Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Victor Gomes e | pt_BR |
dc.contributor.author | Ávila, Carla Poliana Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T21:37:59Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T21:37:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-10 | - |
dc.identifier.citation | ÁVILA, Carla Poliana Santos. Estudo da evolução do markup e da produtividade em mercados selecionados. 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47405 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese está dividida em três capítulos que possuem o objetivo em comum
de estudar a evolução da produtividade e markup ao longo do tempo para setores
selecionados, além de discutir os procedimentos para estimação de funções de produção.
O capítulo inicial apresenta um resumo da literatura relativamente às metodologias de
estimação de funções de produção e markups ao nível da firma.
O segundo capítulo investiga a evolução da produtividade e dos markups das
empresas norte americanas de transporte aéreo de passageiros no período 1995 a 2019.
Os resultados indicam que a entrada das empresas low-cost inicialmente aumentou o nível
de competição do setor, com consequente redução nos markups no período 1996-2008. A
elevação nos preços dos combustíveis durante esse período também contribuiu para essa
redução de markup, pois as empresas aéreas apresentam dificuldade em repassar
aumentos nessa linha de custo aos preços das passagens. Posteriormente, no entanto, o
setor passou por diversas fusões e aquisições, o que aparentemente reduziu o nível de
competição, levando a um crescimento dos markups.
Por último, o terceiro capítulo aborda a indústria de aço brasileira no período
1990-1998, período marcado por intensa reestruturação do setor. Nesse período, pode-se
destacar a privatização das principais empresas siderúrgicas, a racionalização
administrativa e, posterior consolidação societária, além do movimento de abertura
comercial na primeira metade da década. Apesar dessas transformações, não foi
observada uma evolução significativa da eficiência produtiva na siderurgia brasileira
nesse período. Por outro lado, observou-se substancial redução na dispersão tanto das
produtividades quanto nos markups, indicando uma melhoria da eficiência alocativa no
setor. Assim, apesar do forte aumento da concentração de mercado ocorrido no período,
foi observada uma redução do poder de mercado. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo da evolução do markup e da produtividade em mercados selecionados | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Markups | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor aéreo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Siderurgia - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis is divided into three chapters that have the common objective
of studying the evolution of productivity and markups over time for selected industries,
as well as discussing the procedures for the estimation of production functions. The initial
chapter provides a literature review regarding the methodologies for estimating
production functions and markups at the firm level.
The second chapter investigates the evolution of productivity and markups of US
passenger airlines from 1995 to 2019. The results indicate that the entry of Low-Cost
carriers initially increased the level of competition in the sector, resulting in a reduction
in markups during the period 1996-2008. The increase in fuel prices during this period
also contributed to this reduction in markup, as airlines faced difficulties in passing cost
increases to ticket prices. However, the sector later underwent several mergers and
acquisitions, which apparently reduced the level of competition and led to an increase in
markups.
Lastly, the third chapter addresses the Brazilian steel industry during the period
1990-1998, a period marked by intense sector restructuring. During this period,
noteworthy events include the privatization of major steel companies, administrative
rationalization, subsequent corporate consolidation, and the movement towards trade
liberalization in the first half of the decade. Despite these transformations, there was no
significant improvement in productive efficiency in the Brazilian steel industry during
this period. On the other hand, there was a substantial reduction in the dispersion of both
productivity and markups, indicating an improvement in allocative efficiency within the
sector. Thus, despite the significant increase in market concentration during the period,
market power decreased. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|