saber teórico-prático no desenvolvimento das competências fônicas e de atividades comunicativas que podem potencializar, através de estratégias de aprendizagem ou estratégias comunicativas, o ensino e aprendizagem da pronúncia, isso, longe de métodos tradicionais ou de metodologias que focam na leitura e na língua escrita para o ensino da pronúncia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta didática com foco nas estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento da língua oral de estudantes de E/LEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPronúncia - didáticapt_BR
dc.subject.keywordFonéticapt_BR
dc.subject.keywordAbordagem mediante tarefaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study delved into the field of Pronunciation Didactics with the aim of understand how works the learning of a foreign language´s pronunciation from the perspective of oral approach. It was necessary to build a theoretical base associated with key concepts of phonic skills and learning strategies with the intention of know the relationship between them and develop an audiovisual didactic proposal, which contributes to a better understanding of the process of teaching Spanish as a foreign language. The research is qualitative in the form of document analysis and bibliographic. Analysis of data and its interpretation were supported by the Content Analysis proposed by Bardin (1977). The research brings teachers who work in a non-formal education context (private classes, foreign language institutes, among others) closer to theoretical-practical knowledge of development of phonic skills and communicative activities that can potentiate the learning of correct pronunciation, outside traditional methods that focus on reading or writing to manage this aspect.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.